.

quinta-feira, 21 de março de 2019

DIA MUNDIAL DA POESIA

© João Menéres


RECOLHO-ME NO INTERIOR AZULADO
DAS IMAGENS QUE ATRAVESSARAM OS TEUS OLHOS.
PODEM SER FIGURAS FEMININAS DE MATISSE
EM RECORTES DE GUACHE.
PODE SER O RAMO DE MIOSÓTIS
QUE AJEITEI NA JARRA PELA MANHÃ.
PODE SER O FILME DE KIESLOWSKI
CELEBRANDO A LIBERDADE DA VIDA.
PODE SER UM PÁSSARO, UMA PEDRA,
UM PAPEL, UMA BLUSA.
PODE SER ESTA LUZ, QUASE UM RIO,
TÃO FRÁGIL EM MEUS OLHOS, QUANDO AS PALAVRAS
ARDEM COMO CHAGAS DE FOGO NA LEMBRANÇA.

( GRAÇA PIRES, in Poemas Escolhidos ( 1990-2011 ), pág. 192.

Obra não comercializada

26 comentários:


  1. Os olhares da Gracinha!21 de março de 2019 às 07:55
    João o olhar envolto em poesia fica enriquecido com tão bela escolha poética!!! Bj
    ResponderEliminar

    Fatyly21 de março de 2019 às 08:05
    Um poema magnífico ao qual juntas mais uma tua obra de arte fotográfica. Gostei muito de vir até aqui:)

    Beijos e um bom dia
    ResponderEliminar

    Elvira Carvalho21 de março de 2019 às 09:36
    Do jeito que estou dos olhos não consegui ler o poema, mas a foto é linda.
    Abraço
    ResponderEliminar

    Eduardo P.L.21 de março de 2019 às 09:54
    A Elvira tem razão. Em nossa idade o tamanho dos tipos usados é importantíssimo. Quanto à imagem, um hino ao ballet, à poesia, à musica e às artes inclusive a fotográfica.
    ResponderEli

    ResponderEliminar
  2. GRACINHA

    Se a GRAÇA PIRES vai ficar muito feliz com o teu comentário, então eu nem se fala !

    Um beijo muito amigo.

    ResponderEliminar
  3. FATYLY

    Com comentários assim, como é ue o meu ego não vai elevar-se ?

    Um beijo muito amigo e grato.

    ResponderEliminar
  4. ELVIRA

    Peço desculpa, ELVIRA !
    Logo pela manhã dei conta do corpo de letra ser inapropriado.
    Tentei n vezes ampliar e não obtive êxito.
    A solução que encontrei foi EDITAR DE NOVO, embora já horas se tivessem passado.
    As minhas desculpas muito sinceras.

    ResponderEliminar
  5. EDUARDO

    Por vezes, sucedem.me estes desfasamentos tão arreliadores.
    Só depois de tentar remediar o problema sem o conseguir, assumi fazer NOVA POSTAGEM.
    Agora creio que está resolvido-

    Muito e muito obrigado pelos por tão elogiosos adjectivos, Eduardo !

    ResponderEliminar
  6. Muito bonitos o poema e imagem. É assim mesmo, o amante passa os olhos nos objectos que contemplou o amado e quase ajoelha. Pisa sobre os seus passos com devoção. E mais. Que a Graça melhor diz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então achas que escolhi bem a imagem para este poema ?

      Apreciei IMENSO o teu comentário, BEA !

      Muito obrigado.

      Eliminar
  7. Divinal !!!
    Uma Foto que é pura Poesia... de tão etérea quanto o azul das palavras de Graça Pires.
    Uma celebração de excelência !
    Muitos Parabéns a ambos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tive a felicidade de receber os POEMAS ESCOLHIDOS.
      Não foi difícil escolher a imagem.
      Mas só certas pessoas relacionam a POESIA contida nas palavras da GRAÇA PIRES com uma imagem assim, etérea, como muito bem acentuas e sente o azul.

      Muito obrigado, também a ti, Maria Manuela !

      Eliminar
  8. E o João merece!
    Seus olhares são maravilhosos e anexa sempre algo interessante que facilmente se gosta!
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço-te muito, Gracinha !
      Amanhã vou Procurar na R. dos Mercadores algo que muito me interessa.

      Beijo muito grato.

      Eliminar
  9. A mais bela elevação das palavras é a sua partilha!
    Mas, se acompanhadas de uma foto tua....
    ...aaaahhhhh, se acompanhadas de uma foto tua, agigantam-se rés-vês ao superior estado de literacia!
    Bjnhs mil em dia de poesia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Veremos a que pena a GRAÇA PIRES me sentencia, Luísa...
      Para mim, todos os dias são dias de poesia com o vosso precioso contributo.

      Um beijo amigo.

      Eliminar
  10. Gostei muito do binómio imagem e poema.
    Aquele abraço, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, caro amigo !

      Parece que a Primavera chegou mesmo !

      Eliminar
  11. Gosto da poesia, sim, mas a fotografia?! João, e sem falsas lisonjas, conheces-me o suficiente para saber que não sou dada a "essas artes" - a fotografia transporta-nos ao etéreo, ao sonho, ao belo, ao mágico, à delicadeza que só a arte em estado puro atinge.

    Felicitar-te? Desnecessário! Os verdadeiros "fazedores" do belo não têm disso necessidade.

    Um grande obrigada, um grande beijinho, Amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho a consciência que a imagem está bem conseguida mas se não fosse a poesia da Graça Pires continuaria sem ver a luz que as tuas palavras me trouxeram.

      Um muito obrigado num dia muito variado para mim.
      Um beijo muito amigo.

      Eliminar
    2. Ai é? Um dia muito variado? Então que o dito seja óptimo!:)

      Beijinho, Amigo.

      Eliminar
  12. Uma fotografia mágica. O efeito está muito bem conseguido e alcançado. A altura do disparo, quando eles estavam a fazer uma espécie de pirâmide, foi bem controlado.
    Muitos parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito agradecido pelo seu elogioso comentário, Remus.

      Desejo -lhe um sábado profícuo e já com ares de quase verão.

      Eliminar
  13. Gostei imenso do conjunto, mas em especial da fotografia muito bem conseguida! Está única!

    Beijinhos e bom domingo:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muita a tua simpatia, Isabel !

      O poema da GRAÇA PIRES diz-me muito !

      Um beijo e boa semana.

      Eliminar
  14. Meu querido Amigo João, realmente não vim espreitar aqui no dia mundial da poesia. A tua fotografia é deveras mágica. Dás todo o protagonismo ao azul e sinto-me muito lisonjeada por a teres escolhido para ilustrar este meu poema do qual também te agradeço a divulgação.
    Um grande beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se há alguém para se sentir lisonjeado, esse alguém sou eu mesmo, GRAÇA !

      Toda a tua POESIA é muito bela e cada poema é digno de muita admiração.
      Infelizmente, não tenho o engenho da tua poesia...

      Um beijo muito amigo e grato.

      Eliminar
  15. Um par azul
    Um azul ímpar
    Na dança a graciosidade
    difusa
    poética
    E poéticas são
    as palavras-imagens
    em verso alinhadas

    Estão, pois, os autores de parabéns.
    Abraço.

    ResponderEliminar