.

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

O XADREZISTA


© João Menéres

34 comentários:

  1. Comecei demasiado tarde, para ir longe...
    É um dos seus netos? Uma boa fotografia!
    O xadrez inspirou dois magníficos poemas: um de Cavafy, outro de Pessoa.
    Continuação de boas férias, com saúde.
    E um bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No Porto tenho vários tabuleiros, mas aqui na Praia da Rocha, por simpatia, tenho só este que é uma miniatura, digamos.
      O xadrezista não é nenhum dos meus netos. É sim, neto de um amigo e filho de uma amiga, que além de saber jogar xadrez é um Grande pianista que estuda piano em Madrid.
      Não conheço nenhuma das obras por si citadas, lamentavelmente.
      Obrigado pelas palavras e pelos votos.
      Felizmente depois de uma queda na passadeira da praia que me deixou muito mal tratado, já recuperei quase totalmentde e hoje até foi o primeiro dia verdadeiramente de praia.
      Com um abraço muito grato.

      Eliminar
  2. Muito Boa Fotografia !!!
    E numa foto, cujo tema é o xadrez, impossível faltar a concentração... E, por que não, a posição correcta da mão ?
    Beijinhs e continuação de boa praia.:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O cotovelo está pousado na mesa e o tabuleiro tem um palmo ...
      Além disso, como dizes bem, é a concentração do jogador.

      Um beijo muito grato e amigo.

      Eliminar
  3. Muito concentrado...eu ia perguntar, como o APS se era seu neto e se jogava com o avô, mas já li que não.
    Sei jogar xadrez, mas perco sempre:(

    Boa melhoras. Quedas são muito perigosas.
    Continuação de boas férias.
    Beijinhos:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para alguém ganhar tem que haver um que perde, Isabel.
      O facto de ser SEMPRE até é bom : Dás uma alegria ao adversário.
      E tu jogas por puro entretenimento, não é ?
      Tenho a certeza que se um dia quiseres ganhar o conseguirás.

      Um beijo e muito obrigado pelo comentário.
      Desejo-te um esplêndido fim de semana.

      Eliminar
  4. Uma foto muito bonita e bem conseguida.
    Não sei jogar, mas gostava.
    Espero que esteja melhor, depois da sua queda.

    Beijos amigo João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Manu.
      Veremos quantos mais vão ser da tua opinião...
      Estou praticamente bom, graças a Deus !
      Um beijo amigo e votos de um fim de semana em beleza.

      Eliminar
  5. Boa noite João, e fizeste uma excelente abordagem do tema. já li que é um talento esse menino... Parabéns pela foto. Beijinho e bfs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pretendi não me focar exclusivamente no tabuleiro.

      Este jovem já tem uma carreira assinalável, sem dúvida.

      Um beijo grato e amigo.

      Eliminar
  6. Uma bela abordagem do tema! As melhoras e boas ferias. Eu ainda não as consegui ter. Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. As palavras que acabo de ler constituem um grande elogio para mim.palavras vindas de ti, Isabel !
    As minhas férias nunca terminam. Já tenho idade para isso suceder...
    Chamo-lhes férias quando saio do Porto e vou para qualquer sítio.

    Quando tiveres férias desejo que sejam magníficas.

    Um beijo muito grato e amigo.

    ResponderEliminar
  8. Duas tarefas que exigem muita concentração: tocar piano e jogar xadrez. Digo eu, que não sei fazer nenhuma delas. Vá lá, sei falar francês, já não é nada mau 😂
    O xadrez trouxe-me à memória 'A Partida de Xadrez' da Maria Helena Vieira da Silva e a 'Novela de Xadrez' do Stefan Zweig, que o João provavelmente já conhece: ambos de alta qualidade, como esta sua fotografia.
    Não gostei de saber que caíu, mas gostei de saber que já está bem e a aproveitar o sol e as águas do Algarve.
    Não tenho comentado, mas venho aqui regularmennte pôr a leitura em dia.
    Boas férias!
    🌼 Um Abraço amigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora viva, MARIA !
      À hora que fizeste o teu comentário estava eu a bater-me com uma sopa de peixe num dos restaurantes do areal da Praia da Rocha, sob muito calor amenizado por vezes por um rajada de vento quente a que o empregado de mesa baptizou de ar condicionado meio avariado !
      ( rs ).
      O atravesar o longo areal para regressar à cama e ao guarda sol custou-me muito devido ao calor e à sopa quente !!!

