.

terça-feira, 16 de abril de 2019

VERTICAIS

© João Menéres




NO VERÃO, OS MASTROS TÊM O BRILHO
INTENSO DO SAL E DA ÁGUA.
E SÃO COMO AS TUAS MÃOS :
LEVEMENTE INQUIETAS,
LEVEMENTE ACESAS,
LEVEMENTE INOCENTES.
NÃO SEI O QUE PROCURO NOS TEUS OLHOS.
TALVEZ UMA PRETÉRITA ADOLESCÊNCIA.
OU UM MAR.
OU UM BARCO FEITO ÀS ONDAS.
O QUE DIGO PODE PARECER PARADOXAL.
ENCOSTADA AO PASSADO,
O CORAÇÃO TORNOU-SE-ME TÃO FRÁGIL
E, SIMULTANEAMENTE, TÃO CRUEL.
MAS OS TEUS OLHOS,
OS TEUS OLHOS PERPETUAM NOS MEUS
A CLARIDADE DAS MANHÃS,
A CHEGADA DOS PÁSSAROS
E ESTE ESTRANHO FASCÍNIO DE TE AMAR.

( Graça Pires, in Poemas Escolhidos / 1990-2011, ed da autora. Não comercializada )

18 comentários:

  1. Fascinou com um interessante olhar e uma bela escolha poética!
    Bj João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é um dos poemas mais belos que me foi dado ler.
      A GRAÇA PIRES dirá se está de acordo com a minha interpretação imagénica com o diálogo entre as verticais e os brancos ( luz ).

      Um BOM DIA, Gracinha.

      Eliminar
    2. Novamente sem sucesso a terceira tentativa de aumentar o corpo da letra na última linha !...

      Eliminar
  2. ( Graça Pires, in Poemas Escolhidos / 1990-2011, ed da autora. Não comercializada )

    ResponderEliminar
  3. Prefiro a foto ao poema. A foto é cortante.

    ResponderEliminar
  4. Quanta verticalidade e elegância na boda apresentada entre a imagem e o poema.
    Bjnhs minhotos aos dois

    ResponderEliminar
  5. Curioso! Sou uma "alminha" muito, mas muito mais dada a prosa, mas este poema? Gostei, sim!:)
    Da foto? O que te parece, Amigo João?!:))

    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu comecei enquanto adolescente a ler às escondidas as MIL E UMA NOITES mas, confesso, entendia tudo.
      Daí passei à Literatura e à Poesia, hábitos que se mantiveram até ao presente momento.
      Mas gosto MUITO de Poesia !
      Considero este da GRAÇA PIRES digno de figurar numa Antologia da Poesia Contemporânea.

      Obrigado por também teres apreciado esta imagem !


      Um beijo amigo.

      Eliminar
  6. O poema é muito bonito. A foto não faz a minha preferência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz por gostares do poema da Graça Pires !

      Ficam já os votos de FELIZ PÁSCOA.

      Um beijo amigo.

      Eliminar
  7. Gosto muito.
    Da Foto e do Poema.

    E até "vejo" em algumas das VERTICAIS uma ténue inquietação, talvez da brisa que passa e me deixa entrever a claridade do sal.
    Serão os mastros de que fala Graça Pires ?
    E com os quais magistralmente iniciou tão belo POEMA ?
    Belíssima escolha. Bem-Haja pela partilha !
    Parabéns aos dois !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do poema, MUITO BELO, é difícil não se apreciar e varola-lo !
      Já a imagem é mais discutível.
      Depende da leitura que dela façamos, é evidente.
      Tu interpretaste-a como eu.
      Assim sendo, nema leve inquietação te escapou !
      Tão pouco, a luz do sal !

      Muito e muito obrigado, Maria Manuela !

      Eliminar
  8. As suas "verticais" a lembrarem os mastros na brancura de uma claridade de manhãs com alguma inocência… Penso que me entende.
    Obrigada pelo carinho com que divulga os meus poemas. Peço desculpa, mas só à 2ª feira é que percorro os blogs. Alguma falta de tempo assim o determinam.
    Obrigada também a todos que gostaram do poema.
    Uma Páscoa cheia de conforto e Paz.
    Um beijo, meu Amigo João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também penso que poema e imagem se entendem bem.
      À ANA FREIRE devo ter chegado até ti, que tanta POESIA incorporas, GRAÇA PIRES.
      O " FUI QUASE TODAS AS MULHERES DE MODIGLIANI " foi o rebuçado que a Ana me estendeu.
      Ficar-lhe-ei sempre muito grato.

      Um beijo para as duas e votos de FELIZ PÁSCOA.

      Eliminar