.

terça-feira, 5 de abril de 2022

A LOUÇA PRETA


© João Menéres

O BARRO PRETO DE BISALHÃES


“Bisalhães, em Portugal, é conhecida como “a terra dos produtores de potes e panelas” ou, mais especificamente, o local onde é produzido o barro preto. Executada com fins decorativos e para confeção dos alimentos, a prática tradicional encontra-se inscrita no brasão de armas da aldeia e constitui parte integrante da identidade da comunidade, sendo os antigos métodos ainda hoje utilizados para criar peças semelhantes às do passado. A produção de louça preta comporta vários passos. Primeiro, a argila é esmagada com um martelo de madeira num tanque de pedra antes de ser peneirada. Depois de acrescentar água, o barro é amassado, as várias partes da peça moldadas e a peça é alisada com um seixo e decorada com

diversos motivos. Finalmente, as peças são cozidas em fornos ao ar livre. A divisão do trabalho tem evoluído ao longo do tempo, sendo a preparação da argila atualmente executada pelos homens, enquanto as mulheres procedem à decoração. Além disso, a argila usada no processo é hoje proveniente de fábricas de telha locais em vez de ser extraída de poços. Transmitida quase exclusivamente através de laços de parentesco, o futuro da prática encontra-se em perigo devido a um número decrescente de artesãos, diminuto interesse das gerações mais novas para continuar a tradição e a procura generalizada de recipientes alternativos produzidos de forma industrial” (Comissão Nacional da Unesco).
























12 comentários:

  1. A divulgação é sempre importante e útil, até no sentido de evitar a extinção deste saber humano.
    Gostei de saber. Oxalá nasçam mais artífices dedicados!
    Bom dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está a desenvolver-se um esforço para que não se extinga.
      Eu tenho duas peças compradas há dezenas de anos, assim como tenho 3 pratos de Redondo ( também com muitos anos ) e muito bonitos.

      Veremos se hoje não vem ventania de ontem !...

      Eliminar
  2. Espero que não se extinga.
    Não tenho nenhuma peça dessas, com muita pena minha.
    Gostei da foto e da informação.

    Beijos João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já houve esse sério perigo.
      Mas, agora, penso que tal não sucederá.
      Vou fotografar as duas peças que tenho para mostrar aqui em breve.

      Um beijo amigo.

      Eliminar
    2. Uma, tenho aqui no Porto.
      A outra, não sei se está na Praia da Rocha ou por Terras de Basto...

      Eliminar
  3. ... grato pela informação , são peças que desde a sua génese ao seu término plenas de polivalência e beleza. Abraço

    ResponderEliminar
  4. E tenho na minha colecção de Presépios um pequeno.

    Um abraço-

    ResponderEliminar
  5. Muito interessante!
    Pela originalidade do fabrico, pela beleza decorativa e/ou utilidade, é bom saber que esta tradição do barro preto não se irá perder. Pois, se além da Unesco até está representada no brasão da aldeia!... Gostei de saber.
    Já tive há muito tempo uma pequena assadeira em barro preto, muito do meu agrado...
    Beijinhos e uma boa 4ª feira, João.:)

    ResponderEliminar
  6. Fantástica imagem, que proporcionou uma forma de melhor ficar a conhecer este género de loiça!
    Espero que não se perca... agora que as indústrias da cerâmica andam em forte crise... por causa do custo dos fornos em funcionamento...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  7. Sempre me lembro de ver peças de barro preto na casa dos meus pais (Compradas na feira de Vouzela)
    Espero que o futuro mantenha a sua produção...são peças muito bonitas e a sua original cor atrai logo o olhar.
    Não fazia ideia desta história de Bisalhões e o barro preto. Já vou daqui mais sábia! :)

    ResponderEliminar
  8. E esta semana vais ter AQUI uma bilha que é um requinte...

    😍

    ResponderEliminar