.

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

DIA INVERNOSO

© João Menéres


      Uma Após Uma as Ondas Apressadas

Uma Após Uma
Uma após uma as ondas apressadas
Enrolam o seu verde movimento
E chiam a alva 'spuma
No moreno das praias.

Uma após uma as nuvens vagarosas
Rasgam o seu redondo movimento
E o sol aquece o 'spaço
Do ar entre as nuvens 'scassas.

Indiferente a mim e eu a ela,
A natureza deste dia calmo
Furta pouco ao meu senso
De se esvair o tempo.

Só uma vaga pena inconsequente
Pára um momento à porta da minha alma
E após fitar-me um pouco
Passa, a sorrir de nada.

Ricardo Reis, in "Odes"                   ( Heterónimo de Fernando Pessoa )       

26 comentários:

  1. Uma bela foto e um poema que gostei de ler.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Elvira.
      Ainda bem que gostas de uma e outra.

      Beijo amigo.

      Eliminar
  2. Bom dia

    O Mar sempre foi - e continua a ser - uma divina inspiração para poetas e poetisas. Gostei muito de ler " Estas ondas apressadas "
    .
    Feliz inicio de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E para pintores, também.
      Se eu fosse poeta, tinha aqui uma boa inspiração.
      Cada situação sugere e inspira.

      Um abraço agradecido.

      Eliminar
  3. A onda fez pano de fundo, no momento exato, para o farol. Bravo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu bem esperei que outra onda se abrisse em leque sobre um rochedo...mas nunca isso aconteceu em simultâneo.

      Eliminar
  4. ... uma foto para um poema ... ou um poema para uma foto ... ( belo poema e uma fabulosa foto ... )

    ResponderEliminar
  5. Que bela fotografia a ilustrar o poema de Ricardo Reis.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, Graça !
      Confesso que desta vez a escolha da poesia foi tarefa bem mais árdua do que é habitual.

      Um beijo amigo e grato.

      Eliminar
  6. Nossa, que linda página!
    Foto e poema enamorados, totalmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanta alegria me transmitiste, querida Ana !
      Longa viagem percorreu este teu tão amigo e reconfortante comentário com tão belas palavras que atravessaram o Atlântico e mudaram de hemisfério.

      Muito obrigado e o meu beijo amigo.

      Eliminar
  7. O poema condiz na perfeição com tão belo olhar!!! Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fosse eu poeta, Gracinha...
      Um beijo grato pelas tuas palavras.

      Eliminar
  8. Que foto bonita! Já estive nesse lugar lá à frente a salpicar-me toda.
    Pessoa não é o meu poeta preferido, mas é Pessoa:).
    Boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também lá fui salpicado e várias vezes...Obrigado pelas palavras sobre a imagem.
      Já agora : Qual o poeta da tua preferência ?

      Beijo amigo.

      Eliminar
    2. Eugénio de Andrade mora nas minhas duas mesas de cabeceira. Estou bem guardada:).

      Eliminar
    3. Ainda bem que estás MUITO BEM GUARDADA, BEA !
      Também é um dos meus favoritos ( não esqueço muitos outros, onde incluo o Pablo Neruda )

      Um beijo amigo grato.

      Eliminar
  9. Inverno que anda mesmo arredio de Macau.
    Já quase em Dezembro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se queixem.
      Aqui o Inverno ainda não chegou e o lindo e habitual Outono poucas mostras deu.

      Abraço amigo.

      Eliminar
  10. O farolim ainda resiste às investidas do mar.
    Belo momento. Cheiro de força e tenebroso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas ninguém trata dele.
      Incrível !...
      Grato pela simpatia das palavras.

      Eliminar
  11. Invernoso, sim, bem carregado...
    Mas o sol poente abriu uma clareira, forçou uma brecha e ao de leve coloriu as ondas dos poetas...
    Uma Foto de grande beleza, João, poeta da imagem, de braço dado com o poema de Pessoa !
    Beijinhos.:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Inverno antecipado perturba-me.
      Como hoje, por exemplo, que esteve um dia de chuva !
      Mas, no meio de tanta escuridão, uma LUZ surgiu para eu não desesperar.
      E as tuas palavras TÃO AMIGAS constituem um bálsamo para tanto ( camuflado ) desespero/stress que estas recentes 18 horas por que passei.

      Um beijo MUITO AGRADECIDO, Maria Manuela.

      Eliminar
  12. Poderosa... a foto e a poesia!...
    Uma dupla de excelência, ao mais alto nível, João!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar