Eu não gostaria de lhe estragar a ilusão de que estes magotes de turistas escolheram, racional e fundadamente, o Porto pelas suas características singulares e de beleza. Não creio. Portugal e o Porto, em particular, fazem parte da agenda das agências de viagens, após a instabilidade se ter instalado na bacia mediterrânica - tão só. E até um dia... Valeria a pena saber quantos destes viandantes indiferenciados visitam, por exemplo, o Museu Soares dos Reis ou a Casa de Guerra Junqueiro. Porque o itinerário deles, como em Lisboa, é, com certeza chapa-zero: Torre dos Clérigos, Palácio da Bolsa, Ribeira... Mas gostei muito da sua fotografia!
E aquela 1ª árvore ainda meio pintada de Outono ? E como ela olha a Torre e a Lua já meio desfeita e transparente !... Tá bem que seja um flare mas para mim continua a ser lua... (1ª sensação) Uma delícia de enquadramento ! Gosto muito destes locais emblemáticos assim captados, cheios de vida cantante a seus pés... e com as sombras que tudo ampliam... Parabéns ! Beijinhos.:))
Museu Soares dos Reis ? Casa Museu Guerra Junqueiro ? - Não, não tenho ilusões !... E 90 % dos turistas que conhecem Serralves é porque o bus pára lá uns instantes para ouvirem dizer que o Museu é projecto do Siza !... Um passeio pela Ribeira, uma visita ao Palácio da Bolsa e à Igreja Monumento de S, Francisco, uma mirada à Torre dos Clérigos e um passeio pela marginal atlântica, comer uma francesinha e deambularem por algumas ruas mais , já é o suficiente para quererem cá voltar. E nós, quando vamos lá fora, apenas com um ou dias para visitarmos uma cidade, o que fazemos ?
Acredito que parte deles ouvem com empenho partes importantes da nossa História, E a Estação de S. Bento está ali mesmo à mão... Quantos de nós já subiram até ao cimo da Torre dos Clérigos ? - Pois vejo muito turista a escalarem !
Têm deixado uma receita apreciável, o que não de somenos importância. O pequeno comércio tem-se desenvolvido imenso. Precisamos que o turismo ainda seja mais expressivo ! Os hoteis de 4 e de 5 * estão quase sempre lotados ! E novas unidades hoteleiras estão a abrir e outras a ampliarem a sua área,
Eu que ainda só espreitei o Palácio da Bolsa (pareceu-me de interesse e beleza, mas não posso garantir), digo que tanto turista me parece um bocadinho mal. No verão, é debandada geral. As pessoas parece que só estão bem no estrangeiro. Em todo o lugar há multidões. Penso por vezes se não será moda esta migração estival. Gostava que fosse interesse de verdade. Mas concordo com quem diz que o turista só conhece determinados pontos de referência. Só que me parece que é mesmo para ser assim. Não há tempo para mais. E o posto de turismo serve para informar isso mesmo. Fica muito por ver? Pois, mas ficaria sempre. Bom feriado
Só pelo Pátio das Nações já vale a visita ! E logo à entrada tens a Biblioteca ( que apreciarás da porta...). Depois tens o Salão Árabe, a Sala dos Retratos, a clarabóia majestosa e tantos outros motivos de interesse indesmentível... Há que distinguir o turista que vem integrado num grupo daquele que vem à aventura por sua conta e risco e que, por norma, dispõe de muito mais tempo. Este, sim, vai procurar informações no Posto de Turismo.
Um beijo, minha amiga ( Amanhã parece que vai pingar e até Domingo ).
A fotografia tem a particularidade de juntar três elementos indissociáveis: o património edificado, o homem (dois grupos) e o verde botânico (canteiro e árvore). Na última vez que fui ao Porto fiquei surpreendido pelos magotes de turistas estrangeiros armados de "maquinaria" e ténis calçados a "espiolhar" tudo o que os guias e roteiros recomendam. Soube-me a exagero, mas também experimentei um sentimento de tristeza por saber que, em contraponto, a grande maioria dos portugueses não faz a mínima ideia do país que tem. Abraço.
Muito pertinente a sua observação sobre o facto de a grande maioria dos portugueses não faz a mínima ideia do país que tem. E como são imensos e igualmente variados ( desde a Natureza ao Património ) a tristeza sentida é muito grande.
