Não conheço este castelo, melhor dizendo o que conheço foi de uma fotografia preto-branco do Remus - foto nº 1842 de 16-03-2013.
Aproveitava para perguntar ao João se sabe o motivo porque o Farol de Felgueiras tem esse nome, o Remus não sabe e eu também não, isto por causa da minha fotografia do farol.
Como sabe já está desactivado ( infelizmente ). No mar há uma rocha que se designa de Felgueiras. Ora, o molhe foi construído apontado a essa rocha. Daí ter-lhe tomado o nome.
Como o porto de Leixões, que assim se chama devido às rochas "Leixão Grande" e "Leixão Pequeno" ( os leixões ) que se situam do lado exterior do Molhe Norte, bem perto, mas para NW.
E ainda por cima, a Pousada é tão simpática e tem uma vista fabulosa sobre a estrada que, na planície, vai para Castelo de Vide. Com este tempo, era um óptimo relaxe !
O João tem dois seguidores muito curiosos. O que estes curiosos queriam agora saber, ainda relacionado com o farol, era o porquê do nome Felgueiras à rocha. Desde já o nosso bem haja. Há quem faça parcerias nos blogs, um apresenta a fotografia e o outro o texto, nós fazemos parcerias com perguntas.
Este é um dos pontos de vista imperdíveis de Marvão. Quem nunca lá foi e se tiver a possibilidade de ir, aconselho vivamente que vá, e aposto que o João Menéres também assina por baixo. :-)
Só por ter paciência de aturar o Questiuncas, o amigo João já merecia uma condecoração do Presidente da República. Vou propor o seu nome para receber a Antiga, Nobilíssima e Esclarecida Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, do Mérito Científico, Literário e Artístico. :-)
A vossa parceria é muito bem acolhida, podem crer. Mas há muitas matérias para as quais não sei a resposta, como devem compeender. As minhas desculpas.
Assino por baixo, obviamente ! E sugiro que passem lá, pelo menos uma noite ! ( Já fiquei várias vezes. Uma das manhãs, o nevoeiro era tão denso, que os espanhois não teriam grande dificuldade em tomar Marvão de assalto ! Só passou por volta da hora do almoço ! )
Essa não tenho, não... Mas com a burocracia que por cá reina, só seria atribuída a titulo póstumo ! Opto pela simpatia das palavras de quem me visita com tanta frequência !
Nunca é demais olhar o Castelo do Marvão porque ele é realmente lindo aliás, como toda a vila. Gosto desta sua perspectiva a deixar-nos esta 'montanha' de pedra a anunciar o Castelo.
João, É o meu castelo. Vivi perto de Marvão- Todos os dias ia beber café e passear pelas muralhas. Em dias de nevoeiro é lindíssimo pois ficamos acima das nuvens. Infelizmente tenho poucas fotos de lá. Ainda não havia câmaras digitais. Nele escrevi um texto para uma exposição fotográfica sobre o castelo em parceria com colegas. No Largo de Camões a casa nº 1 é minha {adopção]. Belos tempos, saudades e tantas coisas mais. O horizonte aqui é maior do que em qualquer outro lugar. Apesar de plebeia, este é o meu castelo. Beijinho grato por avivar memórias. :))
Sim, mas este ângulo é fabuloso !... Mostra-nos, de perto, a fortaleza dos alicerces... a textura desta rocha... o amarelado de alguns líquenes, índício da extrema pureza do ar que ali se sente e respira... e de onde "se vêem as aves de costas" ...
Fascinante esta imagem de força e rudeza, subindo nas alturas e tão bem definida neste belo AZUL !... Gostei muito ! Beijinhos
Com certeza. Merece muitas abordagens.
ResponderEliminarNão conheço este castelo, melhor dizendo o que conheço foi de uma fotografia preto-branco do Remus - foto nº 1842 de 16-03-2013.
ResponderEliminarAproveitava para perguntar ao João se sabe o motivo porque o Farol de Felgueiras tem esse nome, o Remus não sabe e eu também não, isto por causa da minha fotografia do farol.
Uma, vinte, as que tu quiseres…o Marvão nunca se esgota…tão bem que eu agora estaria naquele castelo de ameias solarengas :):)
ResponderEliminarEDUARDO
ResponderEliminarComo faço as postagens servindo-me da minha memória, esta perspectiva já tinha sido postada...
Estou a ter dificuldade para aceder a TODOS os blogues !
Veremos se isto é passageiro !
Um abraço.
QUESTIUNCAS
ResponderEliminarComo sabe já está desactivado ( infelizmente ).
No mar há uma rocha que se designa de Felgueiras.
Ora, o molhe foi construído apontado a essa rocha. Daí ter-lhe tomado o nome.
Como o porto de Leixões, que assim se chama devido às rochas "Leixão Grande" e "Leixão Pequeno" ( os leixões ) que se situam do lado exterior do Molhe Norte, bem perto, mas para NW.
Um abraço e ao dispôr.
L. REIS
ResponderEliminarE ainda por cima, a Pousada é tão simpática e tem uma vista fabulosa sobre a estrada que, na planície, vai para Castelo de Vide.
Com este tempo, era um óptimo relaxe !
Um beijo já desassossegado...
Boa tarde, João.
