...A C. P. ( CAMINHOS DE FERRO PORTUGUESES )
SERVIA A POPULAÇÃO DE NORTE A SUL, DE ESTE A OESTE DO PAÍS !
© João Menéres
HÁ TRÊS DEZENAS DE ANOS,
DIVERTE-SE A DESACTIVAR LINHAS
E ESQUECERAM O SERVIÇO PÚBLICO !
AQUI, A ANTIGA LINHA DO TÂMEGA,
QUE PARTIA DA LIVRAÇÃO E
TERMINAVA NO ARCO DE BAÚLHE,
PASSANDO POR CELORICO DE BASTO,
ATRAVESSAVA PARTE DA NOSSA PROPRIEDADE.
ACTUALMENTE, HÁ UMA "DITA" CICLOVIA
( CICLISTAS EM PASSEIO, AINDA OS NÃO VI ).
APENAS ALGUNS HABITANTES, PARA ENCURTAR
CAMINHO ENTRE A IGREJA DE BRITELO
E O CENTRO DA VILA,
SE SERVEM DELA COMO PEÕES.
FICAM ALGUNS ELEMENTOS
COLHIDOS DA WIKIPÉDIA :
TERMINAVA NO ARCO DE BAÚLHE,
PASSANDO POR CELORICO DE BASTO,
ATRAVESSAVA PARTE DA NOSSA PROPRIEDADE.
ACTUALMENTE, HÁ UMA "DITA" CICLOVIA
( CICLISTAS EM PASSEIO, AINDA OS NÃO VI ).
APENAS ALGUNS HABITANTES, PARA ENCURTAR
CAMINHO ENTRE A IGREJA DE BRITELO
E O CENTRO DA VILA,
SE SERVEM DELA COMO PEÕES.
FICAM ALGUNS ELEMENTOS
COLHIDOS DA WIKIPÉDIA :
Com a alegação de diminuta utilização, o troço entre Amarante e Arco de Baúlhe,
numa extensão de 38,960 km, é encerrado ao tráfego a 1 de Janeiro de 1990.
Em 2008, um cidadão britânico apresentou um projecto às autarquias
da região das Terras de Basto para reabilitação e recuperação
do troço entre Amarante e Arco de Baúlhe;
o plano previa não só a exploração ferroviária turística,
como também o regresso de um serviço regional de passageiros.
O projecto não foi, no entanto, aceite.
A 25 de Março de 2009, o troço que ainda se mantinha em serviço,
entre Livração e Amarante, foi encerrado para se proceder
a obras de beneficiação, cuja empreitada já se
encontrava atribuída em 2009.
Fases da Construção
Entre as Estações | Extensão | Inauguração |
---|---|---|
Livração – Amarante | 12,770 km | 21 de Março de 1909 |
Amarante - Chapa | 8,430 km | 22 de Novembro de 1926 |
Chapa - Celorico de Basto | 13,370 km | 20 de Março de 1932 |
Celorico de Basto - Arco de Baúlhe | 17,160 km | 15 de Janeiro de 1949 |