No entanto ela tem muito para Ver. É claro que muita gente, como se diz frequentemente - "hoje em dia"- prefere a facilidade de leitura e selfies bonitinhas. Abraço.
Não me surpreende... Na minha opinião a fotografia tem um ar de artificial. Nota-se na zona do contorno do pescador uma auréola mais clara, o que dá a ideia que existiu na fotografia algum nível de tratamento que puxou pelas cores ou pela luz. Penso que se o desafio fosse algo ligado ao por do sol, que ela teria muito mais sucesso do que num desafio ligado a instrumento de pesca.
Mas a partir de que esta coisa da Arte tem o seu grandessíssimo quê (Q) de subjectivo, muitas vezes a começar logo no que se considera ou não Arte; sequência de que depois podem ainda entrar e por norma entram mesmo mais uma serie de critérios entre o objectivo e o subjectivo, designadamente no que num concurso se refere a seleccionar e/ou a eleger esta ou aquela outra obra como preferencial ou não. Enfim, isto generalizando muito, porque na circunstancia desconheço em concreto o contexto e a sequência em que os referidos "ilustres participantes/votantes não apreciaram esta imagem..."
Em todo o caso deixo os meus parabéns pela foto e os meus votos dum excelente final de semana
Explosiva cor que reflete no charco rochoso! Bendita luz que ilumina os pescadores! Surpreendente olhar que tudo capta numa só fotografia! Mil beijinhos de Parabéns!
(Lá, no sítio da votação, há olhares que vivem depressa e esses, nao conseguem planar pr observar o teu olhar...)
E mais : Estou convicto que a maioria se limita a ver os selos que aparecem na altura da votação... Eu como amplio TODAS que vão aparecendo ao longo da semana, tenho tempo para VER, OLHAR e SELECCIONAR.
Eu sei que abre e amplia ! Confesso que continuo a não ver auréola nenhuma ! A única coisa que alterei para esta postagem foi em termos de luminosidade : abri um pouco. Mas realmente, eu podia ter fotografado apenas um anzol !... Mas que quer, eu gosto, de quando possível, "contar" uma história e neste caso foi o filho a acompanhar o pai no seu hobby.
Muito grato lhe fico pelo teor das considerações e por ser mais um a gostar, claro ! Mas sabe, este meu "rosário" já vem muito de trás !...
Sugiro que se inscreva no Flinpo e participe sempre que que possa, uma vez que esta iniciativa/passatempo está muito precisada de participantes que entendam a FOTOGRAFIA.
Até agora, foste a única pessoa a REFERIR a cor na poça, lá nos rochedos ! Já valeu a pena, para mim !
Quanto à tua observação final, tens toda a razão. Não me importa nada não ficar nos TOPS ! Mas, dói ver a fraquíssima quantidade de votos que muitas participações minhas alcançam !!!
Um beijo e bom fim de semana ( embora ventoso e fresco ± )
Adoro as tonalidades, o reflexo quente do sol poente nas poças de agua, o "menino " ?? encapado que dá um mistério à imagem ... lindo este olhar. Beijo amigo João
Ora, quem sou eu para julgar uma fotografia de Menéres... mas já que jogou a fotografia "aos leões", terei a petulância de me sentir no direito de "opinar".
Em suma, concordo EM PARTE com Remus.
De facto, há um ar artificial, especialmente em se tratando do fotógrafo em questão é algo raro.
Vejo a tal auréola provavelmente proveniente de um balanço de iluminação via software. Esta compensação costuma contribuir com o ruído nas imagens, mas creio que o ISO também era alto, nada demais.
Mas discordo veemente do Remus sobre a artificilidade determinar a má classificação, dado o volume de imagens artificiais que se classificam e até mesmo "vencem" os tais desafios. Poderíamos lá ter eleitos os Reis e Rainhas da edição, por um desafio: "Imagem Editada ao Extremo" - desconfio que já conheço os futuros vencedores :)
HDR e outras técnicas de edição se tornaram moeda corrente na INDÚSTRIA da imagem (imagem mesmo, pois já não é FOTOGRAFIA). São parte das tais aberrações que citei outrora e que rondam o mundo fotográfico. O "fotógrafo" não "perde seu tempo" com a composição, exposição, iluminação, etc, pois sabe que o público leigo não está interessado nisto, mas numa imagem de impacto. E para isto há vastos recursos de softwares. Felizmente (felizmente mesmo), sempre que me excedo em tais áreas minhas fotografias tornam-se um lixo e prefiro tentar novamente sendo amigo da câmara.
