Que linda fotografia, João!!! Pelas cores outonais, o ritmo conferido pelo ondulado da sebe verde e o movimento do varredor, a composição (o pormenor dos bancos, as folhas laranja a caírem das outras em verde,...). Gostei imenso!!! Beijinho grande!
So para esclarecer : Não é um varredor, mas sim um transeunte com o guarda-chuva. Também gostei destas curvas e de tudo o resto. A folha outonais enriqueceram imenso a composição, sem dúvida.
Como a fotografia está com a etiqueta "Porto Meu", deduzo que seja um dos jardins do Porto. Pelos tipos de bancos, eu poderia dizer que é o Jardim do Passeio Alegre, porém, acho que ele não tem assim tanto arvoredo. Logo, é natural que não seja esse jardim. Mas como não existe xicolate... acho que não vou esforçar mais a minha pobre cabecinha. :-D
Posso deixar três opções? Posso? Jardim de S. Lázaro, jardim do Palácio de Cristal, ou Serralves: Adorei estas curvas outonais. Se eu acertar nalgum não me importo de receber só metade do Xicolate rsrsrrs
Parque de São Roque?... Digo eu... Que não conheço mesmo nada do Porto... por isso, é um lugar tão bom, como qualquer outro, para me deitar a adivinhar... Maravilha de imagem, João! Está linda!!! E nem uma folha está fora do sítio!... Só agora deu para passar por aqui... Por estes dias, ando a explorar umas funcionalidades que o meu pc se lembrou de actualizar na passada semana... e a fazer umas experiências com o novo programa de edição de imagem... e nem tenho tido tempo, para olhar para mais nada... Espero que já se encontre recuperado, João! Beijinhos! Bom feriado! Ana
E vês ao menos os emails ? Parque de S. Roque ? - Não, não...
As folhas foram coladas uma a uma por mim para que não pudesse dar como desculpa E TUDO O VENTO LEVOU...Só depois de ter colado cada folha no seu sítio, é que reparei que não havia vento nenhum... Mas como quem vai para o mar se avia em terra...
Olha, o meu disco duro está cheio e eu não posso sair ainda. Já pedi a um AMIGO que me levasse o MONSTRO do Mac a uma empresa que ele conhece e que presta assistência aos Mac. Hás-de dizer que programa é esse de edição de imagens... É FREE ? -Recuperado a 80% espero, talvez, 2ª feira !... Ainda saberei conduzir ?
Não aprecio os feriados ( a empregada não vem ! ). Goza-o tu, se fazes o favor.
Gosto tanto! Logo que vi sentei um pouco no banco! Estava cansada e precisei ver as folhar caírem! Senti o cheiro outonal e ouvi o tom das folhas que me faziam companhia no repousar! De tão cansada que estou, não lembro do jardim...só do som, da cor e do espaço verde que lhe resta até à primavera.
Magnifica foto, senhor das mil e uma belas fotografias! "S" de jardim!
Dores 24h/24 horas é péssimo, significa que nem pode dormir descansado. Também deixei de apreciar os feriados. Vale que são poucos e um de cada vez. Agora estou mesmo condoída por tanto mau estar e já com 15 dias. Oxalá passe depressa.
Suas vias curvas embalam nossos olhos, nosso passeio... Cheira a saudade do tempo que passou e deixou no ar algum aroma de flores. E há seus verdes múltiplos e profundos. Respiremo-los ! São vida e esperança enquanto sob nossos pés rumorejam ainda outras cores, caídas, após dança vertiginosa mas em silêncio.
E seus bancos esperam, vazios... A Natureza descansa como uma dama saída das festas de Verão... e é outra a sua beleza. E tão silenciosa... a deste Jardim de Outono que não sei como se chama ! Por isso o chamo assim...
Excelente Foto, JOÃO ! Harmoniosa em tudo! Beijinhos.
Podes imaginar o prazer que senti a cada linha que ia lendo ?
