© João Menéres
ESTE FOI O MEU PRIMEIRO CARRO :
UM BUICK EIGHT
( AF-13-94 )
PARA REBOCAR O MEU BARCO
PARA OS DIVERSOS CAMPEONATOS.
O ATRELADO FOI FEITO EM FERRO
E PREPARADO PARA LEVAR DOIS BARCOS.
AQUI À PORTA DA POUSADA DE ALFEIZERÃO,
NA N. Nº 1, A CAMINHO DE LISBOA.
( JULHO DE 1960 )
O meu foi um Fiat 600.
ResponderEliminarHI-53-25.
Abria as portas ao contrário.
Lembro-me do pormenor das portas.
EliminarNada aconselhável, digo eu.
1960 era eu uma miúda, e na Azinheira Velha, onde morava apenas o gerente da Seca tinha carro,, e tirando esse só conhecia as camionetes que entravam para carregar bacalhau ou descarregar troncos de árvores para o armazém da lenha, onde meu pai, os serrava e rachava transformando-os em cavacos, que iam alimentar os fogões a lenha da população.
ResponderEliminarAbraço e saúde
E eu um já nada garoto muito garboso deste coupé ...
EliminarDe carros não percebo nada mas o meu pai teve um parecido mas mais pequeno. Só recordo por fotografia porque era muito miúda.
ResponderEliminarTens uma relíquia:)
Beijos e um bom dia
Poucos anos depois troquei-o por outro.
EliminarNa altura não tinha garagem para o guardar e ficar na rua era vê-lo a destruir-se.
Uma beijoca, Fatyly.
... é agradável revê-lo nessa altura de grandes aventuras ... e conquistas ...
ResponderEliminar...nm todos os meus amigos tinham um carro cómodo...
EliminarBons tempos em que havia tempo. Tinha que se sair de véspera e pernoitar a meio do percurso. A auto estrada não estava nem em promessa nem nos nas melhores previsões. Pois, tambem não havia empresas de sondagens......
ResponderEliminarO atrelado ficava pronto de véspera e o Joaquim tomava conta.
EliminarMartírio era entre Oliveira de Azemeis e S. João da Madeira.
Mas perigosa era a Nacional ao pé de Tomar. Grandes rectas mas cheias de lombas que não permitiam ver o que vinha em sentido contrário !
Hoje temos uma AE onde não se pode andar a mais de 120km/h e que me dá um sono de morte!..
Entendo que os caras mais potentes bem podiam andar a 150 !
É a minha velocidade de cruzeiro na A1 e na A2.
Um pormenor : A gasolina custava 4$50 ( O LITRO ! ) e eu gastava 20$00 por dia , pois fazia duas viagens de ida e volta de Leça ao Porto e no escritório, na R. Nova da Alfândega, estacionava
à porta !!!
Em Leça ainda não existia a Ponte Móvel.
E será que ele ainda existe, como um carro de estimação para alguém?
ResponderEliminarOs carros de antigamente tinham um estilo muito marcante. Um encanto.
EliminarDeve existir,sim...
Mas não faço a menor ideia onde.
Se estiver em condições vale uma fortuna !
A traseira parecia uma rampa de lançamento para os futuros foguetões !...
Uau! Lindo! Bj
ResponderEliminarEra um luxo muito especial, Gracinha.
EliminarBeijo amigo.
Belo carro, sim, Senhor !...
ResponderEliminarMuito bom gosto, já nessa altura !
E visão do funcional, pois dois barcos num atrelado enorme é obra !
Saudades ao relembrar, imagino!...
Bj e bom fim de semana
O peso de um Snipe era de 180kg e para levar dois o atrelado foi feito com a segurança necessária e em ferro. Só ele pesava 400kg quando lhe era colocada a armação para outro barco.
ResponderEliminarPois o Buick nem dava conta da carga que rebocava...
Hoje, tenho muita pena de não ter podido conservar o carro. Lindo na altura e suponho que hoje faria um figurado no meio de outros D. Elviras.
Um beijo e obrigado pelo comentário, Maria Manuela.
Mas isto não será coisas a mais para uma pessoa só???!
ResponderEliminarVejamos:
- Charmoso
- Sensível
- artista
- Culto
- Personalidade cativante
- Dinâmico
- E agora mais um espetacular Buick e dois barcos!
Caramba, é que metade bastava! :):)
Adorei este teu desenho recuperado do lugar das memórias.
E ainda há umas coisitas que ainda não sabes, Lina...
EliminarAgradeço-te muito a COLECTÂNEA DE ADJECTIVOS, embora pense que alguns não se aplicam.
E também podes listar os DEFEITOS que não levo a mal.
😍
Não se aplicam?? Qual é que não se aplica?? É que não estou ver :):)
ResponderEliminarVou pensar nos defeitos com afinco. Se não encontrar, é porque estão naquelas coisitas que não sei ainda. :D
Pronto, Lina, não te desminto ( por educação...).
Eliminar😍
Linhas elegantes e voluntariosas, que não poderiam retratar melhor o charme dos anos 60...
ResponderEliminarAdorei espreitar esta imagem muito especial, João! Magnifica partilha!
Beijinhos
Ana