Não digo nem direi desta água não beberei ou que não bebo, mas tenham certo que não gosto de fazer e quando se torna inevitável, meu intuito é sempre no sentido reproduzir o que vi e senti, e não para "vender" a fotografia.
Sempre bom constar, que não condeno e até admiro quem sabe DAR UM SENTIDO ao uso destas técnicas (não estou falando só de HDR), e não apenas utilizar para chamar a atenção (também para mim é óbvio que querer chamar atenção não foi o intuito de Menéres... apenas fazer uma pequena correção).
A composição, para mim, está irretocável. Ainda assim acredito em em termos de "desafios fotográficos", vossa fotografia recente das canas de pesca teria obtido um maior sucesso.
Muito grato pelo tempo despendido no seu brilhante comentário ! Esclareço ( uma vez mais ) que não percebo nada de informática. Cometi um erro ? - Pura ignorância de um velho de quase 83 anos.
Como é do conhecimento dos prezados amigos, no DESAFIO 359, a imagem com que participei era a original da captura. Portanto, não esta. À vossa consideração.
João nem sempre os outros gostam daquilo que nós gostamos, eu confesso que gostei muito. geralmente gosto das fotos que metem mar e acho que a captação está muito bem. um beijo :)
Como havia comentado, o por e nascer do sol são lugares comuns entre os fotógrafos. Nos concursos os juizes preferem premiar novos caminhos. É como penso.
Vale constar que Menéres fez o que chamamos de "pegadinha", onde Remus e eu caímos do mesmo cavalo - também vale constar que Remus sentou à frente :) Remus jogou a primeira pedra e eu participei do apedrejamento sem olhar à quem apedrejava (risos). Deveria ter conferido a participação antes do discurso... A fotografia é o que chamo de um MENÉRES original. Ainda assim, especificamente para o tema, insisto que prefiro as canas de pesca :)
A outra pode não ter o tal "tratamento" que esta tem, mas a segunda parte do comentário continua válido. Não é uma fotografia que fica no olho. Não é uma fotografia em que nós olhamos e ficamos a pensar: mas que excelente fotografia de "instrumento de pesca". Quanto muito, se calhar pensamos, mas que bela fotografia de fim de dia...
E já agora, a outra fotografia, a que participou no desafio, está melhor que esta. ;-)
Os critérios de apreciação no Flinpo... também para mim, são um pouco incompreensíveis, por vezes... Eu gostei bastante da imagem... embora confesse que preferia ver o pescador sozinho... Tudo o mais... bem do meu agrado! Beijinho Ana
No entanto ela tem muito para Ver. É claro que muita gente, como se diz frequentemente - "hoje em dia"-
ResponderEliminarprefere a facilidade de leitura e selfies bonitinhas.
Abraço.
Não me surpreende... Na minha opinião a fotografia tem um ar de artificial. Nota-se na zona do contorno do pescador uma auréola mais clara, o que dá a ideia que existiu na fotografia algum nível de tratamento que puxou pelas cores ou pela luz.
ResponderEliminarPenso que se o desafio fosse algo ligado ao por do sol, que ela teria muito mais sucesso do que num desafio ligado a instrumento de pesca.
A fotografia é muito bonita! Eles não sabem...
ResponderEliminarBeijinhos e bom fim-de-semana:)
Acho que era um sargo.
ResponderEliminarTambém acho a foto bonita:).
ResponderEliminarEstimado João Menéres, eu gosto da foto.
ResponderEliminarMas a partir de que esta coisa da Arte tem o seu grandessíssimo quê (Q) de subjectivo, muitas vezes a começar logo no que se considera ou não Arte; sequência de que depois podem ainda entrar e por norma entram mesmo mais uma serie de critérios entre o objectivo e o subjectivo, designadamente no que num concurso se refere a seleccionar e/ou a eleger esta ou aquela outra obra como preferencial ou não. Enfim, isto generalizando muito, porque na circunstancia desconheço em concreto o contexto e a sequência em que os referidos "ilustres participantes/votantes não apreciaram esta imagem..."