Muito obrigado pela tua leitura aqui transcrita para nosso deleite. Pois, como já passa das 19:00 horas, já posso informar que se trata do JARDIM DE ARCA D'ÁGUA OU PÇ. 9 DE ABRIL, tal como o portuense e meu amigo MÁRIO TEIXEIRA GOMES disse acima.
Um beijo com um incomensurável OBRIGADO, Maria Manuela,
Está tudo dito... Mas sempre digo: com o arrastar dos pés de outono, aqueles bancos foram muito bem enquadrados para quem passasse cansado. De contar tantas folhas.
Gosto destes cenários bucólicos e o outono é a minha estação preferida. As folhas dão um toque muito charmoso a imagem e me parece serem de uma árvore, que aqui no Brasil, chamamos de plátano. Adorei!!! Beijocas João.
Neste magnífico jardim o que não falta são bancos, efectivamente. E são cómodos como antigamente se exigia para o fim a que eram destinados. Tem um coreto ( nada elegante ) mas a moda das bandas anda pelas ruas da amargura. E ainda há umas esculturas, m bar e um miradouro sobre o laguito. Resumindo :um dos mais bonitos jardins do Porto porque escapou à voragem da PORTO 2001 !
Tens toda a razão ! Do Outono à Primavera, os meus filhos ( enquanto crianças ) brincavam lá muito e adoravam. De Junho a Setembro íamos para a Praia de Francelos e daí para as vindimas em Celorico de Basto, Enfim, muito ar livre !
Mesmo havendo agora um Xicolate, não chegava lá. Acho, pelo menos que tenha de memória, que nunca fui ao Jardim de Arca D´Água. Conheço mal (até deveria dizer que não conheço) essa zona da cidade.
Sabe, REMUS, quando me casei em 1964 fiquei a morar num apartamento ( que foi amor à 1ª vista ) em Paranhos, bem perto deste jardim. Quando os futuros bébés crescessem tinham uma escola primária a dois passos de casa e uma secundária em frente! Na altura, na rua só havia dois automóveis e eu estacionava SEMPRE ao lado da minha porta de entrada ! O pior eram os três andares a que se tinha acesso por uma escada cheia de degraus. Mas, nessa altura, era ginja para mim !... Acho que já me perdi com as divagações... Bom, como disse acima, este jardim não ficava longe de casa e tanto íamos de carro ou a pé. Prepare-se para lá descansar um tanto num dia propício. Fica a sugestão.
Um grande abraço e diga adeus desportivamente ao xicolata já que prevejo outras vitórias para compensar.
Uma foto magnífica, parabéns! Estive alguns minutos a apreciar e levou-me às curvas da vida onde por vezes fazemos "sku":)))) e há que saber a boa arte de nos levantar, porque se não o fizermos...ninguém o fará por nós!
Seriam, para que eu lesse, os comentários para Isabel e Agostinho? E, aproveitando caro João, como vai o pé? Vai também o desejo de que tenhas uma ótima e alegre semana. Beijocas.
Tudo queescrevo nos agradecimentos aos comentários pode ser lido por qualquer seguidor. Aliás,´são inúmeros os blogues onde leio tudo ! É uma forma de enriquecimento.
A perna e pé lá vão melhorando e hoje julgo que houve uma melhoria notória !
Que linda fotografia, João!!!
ResponderEliminarPelas cores outonais, o ritmo conferido pelo ondulado da sebe verde e o movimento do varredor, a composição (o pormenor dos bancos, as folhas laranja a caírem das outras em verde,...).
Gostei imenso!!!
Beijinho grande!
Para mim será o Jardim Botânico de Coimbra...
ResponderEliminarJoão, deixei um comentário no navegador pois gostei da foto e só hoje aqui vim.
Beijinho. :))
Esqueci-me de dizer que adorei esta curva outonal.
ResponderEliminarBjs. :))
Muito outonal.
ResponderEliminarSANDRA
ResponderEliminarSo para esclarecer : Não é um varredor, mas sim um transeunte com o guarda-chuva.
