.

segunda-feira, 16 de março de 2020

AMENDOEIRA EM FLÔR

© João Menéres



DEPOIS DE DEZENAS DE PESSOAS
EM VILA NOVA DE FOZ CÔA
GARANTIREM QUE JÁ NÃO HAVIA
NENHUMA AMENDOEIRA EM FLÔR,
EU NÃO DESISTI E CONTINUEI
POR MONTES E VALES À PROCURA.
FINALMENTE, A MENOS DE 2KM DO CENTRO URBANO,
DESCOBRI ESTA DE FLÔR BRANCA !
ABRIGADA DO VENTO NORTE PELA
CASA ONDE A ENCONTREI,
RESISTIU ATÉ EU A FOTOGRAFAR...

O QUE EU MAIS DESEJAVA ERA
ENCONTRAR UM AMENDOAL CÔR-DE-ROSA,
MAS ESSES FLORESCEM MAIS CEDO
E A FLÔR É MUITO SENSÍVEL ÀS
VARIAÇÕES CLIMATÉRICAS E
SOBRETUDO AO VENTO E À CHUVA,
ELEMENTOS QUE NÃO FALTARAM
QUANDO ESTAVAM EM PLENA FLORAÇÃO.

18 comentários:

  1. Gosto muito de as ver e este olhar mostra a beleza da mesma!!! Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de me espreguiçar uns dias ( às vezes também é mesmo preciso ! ), cá estou de volta.
      Até no dia 8, que era o GRANDE DIA DA FESTA DA AMENDOEIRA EM FOZ CÔA, tveram que se contentar com as iluminações alusivas na avenida...
      Já nos bastava o corona, raios !...

      Um beijo amigo.

      Eliminar
  2. Mas é uma árvore tão linda. Valeu a persistência, João.
    Bom Dia:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha que encontrar ao menos uma, BEA !
      E esta até é muito bonita...
      Beijo amigo e obrigado.

      Eliminar
  3. Existe sempre, aqui ou além, um/a sobrevivente, não é mesmo?
    É uma árvore muito bonita e... perfumada
    .
    Uma semana feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo menos esta foi resiliente, para minha sorte !

      Um abraço grato.

      Eliminar
  4. Maravilhosa!

    Beijinhos:)) Continuação de boa semana:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é uma só !

      Estou bem ( para já ! ).

      Um beijo amigo, Isabel.

      Eliminar
  5. Lindíssima !!!
    A vida a abrir-se... é o que me parece ver nesta bela imagem...
    Beijinhos, João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas num amendoal é uma sensação EXTRAORDINÁRIA !
      ( Captei a mensagem, mas vou à vida! )

      Tem cuidado contigo, Maria Manuela.

      Beijo amigo.

      Eliminar
  6. Encontrou um autêntica "pepita de ouro" floral. Uma árvore bastante harmoniosa em termos de formato, como em termos de florescências.
    Teve uma grande sorte! É quase como ter encontrado um trevo de quatro folhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por falar em trevo de 4 folhas : Em Castelo Melhor ( lá bem no alto ), bem andei à procura deles.
      É que havia de 3 que me pareciam de QUATRO !..


      Um abraço.

      Eliminar
  7. Valeu a persistência.
    Nunca fotografei amendoeiras em flor, nem sequer vi nenhuma.
    Esta é linda!

    Beijos João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As do Alto Douro e da Beira Alta proporcionam um espectáculo bem superior ao que as do Algarve nos oferecem, Manu.
      Mas é uma flor muito sensível às condições atmosféricas e, portanto, de curta duração.
      Vale a pena pensares vir em 2021 !


      Beijo amigo.

      Eliminar
  8. ... e a primavera entrou-me olhos dentro ... com vestido de Verão de 1985 ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes, a Primavera chega-me pelo telemóvel.
      Quando isso sucede, é uma FELICIDADE !

      😜

      Eliminar