.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

INVERNO

© João Menéres



AINDA POR CÁ NINGUÉM REPAROU,
MAS O INVERNO CHEGOU HÁ MUITO !



A pálida luz da manhã de Inverno

A pálida luz da manhã de Inverno,
        O cais e a razão
Não dão mais esperança, nem uma esperança sequer,
        Ao meu coração.
        O que tem que ser
Será, quer eu queira que seja ou que não.
No rumor do cais, no bulício do rio
        Na rua a acordar
Não há mais sossego, nem um vazio sequer,
        Para o meu esperar.
        O que tem que não ser
Algures será, se o pensei; tudo mais é sonhar.

Fernando Pessoa

17 comentários:

  1. Uma foto muito bonita, um instantâneo das esquinas da água.
    E um poema algo difícil e desencantado de Pessoa, o dito Fernando com outros nomes.
    Bom Fim de Semana:)

    ResponderEliminar
  2. Uma foto incomum e belíssima, João !!!
    Vestes de água cobrem a manhã de Fernando Pessoa num casamento perfeito !...
    Uma bela forma de apresentar a chegada do Inverno no calendário...
    Beijinhos.:)

    ResponderEliminar
  3. Uma foto magistral digna de aplauso e e que elogio. Deixando:- Votos de um … FELIZ NATAL … FESTAS FELIZES EM PAZ e AMOR
    ..
    *** Que nunca se apague a chama do amor e da solidariedade. - { Poetizando e Encantando} ***

    ResponderEliminar
  4. BEA

    EDUARDO

    MARIA MANUELA

    GIL ANTÓNIO


    Lamento MUITO não agradecer individualmente e, ainda por cima, tinha aqui pano para mangas, pois assim me proporcionavam os os comentários tecidos a com fio de ouro.
    E amanhã praticamente estou ausente...

    Beijos / Abraços imensamente gratos.

    ResponderEliminar
  5. Esta "invernia" eu não sei onde é. Mas ela mete respeito. A água cai mesmo à séria.

    O efeito arrastado da água ficou muito bem concretizado e evidenciado.

    ResponderEliminar
  6. Moro no inverno naaoor parte das estações!
    Beijinhos minhotos

    ResponderEliminar
  7. b>REMUS

    e

    LUÍSA>/b>

    Pois habitualmente é um ribeirito, mas desta vez tudo galgou e até escada desceu e veio pelo caminho da ponte destinada a peões !
    Tive que usar o pesado tripé e molhar bem os sapatos.
    É o Codeçosso ( ou Rio da Vila ) que nasce em Celorico de Basto.

    Um abraço e um beijo.

    ResponderEliminar
  8. Não sei o que dizes, apenas João que gostei imenso.

    Beijos e tudo de bom para ti e todos os teus

    ResponderEliminar
  9. A minha insdisponibilidade fotográfica própria, não me torna necessariamente insensível ou indiferente à verdadeira Arte fotográfica alheia. Base em que o estimado João Menéres me merece, desde sempre, uma particular e referente atenção como fotografo. Inclusive reparei que nos últimos tempos fez umas fotos do "meu" Alentejo, que confessamente me fizeram e fazem positiva inveja. Se a isso adicionarmos o bom humor, a particular cultural modo geral, no fundo a excelência pessoal e generosidade humana, termina sendo com reiterado e incansável prazer que digo ser para mim uma verdadeira honra ter descoberto, começado automaticamente a seguir este "Grifo Planante", com enquanto tal acrescida honra por ter correspondente seguimento do meu próprio blogue, por parte do estimado João Menéres, ainda que desde logo pelas minhas recorrentes e por vezes longas ausências, eu mesmo não corresponda em pleno a esta última honra.

    De qualquer modo, estando eu agora aqui, precisamente após uma continua e plena ausência de meses também aqui do Blogger, não quis perder a oportunidade de dizer tudo o transacto, a que não menos oportunamente, dada a quadra que atravessamos, acrescem os meus votos de:

    Feliz Natal e excelente Novo Ano de 2019

    VB

    ResponderEliminar
  10. FATYLY

    Não sabes o que digo ?
    Não alcanço o teor destas tuas palavras, palavra.
    Mas, já agora, esse ribeiro que desagua no Tâmega também é conhecido pelo FREIXIEIRO.

    Muito obrigado pela amabilidade das tuas palavras.

    Um beijo com um sabor a PAPAI NOEL.

    ResponderEliminar
  11. VICTOR BARÃO

    Sou obrigado a admitir que só esta quadra natalícia levou o meu amigo a ser profundamente generoso nos elogios que me dirige.
    Naturalmente que os agradeço, mas fico sem jeito, meucaro.

    Desejo que no ano que se aproxima a sua vida profissional lhe corra da forma como deseja.
    Em breve, terá AQUI mais uma do seu amado Alentejo.
    É a melhor forma que encontro para procurar retribuir as suas palavras.

    FELIZ NATAL E UM EXCELENTE 2019.

    ResponderEliminar
  12. Escrevi mal amigo em vez de "dizes" queria escrever "dizer"...ai, ai:)))

    Beijinhos e boas festas

    ResponderEliminar
  13. O transbordante talento de Pessoa, muito bem harmonizado com esta imagem tão bela, quanto surpreendente!...
    Espero que não tenha corrido grandes riscos a tirar esta foto, João... pois a corrente, mete algum respeito!
    Ficou lindo este véu de água!...
    Beijinhos! Festas Felizes!
    Ana

    ResponderEliminar
  14. FATYLY

    Não sou bruto e compreendi o engano.
    Nunca te preocupes com tais dissonâncias.

    FELIZ NATAL e um beijo amigo.

    ResponderEliminar
  15. ANA FREIRE

    Não corri risco algum !
    Apenas sabia que ia molhar os sapatos.

    OBRIGADO pelo comentário.

    FELIZ NATAL ( sempre ! ) e um beijo amigo.

    ResponderEliminar