Também gostei destas curvas e de tudo o resto.
A folha outonais enriqueceram imenso a composição, sem dúvida.
Um beijo muito amigo.
ANA
ResponderEliminarDistraída que foste...
Então não viste a ETIQUETA ?
Um beijo .
ANA
ResponderEliminarEstá explicado : A curva foi a culpada !
Se gostaste, para mim é o que interessa.
Um beijo muito amigo.
JORGE
ResponderEliminarMuito mesmo !
Como a fotografia está com a etiqueta "Porto Meu", deduzo que seja um dos jardins do Porto.
ResponderEliminarPelos tipos de bancos, eu poderia dizer que é o Jardim do Passeio Alegre, porém, acho que ele não tem assim tanto arvoredo. Logo, é natural que não seja esse jardim.
Mas como não existe xicolate... acho que não vou esforçar mais a minha pobre cabecinha.
:-D
REMUS
ResponderEliminarSeu preguiçoso !
Então o Jardim do Passeio Alegre tem declives desses ?
"Prontos", se a razão desmotivadora é a falta de um xicolata, para o REMUS eu darei !
Puxe lá pela cabeça !
É fácil, acredite.
~~~
ResponderEliminarNão arrisco...
Mal conheço os jardins da invicta cidade.
Continuação de boa recuperação pedestre...
~ ~ ~ Beijinho. ~ ~ ~
MAJO
ResponderEliminar^^^^^
Que pena não conheceres bem os nossos jardins...
A perna hoje está " mais melhor ".
Mas não acredito que antes da próxima semana me consiga calçar !...
~~~~~
Obrigado e um beijo amigo.
Posso deixar três opções? Posso?
ResponderEliminarJardim de S. Lázaro, jardim do Palácio de Cristal, ou Serralves:
Adorei estas curvas outonais.
Se eu acertar nalgum não me importo de receber só metade do Xicolate rsrsrrs
Beijos João
MANU
ResponderEliminarDeixei uma informação no post anterior.
Infelizmente nem a um quadradinho terias direito, pois não é nenhum desses três...
Também me deixei enamorar por essas curvas,
É um jardim onde os meus filhos enquanto pequenos apanhavam ar e podiam espraiar-se e mais não digo...
Um beijo e muito obrigado pelo teu contributo.
Vou tentar a minha pouca sorte. Arca de água. Se ha chocolate também me candidato. Abraço
ResponderEliminarM.T.G.
ResponderEliminarO xicolata era só para o REMUS.
Mais ninguém o receberá, conforme esclareci o dito por causa da pregueiça.
Um abraço e obrigado.
Parque de São Roque?... Digo eu... Que não conheço mesmo nada do Porto... por isso, é um lugar tão bom, como qualquer outro, para me deitar a adivinhar...
ResponderEliminarMaravilha de imagem, João! Está linda!!! E nem uma folha está fora do sítio!...
Só agora deu para passar por aqui...
Por estes dias, ando a explorar umas funcionalidades que o meu pc se lembrou de actualizar na passada semana... e a fazer umas experiências com o novo programa de edição de imagem... e nem tenho tido tempo, para olhar para mais nada...
Espero que já se encontre recuperado, João!
Beijinhos! Bom feriado!
Ana
Será no Outono. E não sei mais.
ResponderEliminarMas já li que a sua perna está "mais melhor". Ainda bem.
ANA
ResponderEliminarE vês ao menos os emails ?
Parque de S. Roque ?
- Não, não...
As folhas foram coladas uma a uma por mim para que não pudesse dar como desculpa E TUDO O VENTO LEVOU...Só depois de ter colado cada folha no seu sítio, é que reparei que não havia vento nenhum...
Mas como quem vai para o mar se avia em terra...
Olha, o meu disco duro está cheio e eu não posso sair ainda.
Já pedi a um AMIGO que me levasse o MONSTRO do Mac a uma empresa que ele conhece e que presta assistência aos Mac.
