Gestaçô ? Mas que palavra tão curiosa ! Pelo menos para mim que não conhecia. Realmente, o Grifo plana por uma infinidade de locais... que não é nada de admirar depararmo-nos com curiosidades... Então, está a pensar numa bengala, João ? Muito bem ! Beijinhs e um bom sábado Mª Manuela
Como a tua curiosidade já te levou a descobrir onde seria Gestaçô, já não é preciso ser eu eu a dizer, não é verdade ? Quando preciso é a bengala que era do meu Pai que uso, mas tenho uma destas que aqui apresento, mas tenho-a em Terras de Basto. Os senhores do IPMM ameaçaram-me com neve ( mesmo aqui no Porto ). Arrefeceu um pedaço, mas não exageremos. Obrigado e 😘
Fui até pesquisar onde era Gestaçô ou o que era_ um lugar situado entre as serras do Marão _ locais desconhecidos pra mim,mas certamente não para o Menéres. Bonitas _ vi muitas parecidas expostas na vitrine em Praga,na Chéquia quando lá estive na minha última viagem _estilosas assim ! por aqui tem ,mas nunca visiveis. Um bom domingo ,amigo e abraços (voltando aos amigos depois de uma temporada em pausa ... )
Gestaçô é uma freguesia situada na vertente sul da Serra do Marão, entre Baião e Mesão Frio. As primeiras bengalas foram produzidas em 1902 e hoje já existe uma casa-museu que vale a pena visitar, dado o modo invulgar como elas são produzidas.
Muito grato pelo teu interesse. Eu não tive a sorte de descobrir as bengalas de Praga.
Fui na fila, para saber onde ficava Gestaçô!... :-)) Adorei ficar a conhecer onde se situa o Paraíso destas Bengalas Artesanais... e que desconhecia por completo... Um objecto que a minha mãe... já precisaria... mas que se recusa terminantemente a usar... quando saímos parecemos siamesas de tanto que ela se agarra a mim... mas não quer usar nenhuma nem por nada... vaidosices!... É no que dá!... Gostei imenso de ficar a conhecer estas obras de arte... profundamente úteis! Beijinhos Ana
Antigamente a bengala era vista como um adorno de alta moda. Hoje em dia, nem por isso. Infelizmente parece que melhor visto um piercing no nariz do que uma bengala na mão.
São tantas!
ResponderEliminarBeijinho minhoto,
Luísa
E mais havia !...
EliminarGestaçô ? Mas que palavra tão curiosa ! Pelo menos para mim que não conhecia.
ResponderEliminarRealmente, o Grifo plana por uma infinidade de locais... que não é nada de admirar depararmo-nos com curiosidades...
Então, está a pensar numa bengala, João ? Muito bem !
Beijinhs e um bom sábado
Mª Manuela
Como a tua curiosidade já te levou a descobrir onde seria Gestaçô, já não é preciso ser eu eu a dizer, não é verdade ?
EliminarQuando preciso é a bengala que era do meu Pai que uso, mas tenho uma destas que aqui apresento, mas tenho-a em Terras de Basto.
Os senhores do IPMM ameaçaram-me com neve ( mesmo aqui no Porto ). Arrefeceu um pedaço, mas não exageremos.
Obrigado e 😘
São realmente únicas e espaetaculares! Uma riqueza artesanal que tem vindo a sobreviver à modernidade. (Só tinha visto uma - ao vivo- de um amigo meu)
ResponderEliminar...até me saiu o "espetaculares" com um "a" a mais...foi do entusiasmo :):)
ResponderEliminarComo tinha ( e ainda tenho... )ba mania de coleccionar tudo, claro está que não podia faltar uma destas belas bengalas !
EliminarBom resto de sábado e um bom Domingo.
😍
Fui até pesquisar onde era Gestaçô ou o que era_ um lugar situado entre as serras
ResponderEliminardo Marão _ locais desconhecidos pra mim,mas certamente não para o Menéres.
Bonitas _ vi muitas parecidas expostas na vitrine em Praga,na Chéquia quando lá estive na minha última viagem _estilosas assim ! por aqui tem ,mas nunca visiveis.
Um bom domingo ,amigo e abraços
(voltando aos amigos depois de uma temporada em pausa ... )
Gestaçô é uma freguesia situada na vertente sul da Serra do Marão, entre Baião e Mesão Frio.
ResponderEliminarAs primeiras bengalas foram produzidas em 1902 e hoje já existe uma casa-museu que vale a pena visitar, dado o modo invulgar como elas são produzidas.
Muito grato pelo teu interesse.
Eu não tive a sorte de descobrir as bengalas de Praga.
Um beijo amigo , Lis.
Fui na fila, para saber onde ficava Gestaçô!... :-))
ResponderEliminarAdorei ficar a conhecer onde se situa o Paraíso destas Bengalas Artesanais... e que desconhecia por completo...
Um objecto que a minha mãe... já precisaria... mas que se recusa terminantemente a usar... quando saímos parecemos siamesas de tanto que ela se agarra a mim... mas não quer usar nenhuma nem por nada... vaidosices!... É no que dá!...
Gostei imenso de ficar a conhecer estas obras de arte... profundamente úteis!
Beijinhos
Ana
Grafismo muito bem descoberto e retratado.
ResponderEliminarAntigamente a bengala era vista como um adorno de alta moda. Hoje em dia, nem por isso. Infelizmente parece que melhor visto um piercing no nariz do que uma bengala na mão.