.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

EUGÉNIO DE ANDRADE ( 19 Janeiro 1923-13 Junho 2005 )


© Jorge Pinheiro



SONETO


AMOR DESTA TARDE QUE ARREFECEU

AS MÃOS E OS OLHOS QUE TE DEI;

AMOR EXACTO, VIVO, DESENHADO

A FOGO, ONDE EU PRÓPRIO ME QUEIMEI;


AMOR QUE ME DESTRÓI E DESTRUIU

A FRIA ARQUITECTURA DESTA TARDE

- SÓ A TI CANTO, QUE NEM EU JÁ SEI

OUTRA FORMA DE SER E DE ENCONTRAR-ME.


SÓ A TI CANTO QUE NÃO HÁ RAZÃO

PARA O FRIO QUE ME QUEIMA OS OLHOS

ME TRESPASSE E ME SUBA AO CORAÇÃO;


SÓ A TI CANTO, QUE NÃO HÁ DESASTRE

DE ONDE NÃO POSSA AINDA ERGUER-ME

PARA ENCONTRAR DE NOVO A TUA FACE.

 

( Eugénio de Andrade, in Os Amantes sem dinheiro




14 comentários:

  1. OLÁ JOÃO
    muito boa esta partilha, hoje não se fala de outro assunto,
    até o telejornal abriu assim
    Começou 2023 já há 19 dias
    espero que por aí esteja tudo bem consigo e família
    volto cá....hoje (ao fim de muito tempo, confesso)
    para convidar a uma partilha de um
    MOMENTO PERFEITO na minha vida!
    no meu post mais recente, aqui:
    http://momentos-perfeitos.blogspot.com/

    tomara que goste, leia a minha história
    contei tudo tal e qual como aconteceu
    beijinhos da Tulipa

    ResponderEliminar
  2. Tulipa

    Copiei o endereço , fui ao Google e em 10 páginas o resultado foi ZERO !
    Porque me não dás a data da tua postagem ( ou o link ! ).
    Só assim poderei cooperar.
    Um beijo amigo a aguardar.

    ResponderEliminar
  3. Bonita homenagem no centenário do poeta.
    Abraço, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiz o que pude no espaço limitado do meu blog, Pedro Coimbra.

      Vai ter sol por aqui mas com imenso frio.
      Protejam-se !

      Um abraço.

      Eliminar
  4. ... belo poema e lembrança daquele de cujas palavras escritas ecoava sempre ternura e paixão ... Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Letras soltas que muito significado tinham quando costuradas por Eugénio.

      Eliminar
  5. Uma belíssima e preciosa homenagem, João, a um génio literário, e do qual é sempre tão enriquecedor ficar a conhecer um pouco mais!
    Adorei tudo, por aqui! Deixei por lá no meu canto a resposta aos seus comentários, João, em ambos os meus posts mais recentes! Ando com uma situação que me vai levar algum tempo na minha cozinha aqui a resolver... pelo que devo andar bastante ausente, no resto do mês aqui pela Net. Reparação de um equipamento... substituição de outro... que tem de respeitar as medidas, e com uma configuração semelhante, para a minha mãe não se desorientar a usá-lo... pelo que terei bastante com que me entreter no resto deste mês... e a renovar tubagens, antes de instalar algo novo...
    Deixei também numa das respostas, a indicação do post mais recente que eu publiquei com as minhas vistas a partir de casa, daqui de Caneças. Já as minhas vistas da Ericeira... terei de procurar as fotos com as vistas da minha janela da sala, sobre a vila, e um pedacinho de mar. Ainda não as publiquei... o que espero fazer qualquer dia, em breve! Haja disponibilidade... pois ultimamente, as minhas rotinas tem andado bem mais sobrecarregadas, por conta da malvada virose, que ainda me faz ter de desinfectar tudo o que entra em casa! Aqui a minha mãe, continua a ter fortes reacções ao covid, mesmo com vacinas... pelo que não posso arriscar muito a que ela o apanhe com frequência... e tudo o que chega do supermercado, por exemplo... é uma via aberta para tal...
    Nem eu pensaria que com vacinas, continuaria a ter de ter tantos cuidados... mas o que é facto... é que tenho mesmo de os continuar a ter por causa dela...
    Hoje fui a única mascarada a andar no supermercado... mas quando fui à farmácia, toda a equipa do atendimento estava mascarada outra vez, o que já não acontecia há imenso tempo. Indício de que, a virose anda a dar que fazer... e nas farmácias, voltaram a estar protegidos no atendimento ao público!
    Quando será que nos veremos livres deste martírio?...
    Um beijinho grande, João! Grata pela atenção de sempre! Cuidado com o frio, vem aí uns dias de frio em peso! Tardou, mas está a chegar! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  6. Sempre Eugénio!
    Mil bjnhs,
    Luísa

    ResponderEliminar
  7. Uma bonita homenagem.
    Gosto muito do Eugénio de Andrade.
    beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
  8. É um deleite ler Eugénio de Andrade !
    É uma poesia doce...
    Acompanhar a ideia, o sentimento e a imagem envolvidas pela doçura das palavras de Eugénio... é entrar no reino da pura poesia

    Bem haja, João, pela sua bonita e sentida homenagem ao grande POETA
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Muito obrigado, Maria Manuela, por este teu comentário .
    É uma autêntica pérola que compensa o tempo que precisei para fazer esta postagem
    Um beijo muito amigo.

    ResponderEliminar