Hás-de dizer que programa é esse de edição de imagens...
É FREE ?
-Recuperado a 80% espero, talvez, 2ª feira !...
Ainda saberei conduzir ?
Não aprecio os feriados ( a empregada não vem ! ).
Goza-o tu, se fazes o favor.
Um beijo grande e muito amigo.
BEA
ResponderEliminarEstá sim, " MAIS MELHOR " !
( Mas ainda tenho dores 24 h /24 horas. E "isto" faz 15 dias amanhã !... )
Um beijo grato.
Gosto tanto!
ResponderEliminarLogo que vi sentei um pouco no banco!
Estava cansada e precisei ver as folhar caírem!
Senti o cheiro outonal e ouvi o tom das folhas que me faziam companhia no repousar!
De tão cansada que estou, não lembro do jardim...só do som, da cor e do espaço
verde que lhe resta até à primavera.
Magnifica foto, senhor das mil e uma belas fotografias! "S" de jardim!
LUÍSA
ResponderEliminarInterrogo-me sobre o significado dess S de de jardim...
Mas já não tenho dúvidas sobre o poema do teu comentário !
Obrigado, querida amiga e bom descanso.
Um beijo para dormires mais embalada.
Dores 24h/24 horas é péssimo, significa que nem pode dormir descansado. Também deixei de apreciar os feriados. Vale que são poucos e um de cada vez. Agora estou mesmo condoída por tanto mau estar e já com 15 dias. Oxalá passe depressa.
ResponderEliminarBEA
ResponderEliminarNem tanto, boa Amiga...
A dormir, só "acordo" quando me viro. Mas logo segue o sono !...
Hoje volta o enfermeiro.
Tão cedo vieste, Bea ???
Um beijo e muito obrigado.
Quem comenta tarde, repete o que comentaram os apressados... outonal, curvas, jardim...srsrs Bela imagem.
ResponderEliminarEDUARDO
ResponderEliminarAQUI ninguém comenta tarde , nem á apressado !
Obrigado pelas suas apreciativas palavras.
Que fotografia tão bonita! Adoro a harmonia da composição e as cores. Como não conheço jardins aí no Porto é melhor ficar caladinha...:)
ResponderEliminar1 beijinho e um bom feriado.
RUTE
ResponderEliminarMuito obrigado !
Eu lá para o fim da tarde, digo qual é .
Um beijo grato e amigo.
Lindo, este jardim de Outono !
ResponderEliminarSuas vias curvas embalam nossos olhos,
nosso passeio...
Cheira a saudade do tempo que passou
e deixou no ar
algum aroma de flores.
E há seus verdes múltiplos e profundos.
Respiremo-los !
São vida e esperança
enquanto sob nossos pés
rumorejam ainda outras cores,
caídas,
após dança vertiginosa mas em silêncio.
E seus bancos esperam, vazios...
A Natureza descansa
como uma dama saída das festas de Verão...
e é outra a sua beleza.
E tão silenciosa... a deste Jardim de Outono
que não sei como se chama !
Por isso o chamo assim...
Excelente Foto, JOÃO !
Harmoniosa em tudo!
Beijinhos.
MARIA MANUELA
ResponderEliminarPodes imaginar o prazer que senti a cada linha que ia lendo ?
Muito obrigado pela tua leitura aqui transcrita para nosso deleite.
Pois, como já passa das 19:00 horas,
já posso informar que se trata do JARDIM DE ARCA D'ÁGUA OU PÇ. 9 DE ABRIL, tal como o portuense e meu amigo MÁRIO TEIXEIRA GOMES disse acima.
Um beijo com um incomensurável OBRIGADO, Maria Manuela,
Está tudo dito...
ResponderEliminarMas sempre digo: com o arrastar dos pés de outono,
aqueles bancos foram muito bem enquadrados para quem passasse cansado. De contar tantas folhas.
Saúde.
A fotografia é lindíssima!