Por mim, já deveriam estar todos nas suas casas e não andarem a incomodar as pessoas de bem que têm que se esfalfar a trabalhar e ainda têm que levar com o ar feliz e despreocupado desta gente! Acho mal! :):)
Um enquadramento super bem escolhido, e uma luminosidade lindíssima, e muito bem aproveitada... em todos os detalhes da foto! Tal como Lisboa... o Porto, está bem na moda!... E recomenda-se!... Beijinhos Ana
... já formulei ideia noutra foto sobre o tema ... há que retirar os dividendos destas visitas ... tanto do ponto de vista cultural como económico... e não há dúvidas que é sempre um prazer revisitar o Porto pelos seus olhos ...
Eu não gostaria de lhe estragar a ilusão de que estes magotes de turistas escolheram, racional e fundadamente, o Porto pelas suas características singulares e de beleza. Não creio. Portugal e o Porto, em particular, fazem parte da agenda das agências de viagens, após a instabilidade se ter instalado na bacia mediterrânica - tão só. E até um dia...
ResponderEliminarValeria a pena saber quantos destes viandantes indiferenciados visitam, por exemplo, o Museu Soares dos Reis ou a Casa de Guerra Junqueiro. Porque o itinerário deles, como em Lisboa, é, com certeza chapa-zero: Torre dos Clérigos, Palácio da Bolsa, Ribeira...
Mas gostei muito da sua fotografia!
E o tempo para eles está maravilhosos.
ResponderEliminarUm abraço e boa semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros
Pois...
ResponderEliminarE eu diria completando o que escreveu o Jorge Pinheiro: Pois, pois
ResponderEliminarO que não se estranha pois a cidade é maravilhosa e há inúmeros locais a visitar e ainda ... com muita gente hospitaleira!!!bj
ResponderEliminarMas eles andam em manada...
ResponderEliminarAposto que muitos desses turistas ficam a conhecer coisas do Porto, que eu nem faço a mais mínima ideia que existem.
Bela composição. Enquadramento muito bem cuidado e excelente controlo da luminosidade. Até gostei daquele flare que aparece no lado esquerdo.
Quando o sentido de crescimento se faz a passear...
ResponderEliminarQue venham muitos turistas!
Linda, Linda !...
ResponderEliminarE aquela 1ª árvore ainda meio pintada de Outono ?
E como ela olha a Torre e a Lua já meio desfeita e transparente !... Tá bem que seja um flare mas para mim continua a ser lua... (1ª sensação)
Uma delícia de enquadramento !
Gosto muito destes locais emblemáticos assim captados, cheios de vida cantante a seus pés... e com as sombras que tudo ampliam... Parabéns !
Beijinhos.:))
APS
ResponderEliminarMuseu Soares dos Reis ?
Casa Museu Guerra Junqueiro ?
- Não, não tenho ilusões !...
E 90 % dos turistas que conhecem Serralves é porque o bus pára lá uns instantes para ouvirem dizer que o Museu é projecto do Siza !...
Um passeio pela Ribeira, uma visita ao Palácio da Bolsa e à Igreja Monumento de S, Francisco, uma mirada à Torre dos Clérigos e um passeio pela marginal atlântica, comer uma francesinha e deambularem por algumas ruas mais , já é o suficiente para quererem cá voltar.
E nós, quando vamos lá fora, apenas com um ou dias para visitarmos uma cidade, o que fazemos ?
Não podemos querer tudo, meu caro...
FRANCISCO OLIVEIRA
ResponderEliminarAmanhã começa chover, mas os turistas não se importam muito.Não contavam com esta verão sem fim...
Um abraço agradecido pelo seu regresso.
JORGE
ResponderEliminarEDUARDO
É verdade (pois ).
GRACINHA
ResponderEliminarConcordo que temos um certo jeito para receber e para tentar que nos entendam.
Só o Parque da cidade requer parte de um dia, não achas ?
Um beijo grato.
REMUS
ResponderEliminarAcredito que parte deles ouvem com empenho partes importantes da nossa História,
E a Estação de S. Bento está ali mesmo à mão...
Quantos de nós já subiram até ao cimo da Torre dos Clérigos ?
- Pois vejo muito turista a escalarem !
Agradeço a apreciação à imagem.
LUÍSA
ResponderEliminarTêm deixado uma receita apreciável, o que não de somenos importância.
O pequeno comércio tem-se desenvolvido imenso.