Em todo o caso deixo os meus parabéns pela foto e os meus votos dum excelente final de semana
Abraço, fotográfico
Explosiva cor que reflete no charco rochoso!
ResponderEliminarBendita luz que ilumina os pescadores!
Surpreendente olhar que tudo capta numa só fotografia!
Mil beijinhos de Parabéns!
(Lá, no sítio da votação, há olhares que vivem depressa e esses, nao conseguem planar pr observar o teu olhar...)
AGOSTINHO
ResponderEliminarE mais : Estou convicto que a maioria se limita a ver os selos que aparecem na altura da votação...
Eu como amplio TODAS que vão aparecendo ao longo da semana, tenho tempo para VER, OLHAR e SELECCIONAR.
Um muito grato abraço.
REMUS
ResponderEliminarEu sei que abre e amplia !
Confesso que continuo a não ver auréola nenhuma !
A única coisa que alterei para esta postagem foi em termos de luminosidade : abri um pouco.
Mas realmente, eu podia ter fotografado apenas um anzol !...
Mas que quer, eu gosto, de quando possível, "contar" uma história e neste caso foi o filho a acompanhar o pai no seu hobby.
Um abraço e muito obrigado !
ISABEL
ResponderEliminar...NÃO QUEREM !
Um beijo para apagar fogos aí no concelho.
JORGE
ResponderEliminarComo foi antes da proibição bloquista, era mesmo um sargo !
BEA
ResponderEliminarMuito obrigado !
Já são alguns que gostam !
Já ganhava...
Um beijo muito grato.
VÍCTOR BARÃO
ResponderEliminarMuito grato lhe fico pelo teor das considerações e por ser mais um a gostar, claro !
Mas sabe, este meu "rosário" já vem muito de trás !...
Sugiro que se inscreva no Flinpo e participe sempre que que possa, uma vez que esta iniciativa/passatempo
está muito precisada de participantes que entendam a FOTOGRAFIA.
Um abraço amigo.
LUÍSA
ResponderEliminarAté agora, foste a única pessoa a REFERIR a cor na poça, lá nos rochedos !
Já valeu a pena, para mim !
Quanto à tua observação final, tens toda a razão.
Não me importa nada não ficar nos TOPS !
Mas, dói ver a fraquíssima quantidade de votos que muitas participações minhas alcançam !!!
Um beijo e bom fim de semana ( embora ventoso e fresco ± )
Linda a foto !
ResponderEliminarAdoro as tonalidades, o reflexo quente do sol poente nas poças de agua, o "menino " ?? encapado que dá um mistério à imagem ... lindo este olhar.
Beijo amigo João
ANA SIMÕES
ResponderEliminarVai ao gráfico dos resultados desse tema e verás a motivação do meu espanto...
Um beijo muito grato.
Ora, quem sou eu para julgar uma fotografia de Menéres... mas já que jogou a fotografia "aos leões", terei a petulância de me sentir no direito de "opinar".
ResponderEliminarEm suma, concordo EM PARTE com Remus.
De facto, há um ar artificial, especialmente em se tratando do fotógrafo em questão é algo raro.
Vejo a tal auréola provavelmente proveniente de um balanço de iluminação via software. Esta compensação costuma contribuir com o ruído nas imagens, mas creio que o ISO também era alto, nada demais.
Mas discordo veemente do Remus sobre a artificilidade determinar a má classificação, dado o volume de imagens artificiais que se classificam e até mesmo "vencem" os tais desafios. Poderíamos lá ter eleitos os Reis e Rainhas da edição, por um desafio: "Imagem Editada ao Extremo" - desconfio que já conheço os futuros vencedores :)
HDR e outras técnicas de edição se tornaram moeda corrente na INDÚSTRIA da imagem (imagem mesmo, pois já não é FOTOGRAFIA). São parte das tais aberrações que citei outrora e que rondam o mundo fotográfico. O "fotógrafo" não "perde seu tempo" com a composição, exposição, iluminação, etc, pois sabe que o público leigo não está interessado nisto, mas numa imagem de impacto. E para isto há vastos recursos de softwares.