ResponderEliminarApetece passear por esse jardim, que deve ser lindo em qualquer época do ano:)
Um beijinho:)
Gosto destes cenários bucólicos e o outono é a minha estação preferida. As folhas dão um toque muito charmoso a imagem e me parece serem de uma árvore, que aqui no Brasil, chamamos de plátano.
ResponderEliminarAdorei!!! Beijocas João.
AGOSTINHO
ResponderEliminarNeste magnífico jardim o que não falta são bancos, efectivamente.
E são cómodos como antigamente se exigia para o fim a que eram destinados.
Tem um coreto ( nada elegante ) mas a moda das bandas anda pelas ruas da amargura.
E ainda há umas esculturas, m bar e um miradouro sobre o laguito.
Resumindo :um dos mais bonitos jardins do Porto porque escapou à voragem da PORTO 2001 !
Um abraço muito grato.
ISABEL
ResponderEliminarTens toda a razão !
Do Outono à Primavera, os meus filhos ( enquanto crianças ) brincavam lá muito e adoravam.
De Junho a Setembro íamos para a Praia de Francelos e daí para as vindimas em Celorico de Basto,
Enfim, muito ar livre !
Um beijo e muito obrigado, minha amiga.
MARIA GLORIA
ResponderEliminarTambém estás certa : são plátanos, sim senhor !
Por favor lê os dois comentários de agradecimento que fiz imediatamente acima.
Um beijo Amigo e obrigado.
Mesmo havendo agora um Xicolate, não chegava lá.
ResponderEliminarAcho, pelo menos que tenha de memória, que nunca fui ao Jardim de Arca D´Água. Conheço mal (até deveria dizer que não conheço) essa zona da cidade.
REMUS
ResponderEliminarSabe, REMUS, quando me casei em 1964 fiquei a morar num apartamento ( que foi amor à 1ª vista ) em Paranhos, bem perto deste jardim.
Quando os futuros bébés crescessem tinham uma escola primária a dois passos de casa e uma secundária em frente!
Na altura, na rua só havia dois automóveis e eu estacionava SEMPRE ao lado da minha porta de entrada !
O pior eram os três andares a que se tinha acesso por uma escada cheia de degraus.
Mas, nessa altura, era ginja para mim !...
Acho que já me perdi com as divagações...
Bom, como disse acima, este jardim não ficava longe de casa e tanto íamos de carro ou a pé.
Prepare-se para lá descansar um tanto num dia propício.
Fica a sugestão.
Um grande abraço e diga adeus desportivamente ao xicolata já que prevejo outras vitórias para compensar.
Uma foto magnífica, parabéns! Estive alguns minutos a apreciar e levou-me às curvas da vida onde por vezes fazemos "sku":)))) e há que saber a boa arte de nos levantar, porque se não o fizermos...ninguém o fará por nós!
ResponderEliminarBeijos e um bom domingo
FATYLY
ResponderEliminarMuito obrigado pela tua apreciação a esta imagem e à filosofia tão verdadeira que exprimes.
Um beijo e o desejo que tenhas uma semana positiva.
Um jardim muito bonita e uma foto que lhe faz justiça. Adoro esse serpentear do caminho coberto de folhas.
ResponderEliminarSeriam, para que eu lesse, os comentários para Isabel e Agostinho?
ResponderEliminarE, aproveitando caro João, como vai o pé? Vai também o desejo de que tenhas uma ótima e alegre semana. Beijocas.
CARIN
ResponderEliminarQuanto a mim, é um dos mais bonitos !
E é variado no seu desenho e desenvolvimento.
Um beijo amigo e agradeço-te imenso a visita e o comentário que por vicissitudes várias só te posso agradecer agora.
MARIA GLORIA
ResponderEliminarTudo queescrevo nos agradecimentos aos comentários pode ser lido por qualquer seguidor.
Aliás,´são inúmeros os blogues onde leio tudo !
É uma forma de enriquecimento.
A perna e pé lá vão melhorando e hoje julgo que houve uma melhoria notória !
Muito obrigado, minha amiga !