Precisamos que o turismo ainda seja mais expressivo !
Os hoteis de 4 e de 5 * estão quase sempre lotados !
E novas unidades hoteleiras estão a abrir e outras a ampliarem a sua área,
Um beijo muito amigo.
Eu que ainda só espreitei o Palácio da Bolsa (pareceu-me de interesse e beleza, mas não posso garantir), digo que tanto turista me parece um bocadinho mal. No verão, é debandada geral. As pessoas parece que só estão bem no estrangeiro. Em todo o lugar há multidões. Penso por vezes se não será moda esta migração estival. Gostava que fosse interesse de verdade.
ResponderEliminarMas concordo com quem diz que o turista só conhece determinados pontos de referência. Só que me parece que é mesmo para ser assim. Não há tempo para mais. E o posto de turismo serve para informar isso mesmo. Fica muito por ver? Pois, mas ficaria sempre.
Bom feriado
BEA
ResponderEliminarSó pelo Pátio das Nações já vale a visita !
E logo à entrada tens a Biblioteca ( que apreciarás da porta...).
Depois tens o Salão Árabe, a Sala dos Retratos, a clarabóia majestosa e tantos outros motivos de interesse indesmentível...
Há que distinguir o turista que vem integrado num grupo daquele que vem à aventura por sua conta e risco e que, por norma, dispõe de muito mais tempo. Este, sim, vai procurar informações no Posto de Turismo.
Um beijo, minha amiga ( Amanhã parece que vai pingar e até Domingo ).
Merece ser conhecida em qualquer época do ano.
ResponderEliminarAquele abraço
PEDRO COIMBRA
ResponderEliminarE é imensamente visitado !
Muito obrigado.
A fotografia tem a particularidade de juntar três elementos indissociáveis: o património edificado, o homem (dois grupos) e o verde botânico (canteiro e árvore).
ResponderEliminarNa última vez que fui ao Porto fiquei surpreendido pelos magotes de turistas estrangeiros armados de "maquinaria" e ténis calçados a "espiolhar" tudo o que os guias e roteiros recomendam. Soube-me a exagero, mas também experimentei um sentimento de tristeza por saber que, em contraponto, a grande maioria dos portugueses não faz a mínima ideia do país que tem.
Abraço.
AGOSTINHO
ResponderEliminarMuito pertinente a sua observação sobre o facto de a grande maioria dos portugueses não faz a
mínima ideia do país que tem.
E como são imensos e igualmente variados ( desde a Natureza ao Património ) a tristeza sentida é muito grande.
Um abraço agradecido por esta achega.
Por mim, já deveriam estar todos nas suas casas e não andarem a incomodar as pessoas de bem que têm que se esfalfar a trabalhar e ainda têm que levar com o ar feliz e despreocupado desta gente! Acho mal!
ResponderEliminar:):)
Nessa perspectiva, tens toda a razão !
ResponderEliminarEu estava no TRABALHO !
Vamos dar uma voltinha ?
Uma bjKa.
Um enquadramento super bem escolhido, e uma luminosidade lindíssima, e muito bem aproveitada... em todos os detalhes da foto!
ResponderEliminarTal como Lisboa... o Porto, está bem na moda!... E recomenda-se!...
Beijinhos
Ana
ANA
ResponderEliminarAgradeço-te o comentário que muito me satisfez.
E há outras cidades que também conhecem o fenómeno do Turismo...
PORTUGAL está mesmo na moda !
Um beijo grato e amigo.
... já formulei ideia noutra foto sobre o tema ... há que retirar os dividendos destas visitas ... tanto do ponto de vista cultural como económico... e não há dúvidas que é sempre um prazer revisitar o Porto pelos seus olhos ...
ResponderEliminarRASURAS
ResponderEliminarSó lhe posso agradecer o comentário e a sua concordância no saber aproveitar as oportunidades !
Um abraço dias antes de um intervalo no vôo deste grifo que plana.
e eu so posso te mandar um enorme beijo!!!!
ResponderEliminarMYRA
ResponderEliminarE eu posso agradecer com outro de volta ?
Admiração para o seu belo mundo.
ResponderEliminarDesejo a todos o melhor.
Saudação e abraço.
Do Japão, ruma ❃
RUMA
ResponderEliminarMuito me alegra ter voltado AQUI e comentado !
Saudações amigas