      Vinguei-me saindo da praia perto das 20:00h !
      Adorei o teu comentário, mas se conheço a obra da Vieira da Silva, não conheço nada de Stefan Zweig. Erro meu de adolescente, claro !
      A água está agora a parecer querer aquecer aqui no Algarve...

      Um beijo muito amigo e grato.

      Eliminar
  9. Aí está a jogada que vai derrubar o adversário! Prevejo xeque-mate em duas jogadas :)
    O tabuleiro mini deu, de certa forma, "força" às peças e à mão que reflete a luz e segura o que me parece ser um bispo. Bonita e cuidada composição como é habitual!
    Continuação de boas férias!! Beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xeque-mate em duas jogadas ?
      - Sabes bem que não acredito em previsões mas agrada-me imenso saber que apreciaste esta imagem.
      Já me considero muito feliz, Lina !!!
      Deu um bocadito de trabalho conseguir este contra luz e não ter reflexos no tabuleiro, realmente.

      MUITO OBRIGADO !

      😍

      Eliminar
  10. Kasparov???
    Jogo terrível!! :)))
    Abraço, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um óptimo pianista !
      Mas Kasparov, não, Pedro Coimbra...
      Grande abraço.

      Eliminar
  11. Já estou com saudades!! Quando é que essas férias acabam?? :):)
    Beijo, esperando que já te estejas quase recuperado do dói-dói.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem paciência...
      Está cá tão bom que seria um pecado venial ir embora !
      Como este ano ficaste em terra é que te deram saudades...
      Estou quase pronto para outro, Lina !
      Obrigado pela tua preocupação.

      😍

      Eliminar
  12. Para te convenceres do que escrevi acima devo dizer-te que cheguei da praia já passavam das 20:00 h !

    ResponderEliminar
  13. A genialidade da imagem, associada à da jogada... e só pode ser uma cheque-mate pela certa!
    A luminosidade e a composição de toda a imagem, estão fantásticas!
    Beijinhos, João! Estimando que se encontre bem, assim como todos os seus!...
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai,Ana...
      Xeque mate ?
      - Nem penso em tal...
      Mas agradeço-te a bondade das palavras !

      😀

      Eliminar
  14. Cheque?!?! É xeque... Estas escritas de teclado inteligentes... às vezes... não são assim tão inteligentes... :-))
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  15. Também me sucede, Ana...

    Por canos Algarves ( entre a Prainha com dois filhos e a Rocha aqui em casa com outro ) está tudo bem, OBRIGADO !

    😘

    ResponderEliminar
  16. Vês, escrevi : cá nos...e saiu canos !...

    ResponderEliminar
  17. Tudo está dito quanto à foto (exce"LENTE"), ao jogador (con"CEM"trado), ao jogo (para inteli"GENTE"s e a ti (sem predicados, o MELHOR de todos os tempos.

    Mil beijinhos com votos de continuação de boa praia,
    Luísa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com tanto elogio, não me espanta que se criem anticorpos, Luísa !

      Mas tudo bem...

      Eliminar
  18. Respostas
    1. Querida Amiga :
      Muito obrigado pela tua opinião que tem muito significado para mim.

      😘

      Eliminar
  19. ... aqui fica em foco dois tipos de concentração em relação ao detalhe : a do fotógrafo na empatia do momento ... e a do jogador na eminência da movimentação da peça ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Rasuras :
      Confesso que não consigo discordar das suas precisas observações.

      Grande abraço e uma vez mais MUITO GRATO !

      Eliminar