.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

QUASE PUDOR


© João Menéres


NU SENTADO NO DIVÃ


AGORA, QUE TOMEI BANHO
E ME PERFUMEI COM INFUSÃO DE ROSAS,
PODES VIR PINTAR O MEU RETRATO.
SENTO-ME DE LADO.
NÃO QUERO QUE MOSTRES
AS CURVAS TODAS DO MEU CORPO,
NEM QUE DESVENDES A MAIS ÍNTIMA
NUDEZ DE MINHAS SEDES.

TENHO SOB A PELE A MÁSCARA DA INIBIÇÃO
ONDE ESCONDO O ANSEIO MUNDANO
DE COLORIR O DESACERTO DOS MEUS PASSOS.

POR ISSO, RETOCA DEVAGAR O RECORTE DOS LÁBIOS,
O DESENHO DOS OLHOS E ESTE QUASE PUDOR
QUE O GUME DO TEMPO TECEU EM MEU SORRISO.

( GRAÇA PIRES, in  Fui quase todas as mulheres de Modigliani, de poética edições /
oferta gentil da amiga Ana Freire, por ocasião do meu aniversário que assim
me facultou conhecer esta brilhante autora ).

26 comentários:

  1. Ao acordar deparei-me com uma quase duvida: desfocou ou centrou a lente no poema?
    Que alivio senti ao ver que, mais uma vez, há uma aliança perfeita entre o teu olhar e o poema escrito.
    Bjnhs a ambos. Parabéns

    ResponderEliminar
  2. Harmonia PERFEITA entre o olhar e as palavras!!! O meu aplauso!

    ResponderEliminar
  3. Pura arte... nesta fusão incrível... resultando em algo único...
    Excelente post !
    Parabéns a ambos.
    Beijinhos.:)

    ResponderEliminar
  4. O que mais posso dizer? Além de ser um fotógrafo excelente (adoro fotografias a preto e branco) e este seu "quase pudor" com que ilustrou esta mulher que o meu poema põe a falar, é uma pessoa muito cativante na forma como faz tudo isto. Bem-haja!
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  5. O post fala por si...
    Não carece de comentário
    muito menos de reparo
    Paro
    perante a beleza
    e me curvo

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Parabéns à Graça Pires que é poeta. E ao João que ilustrou o poema.

    ResponderEliminar
  7. LUÍSA

    Esta imagem foi um tanto tratada, naturalmente.
    Ajustar-se-ia talvez melhor à poesia NU ADORMECIDO, incluído no mesmo livro da Graça Pires.


    Um beijo amigo.

    ResponderEliminar
  8. GRACINHA

    Quanta simpatia a tua !...


    Um beijo, boa amiga.

    ResponderEliminar
  9. MARIA MANUELA

    Pela parte que me toca, muito obrigado, Maria Manuela.
    Mas, como disse à LUÍSA, teria sido mais acertado da minha parte se tivesse escolhido o NU ADORMECIDO.


    Um beijo muito amigo.

    ResponderEliminar
  10. GRAÇA PIRES

    O meu "forte" não é o preto e branco.
    Mas pareceu-me que neste caso seria uma opção escapatória.
    Sinceramente, cativante é a tua poesia !

    Um beijo grato por não me ralhares.

    ResponderEliminar
  11. AGOSTINHO

    Sensibilizado, pelo seu comentário, fica aqui salientar a a razão do meu agradecimento :

    "Paro
    perante a beleza
    e me curvo


    Abraço retribuído.

    ResponderEliminar
  12. BEA

    Os parabéns são especialmente dirigidos à GRAÇA PIRES !

    A quota parte restante são por mim devidamente agradecidos, naturalmente.


    Um beijo amigo.

    ResponderEliminar
  13. Ficou um conjunto bem interessante:))

    Beijinhos e boa semana:))

    ResponderEliminar
  14. ISABEL

    Muito obrigado pelo teu simpático comentário.

    Um beijo amigo.

    ResponderEliminar
  15. Sensibilidade no seu expoente máximo, João Menéres.

    ResponderEliminar
  16. PEDRO COIMBRA

    Um comentário que me deixa muito satisfeito e também muito feliz !

    Muito obrigado e um abraço.

    ResponderEliminar
  17. Gostei da sua resposta. Bravo, João.

    ResponderEliminar
  18. ... difusa no tempo e visão ... límpida e cintilante no verso ...

    ResponderEliminar
  19. RASURAS

    E não é que eu AINDA FICO ESPANTADO com o nível dos seus comentários ?

    Estão a merecer uma antologia !

    Abraço enorme !

    ResponderEliminar
  20. Uma homenagem à nossa Graça Pires muito bem merecida.
    A foto está super!
    beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
  21. Isto agora é assim?
    Já se pode publicar fotografias deste tipo?
    Já não é preciso colocar bolinha vermelha no canto superior direito?
    O mundo começa a estar perdido...
    :-D

    ResponderEliminar
  22. Maravilhoso este momento poético da Graça, magistralmente traduzido na sua imagem, João!...
    Fico super feliz, que tenha apreciado assim tanto o livro... mas o talento da Graça... assim o exige!... :-D
    Beijinhos para ambos!
    Ana

    ResponderEliminar
  23. CONTO NO DOMINGO RESPONDER E AGRADECER AOS COMENTÁRIOS DE QUE ESTOU EM FALTA.

    ResponderEliminar