.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

ANTIGAMENTE...



...A C. P. ( CAMINHOS DE FERRO PORTUGUESES )
SERVIA A POPULAÇÃO DE NORTE A SUL, DE ESTE A OESTE DO PAÍS !




© João Menéres

HÁ TRÊS DEZENAS DE ANOS,
DIVERTE-SE A DESACTIVAR LINHAS
E ESQUECERAM O SERVIÇO PÚBLICO !

AQUI, A ANTIGA LINHA DO TÂMEGA,
QUE PARTIA DA LIVRAÇÃO E
TERMINAVA NO ARCO DE BAÚLHE,
PASSANDO POR CELORICO DE BASTO,
ATRAVESSAVA PARTE DA NOSSA PROPRIEDADE.


ACTUALMENTE, HÁ UMA "DITA" CICLOVIA
( CICLISTAS EM PASSEIO, AINDA OS NÃO VI ).
APENAS ALGUNS HABITANTES,  PARA ENCURTAR
CAMINHO ENTRE A IGREJA DE BRITELO
 E O CENTRO DA VILA,
SE  SERVEM DELA COMO PEÕES.


FICAM ALGUNS ELEMENTOS
COLHIDOS DA WIKIPÉDIA :



 Com a alegação de diminuta utilização, o troço entre Amarante e Arco de Baúlhe
numa extensão de 38,960 km, é encerrado ao tráfego a 1 de Janeiro de 1990.
Em 2008, um cidadão britânico apresentou um projecto às autarquias
 da região das Terras de Basto para reabilitação e recuperação
 do troço entre Amarante e Arco de Baúlhe
o plano previa não só a exploração ferroviária turística,
 como também o regresso de um serviço regional de passageiros.
 O projecto não foi, no entanto, aceite.
25 de Março de 2009, o troço que ainda se mantinha em serviço,
 entre Livração e Amarante, foi encerrado para se proceder 
a obras de beneficiação, cuja empreitada já se
 encontrava atribuída em 2009. 





Fases da Construção

Entre as EstaçõesExtensãoInauguração
Livração – Amarante12,770 km21 de Março de 1909
Amarante - Chapa8,430 km22 de Novembro de 1926
Chapa - Celorico de Basto13,370 km20 de Março de 1932
Celorico de Basto - Arco de Baúlhe17,160 km15 de Janeiro de 1949

( FIM DE CITAÇÃO )

CONCLUSÃO :

NUM ABRIR E FECHAR DE OLHOS, 

ACABARAM COM UMA LINHA CENTENÁRIA !





AGRADECIMENTOS

ACABO DE FAZER
OS AGRADECIMENTOS
AOS 32 COMENTÁRIOS
DA MINHA ÚLTIMA POSTAGEM.

ESTES DIAS NÃO FORAM FÁCEIS.