Felizmente (felizmente mesmo), sempre que me excedo em tais áreas minhas fotografias tornam-se um lixo e prefiro tentar novamente sendo amigo da câmara.
Não digo nem direi desta água não beberei ou que não bebo, mas tenham certo que não gosto de fazer e quando se torna inevitável, meu intuito é sempre no sentido reproduzir o que vi e senti, e não para "vender" a fotografia.
Sempre bom constar, que não condeno e até admiro quem sabe DAR UM SENTIDO ao uso destas técnicas (não estou falando só de HDR), e não apenas utilizar para chamar a atenção (também para mim é óbvio que querer chamar atenção não foi o intuito de Menéres... apenas fazer uma pequena correção).
A composição, para mim, está irretocável. Ainda assim acredito em em termos de "desafios fotográficos", vossa fotografia recente das canas de pesca teria obtido um maior sucesso.
Abraço.
CAMERANDO
ResponderEliminarMuito grato pelo tempo despendido no seu brilhante comentário !
Esclareço ( uma vez mais ) que não percebo nada de informática.
Cometi um erro ?
- Pura ignorância de um velho de quase 83 anos.
Um abraço amigo.
REMUS
ResponderEliminarCAMERANDO
Como é do conhecimento dos prezados amigos, no DESAFIO 359, a imagem com que participei era a original da captura.
Portanto, não esta.
À vossa consideração.
Abraços amigos.
João
ResponderEliminarnem sempre os outros gostam daquilo que nós gostamos, eu confesso que gostei muito.
geralmente gosto das fotos que metem mar e acho que a captação está muito bem.
um beijo
:)
PIEDADE
ResponderEliminarQue bom teres gostado, Piedade !
Além de poetisares, fazes excelentes imagens. Por isso, a tua opinião para mim,conta e MUITO !
Um beijo e um óptimo Domingo.
Como havia comentado, o por e nascer do sol são lugares comuns entre os fotógrafos. Nos concursos os juizes preferem premiar novos caminhos. É como penso.
ResponderEliminarEDUARDO
ResponderEliminarTudo é relativo, bem sabe.
Lindíssima, não a vi no desafio.
ResponderEliminarBeijinhos.:))
ANA
ResponderEliminarMas podes reaver esse olhar se visitares no Flinpo o desafio correspondente.
Gostava mesmo da tua opinião !
Beijo amigo.
Vale constar que Menéres fez o que chamamos de "pegadinha", onde Remus e eu caímos do mesmo cavalo - também vale constar que Remus sentou à frente :)
ResponderEliminarRemus jogou a primeira pedra e eu participei do apedrejamento sem olhar à quem apedrejava (risos). Deveria ter conferido a participação antes do discurso...
A fotografia é o que chamo de um MENÉRES original.
Ainda assim, especificamente para o tema, insisto que prefiro as canas de pesca :)
Abraços!
A outra pode não ter o tal "tratamento" que esta tem, mas a segunda parte do comentário continua válido. Não é uma fotografia que fica no olho. Não é uma fotografia em que nós olhamos e ficamos a pensar: mas que excelente fotografia de "instrumento de pesca". Quanto muito, se calhar pensamos, mas que bela fotografia de fim de dia...
ResponderEliminarE já agora, a outra fotografia, a que participou no desafio, está melhor que esta.
;-)
CAMERANDO
ResponderEliminarREMUS
Agradeço os vossos comentário de que tomei devida nota para memória futura.
Abraços amigos.
Importa que o João tenha gostado!
ResponderEliminarEu apreciei o registo... Bj
GRACINHA
ResponderEliminarEu gostei imenso da imagem original !
Os votantes não acompanharam o meu gosto.
Paciência...
Um beijo muito agradecido.
Os critérios de apreciação no Flinpo... também para mim, são um pouco incompreensíveis, por vezes...
ResponderEliminarEu gostei bastante da imagem... embora confesse que preferia ver o pescador sozinho...
Tudo o mais... bem do meu agrado!
Beijinho
Ana