.

terça-feira, 9 de abril de 2019

O PORTÃO

© João Menéres


ÚLTIMA ESPERANÇA

NÃO OUVES DOBRAR OS SINOS,
NÃO VÊS MEUS OLHOS CHORAR ?!
É MINHA ÚLTIMA ESPERANÇA
QUE SE VAI A ENTERRAR !

LEVA UM SORRISO MAGOADO
NOS LÁBIOS ROXOS E FINOS...
NÃO VÊS MEUS OLHOS CHORAR,
NÃO OUVES DOBRAR OS SINOS ?!

( António Botto, in Cantares, na pág. 362, da POESIA, ed. Assírio & Alvim / 2018 )

OBSERVAÇÂO : 
Se olhar para a luz e pensar em Outubro próximo, este poema não seria tão triste.
Cantaria sim, a alegria da esperança de um PORTO MEU.




18 comentários:

  1. Realmente um portão e um post muito tristes.
    Aquele abraço solidário

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tão triste assim, Pedro Coimbra...
      Digo eu...

      Caloroso abraço.

      Eliminar
    2. POR ARTES DO DIABO ( CONTINUO UM TÓTÓ ! ), APAGUEI O COMENTÁRIO DA LUÍSA...
      MAS SALVOU-SE A MINHA RESPOSTA :


      Estou triste por não publicares os comentários que te deixo, Lu´sa.
      De resto, ando feliz com o muito trabalho.
      Aflito, só com a velocidade com que os dias passam.
      ...e qualquer dia já é Outubro !

      Um beijo com um dia incerto. Fará algum sol ?



      Eliminar
    3. Não tenho comentarios teus!!!!!
      Publico sempre quando entram mo blog! Algo se passa🌹❤️

      Eliminar
  2. Uma imagem poética. No Porto ou em São Paulo.

    ResponderEliminar
  3. Enquanto houver sombras assim, seja lá de que portão for... é porque o Sol existe.
    E com ele a Esperança de cada dia.

    João, deixe-se lá de tristezas destas.
    Parecendo que não, até comovem.
    Beijinhos por entre nuvens esperançadas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é isso mesmo, Maria Manuela !
      Se há sombras ( e também são bem recebidas ) é porque o Sol não falta !
      Eu não tenho essas tristezas.
      As minhas sombras moram na falta de tempo ( felizmente, por um lado ).

      Mas já sofri e ainda vou sofrer muitas tristezas...
      Mas procuro tudo ultrapassar com um sorriso que desejo não se apague tão cedo.

      Um beijo já ao fim da manhã, e o meu particular e especial MUITO OBRIGADO, Maria Manuela.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. E não deu para o colocar na diagonal...
      Fiquei-me, por isso, pelo paralelismo da bandeira.

      Um abraço amigo.

      Eliminar
  5. Não entendi a observação:), portanto, acho o poema triste. Não me diga que esse portão fechado e tão bonito pertence a um cemitério...se sim, parece mal empregado a guardar quem nunca pode sair e nem pode vê-lo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não BEA.
      É um dos portões da Escola Superior de Belas Artes.
      É bom que os trabalhos expostos no jardim não sejam surripiados.
      Outubro será o lançamento de um novo livro !

      Um beijo e muito obrigado.

      Eliminar
    2. Ah! Assim, sim. Estava a achar dramático em demasia e muita perda.
      Boa! Um novo livro é pedaço de futuro no presente e o inverso.
      Parabéns antecipados. E muito fôlego para gozar o livro.

      Eliminar
  6. Belo ângulo de registo pois sai do habitual!
    Quanto ao poema... Gosto!!! Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo amável comentário.
      O poema é de uma beleza incrível.
      Se não acontecessem tristeza, não criamos o devido valor aos momentos de pura ALEGRIA...

      Um beijo amigo.

      Eliminar
  7. Excelente oportunidade e que fotograficamente foi muito bem aproveitada.
    O portão, na sua sombra, ficou muito bem retratado.

    ResponderEliminar
  8. ... ora aqui está um poema de ler e reler e quanto ao portão ... pede meças às rendas de bilros em beleza apresentada ... mesmo na diagonal eu continuo de olhos presos nos ferros e nas letras ...

    ResponderEliminar