ResponderEliminarQue lugar mágico!!!
Fantástico!
ResponderEliminarIncrível os locais onde eram construídas tamanhas maravilhas!
Beijo querido!
O João tem dois seguidores muito curiosos.
ResponderEliminarO que estes curiosos queriam agora saber, ainda relacionado com o farol, era o porquê do nome Felgueiras à rocha.
Desde já o nosso bem haja.
Há quem faça parcerias nos blogs, um apresenta a fotografia e o outro o texto, nós fazemos parcerias com perguntas.
ANA BAILUNE
ResponderEliminarAndo em falta contigo...e logo eu que tanto aprecio os teus textos !
Este castelo está realmente num local de muita magia !
O inimigo ficava bem à vista !
E era alvo fácil !
Um beijo amigo.
LI
ResponderEliminarNaquela época não havia PDM ( Planos Directores Municipais ), nem QUERCUS ou outras organizações ecológicas...
Quem mandava era a estratégia militar !
Um beijo, Li querida.
Este é um dos pontos de vista imperdíveis de Marvão.
ResponderEliminarQuem nunca lá foi e se tiver a possibilidade de ir, aconselho vivamente que vá, e aposto que o João Menéres também assina por baixo.
:-)
Só por ter paciência de aturar o Questiuncas, o amigo João já merecia uma condecoração do Presidente da República. Vou propor o seu nome para receber a Antiga, Nobilíssima e Esclarecida Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, do Mérito Científico, Literário e Artístico.
:-)
QUESTIUNCAS
ResponderEliminarA essa não sei responder, lamento !...
A vossa parceria é muito bem acolhida, podem crer.
Mas há muitas matérias para as quais não sei a resposta, como devem compeender.
As minhas desculpas.
Um abraço.
REMUS
ResponderEliminarAssino por baixo, obviamente !
E sugiro que passem lá, pelo menos uma noite !
( Já fiquei várias vezes. Uma das manhãs, o nevoeiro era tão denso, que os espanhois não teriam grande dificuldade em tomar Marvão de assalto !
Só passou por volta da hora do almoço ! )
Essa não tenho, não...
Mas com a burocracia que por cá reina, só seria atribuída a titulo póstumo !
Opto pela simpatia das palavras de quem me visita com tanta frequência !
Um abraço.
Bela foto!
ResponderEliminarHá alguns anos que não vou a Marvão e fica aqui relativamente perto.
Um beijinho!
ISABEL
ResponderEliminarE pelo S. Martinho perdes a Festa das Castanhas ?
Uma alegria única !
Se eu estivesse tão perto, as vezes que não daria um salto a Marvão !...
Um beijo e obrigado pela visita.
Pois que o teu olhar de Grifo, nos mostre todas as vertentes.
ResponderEliminarBeijinhos mil
... é de facto um castelo fabuloso devido à sua localização ... pelo silêncio que nele ecoa e o horizonte que proporciona ...
ResponderEliminarLUÍSA
ResponderEliminarEntão, assim será !...
Um beijo, minha Amiga.
RASURAS DO APARO
ResponderEliminarO único som que nos chega é o do vento ( se houver ! )
Na estrada lá em baixo , nada !
Grande abraço.
Nunca é demais olhar o Castelo do Marvão porque ele é realmente lindo aliás, como toda a vila. Gosto desta sua perspectiva a deixar-nos esta 'montanha' de pedra a anunciar o Castelo.
ResponderEliminar1 beijinho
RUTE
ResponderEliminarMas, como dizes, todo o interior é um encanto !
E é uma Vila que capricha !
Um beijo e obrigado.
João,
ResponderEliminarÉ o meu castelo. Vivi perto de Marvão- Todos os dias ia beber café e passear pelas muralhas. Em dias de nevoeiro é lindíssimo pois ficamos acima das nuvens. Infelizmente tenho poucas fotos de lá. Ainda não havia câmaras digitais. Nele escrevi um texto para uma exposição fotográfica sobre o castelo em parceria com colegas.
No Largo de Camões a casa nº 1 é minha {adopção].
Belos tempos, saudades e tantas coisas mais. O horizonte aqui é maior do que em qualquer outro lugar. Apesar de plebeia, este é o meu castelo.
Beijinho grato por avivar memórias. :))
ANA
ResponderEliminarNa Portagem ou em Stº. António das Areias ?
Em nenhuma delas, estou a ver...
Quando voltar ( se voltar...) a Marvão, não deixarei de procurar o nº 1 do Largo de Camões !
Tens toda a razão : Lá em cima, não há horizonte que o supere !
Tu plebeia ?
- As princesas andam muito por baixo...
Um beijo Amigo.
Um ninho de águias.
ResponderEliminarSim, mas este ângulo é fabuloso !...
ResponderEliminarMostra-nos, de perto, a fortaleza dos alicerces... a textura desta rocha... o amarelado de alguns líquenes, índício da extrema pureza do ar que ali se sente e respira... e de onde "se vêem as aves de costas" ...
Fascinante esta imagem de força e rudeza, subindo nas alturas e tão bem definida neste belo AZUL !...
Gostei muito !
Beijinhos
Transporta-nos a tempos que não conhecemos mas podemos imaginar...
ResponderEliminarBela perspetival!
Abraço