.

terça-feira, 5 de junho de 2018

VITRAIS / ROUEN

© João Menéres


EM ROUEN, ALÉM DA CATEDRAL
( DE QUE O IMPRESSIONISTA MONET
PINTOU CERCA DE 30 TELAS), 
PODEMOS APRECIAR 
A IGREJA ST-MACLOU DE ESTILO GÓTICO,
A IGREJA ST-OUEN, TAMBÉM DE ESTILO GÓTICO
E COM BELOS VITRAIS DO SÉC XIV.

JUNTO À PLACE DI VIEUX MARCHÉ,
ENCONTRA-SE A POLÉMICA 
IGREJA DE SANTA JOANA D'ARC, NO EXACTO LOCAL
ONDE A HEROÍNA FOI MORTA.
13 BELOS VITRAIS NA FACHADA NORTE
DEVEM MERECER A ATENÇÃO
DE QUEM VISITAR ROUEN
E A SUA ARQUITECTURA ESTILO NORMANDO.




32 comentários:

  1. Que bela fotografia! Parabéns. Não estive em Rouen mas dá para entender que muito perdi.Para além da beleza dos vitrais, a arquitectura é notável.

    ResponderEliminar
  2. Para quem gosta de vitrais como eu, isto é um colírio para os olhos.

    ResponderEliminar
  3. Beijinho colorido e cristalino pela foto e explicação

    ResponderEliminar
  4. Há nos vitrais uma sedução irresistível, especialmente se beijados pelo Sol.
    Gostei de ver.
    Abraço, JM.

    ResponderEliminar
  5. ELVIRA

    Tens bom gosto, Elvira !


    Um beijo grato.

    ResponderEliminar
  6. GRACINHA

    Eu procuro variar para tentar agradar a alguém, pelo menos de vezes quando...


    Um beijo amigo.

    ResponderEliminar
  7. RUI PIRES

    O conjunto dos vitrais é fantástico.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. FRANCISCO OLIVEIRA

    Concordo inteiramente !

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. BEA

    E em Honfleur ?
    Há muitas fachadas no género.
    O ruído das gaivotas junto ao porto é que é assustador...



    Um beijo amigo e grato.

    ResponderEliminar
  10. PEDRO COIMBRA

    Gostei de saber !


    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. LUÍSA

    Sabes bem que quando tenho mais um tempinho escrevo umas linhas...


    Um beijo muito amigo.

    ResponderEliminar
  12. AGOSTINHO

    Mas para os fotografar, prefiro que o sol não incida directamente.



    Um abraço amigo e grato.

    ResponderEliminar
  13. xiiii... tanto vitral neste interior modernaço. Se eu fosse crente, não me agradaria esta arquitectura para local de culto...não tem aquele "quê" que só o tempo pode dar, nem o ambiente austero, ainda que opulento das verdadeiras catedrais. O espaço é bonito e agradável, mas falta-lhe contexto...se é que me consigo explicar. Já à fotografia não lhe falta nada...tem lá tudo...até os treze vitrais que eu contei bem contadinhos.

    ResponderEliminar
  14. L. REIS

    Não sabia que eras capaz de contar para lá de 5 !

    Vou escrever sem ser por símbolos :

    GARGALHASTE ?

    BjKa.

    ResponderEliminar
  15. Olá, João, quanto tempo! Prazer em recebê-lo.
    Bem, quanto aos vitrais dessa bela igreja adorei, postei no meu outro blog 'Das Artes' Uma matéria sobre essa antiga e linda técnica. E sou apaixonada por arquitetura, também. Gostei de suas postagens, vou andar mais um pouco por aqui para recordar seu blog.
    Beijo, amigo! Deixando um link pra você dos vitrais das igrejas, veja como gosto!

    https://taislc.blogspot.com/2010/11/vitral-um-pouco-da-historia.html

    ResponderEliminar
  16. Esta fotografia é uma panorâmica?
    Ao olhar para ela, fico com essa sensação.

    Mas seja ou não seja panorâmica, isso não é importante. O que é importante, é que esses vitrais são realmente magnânimos. E também imagino que à criançada, não é permitido jogar à bola lá fora. Porque caso contrário, esses vitrais estariam em perigo.
    :-D

    ResponderEliminar
  17. TAIS

    E em Portugal não te faltam vitrais !
    Uns antigos e vários mais contemporâneos.
    É bom conhecer esta Arte !
    Tive a sorte de um grande pintor, também autor de tapeçarias e de vitrais ter sido meu amigo.
    Despertou muito a minha curiosidade e limou a minha sensibilidade.
    Na primeira ocasião ( hoje não... ), irei visitar com muito prazer o teu blog vitral-um-pouco-da-historia !

    Um beijo de uma amizade com anos.

    ResponderEliminar
  18. REMUS

    Esta foi feita com a Panasonic / LUMIX ( objectiva Leica ) e utilizando o formato panorâmico.

    Na Igreja do Foco, ( vitrais do Júlio Resende ) as crianças não jogam à bola...
    Os painéis de azulejos ( por este país fora ! ) é que são o alvo preferido para crianças e adultos acertarem com pedras...
    Vândalos por ignorância, digo eu.

    ResponderEliminar
  19. Polémica... sem dúvida... pelo estilo que não terá reunido consensos, certamente próximo de outros edifícios históricos... ao bom estilo CCB, nas proximidades do Mosteiro dos Jerónimos, na altura da sua construção...
    Os vitrais fazem um efeito extraordinário!
    Belíssimo o ângulo, que praticamente parece percorrer todo o seu interior...
    Beijinhos, João! No fim de semana, virei com mais tempo ver os demais posts, que se me escaparam por aqui, visto que amanhã, deverei estar off-line todo o dia...
    Ana

    ResponderEliminar
  20. ANA FREIRE

    O que será mais polémico é a fachada !
    Seguramente que não é pelos vitrais que o gato vai às filhoses...

    Acho que estás em dia, Ana !
    Bom amanhã tenho outra nova imagem e sábado também.

    Viste como choveu a cântaros na Luz ?
    Eu fugia logo !!!

    Um beijo muito amigo e grato.

    ResponderEliminar

  21. Um encanto de cor e luz !

    Acho lindo o contraste. A imponência dos vitrais assim encastoados na fachada... e a singeleza das linhas modernistas do espaço... que até parece prestar-lhes homenagem.
    Gosto muito deste interior despojado e enriquecido pela solenidade do gótico do vitral.
    E acho que os dois estilos, interiormente, convivem lindamente como o João nos mostra nesta brilhante fotografia.
    Beijinhos e Parabéns !

    ResponderEliminar
  22. MARIA MANUELA

    Ao teu comentário, por tão correcto, só posso dizer : MUITO OBRIGADO, AMIGA !

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  23. ... grato pelo magnífico olhar que nos traz beleza de de longe para tão perto ...

    ResponderEliminar
  24. RASURAS

    De uma forma ou outra, é essa a minha intenção.

    Abraço grato.

    ResponderEliminar
  25. L. REIS

    Sabes que um octogenário ( já de meia idade ) tem que queimar os últimos cartuchos.


    BjKa.

    ResponderEliminar