Esses pormenores gráficos, na imagem... certamente que não passaram... despercebidos! Excelente o aproveitamento da luz, sombras e o efeito da opacidade do vidro... Uma imagem que tanto nos prende a atenção... e sobre ela, nos faz demorar o olhar... não passa... de todo despercebida!... Beijinhos, João! Continuação de boa semana! Ana
Gostaria de perceber o que encosta à parede, se um portão de ferro a preto pintado, ou uma janela com vidro embaciado! Gostaria de ver de perto, com clareza e evidência, em vez de desconfiar desfocada! Talvez tivesse melhor opinião, se tocasse esse portão, lhe sentisse a liberdade para dele poder falar! Esta foto é enigmática! Tem luz e sombra. Tem promessas de ilusão entre o ferro e o pau preto, entre uma parede caiada ou um vidro suado de luz e cor! Não sei o que vejo. Não vejo nada! Sei apenas que li numa invulgar imagem um texto atrapalhado!
Não chegava uma foto aberta à imaginação, E poisa um grifo em voo-provocação!? Que mais esperas que se diga? Que para lá da imagem há um olhar sequioso de escrita, que entre grades de olhares se redimiu e poisou a pena? Mas que pena!Mas que falta faz a imagem! Esta trouxe a coragem, a vontade de pisar o risco e... ...recomeçar! Assim, nesta abertura de leitura numa porta ajanelada Numa janela empedrada de luz!
Bem haja o teu olhar, que pela lente nos empurra e nos faz continuar!
Peço desculpa, mas não acho grande coisa. O translúcido dá jeito em casas de banho e assim; lugares privados e de esconder, a que a luz não falta - e nesse aspecto, aquilo a que o meu pai chama "vidro fosco", é invenção óptima. A bem falar, não somos próximos. Já sou meia atrapalhada em nitidez, sempre a ver o que não está. Ora o translúcido é o mundo do desfoque e nem ao sonho me puxa. Talvez seja salutar para almas distraídas, veda-se-lhes o exterior, pode que trabalhem melhor.
Existem várias coisas que tenho a certeza. Por exemplo, na fotografia não está retratado um jacaré nem alguém a fazer dança do ventre. Mas se me perguntar se é uma porta, janela, parede, casa de banho, marquise... isso já não sei responder. Mas sei que adorei o efeito gráfico. Onde o enquadramento, em que concentrou todos os elemento num só lado, foi muito bem pensado.
Lindíssima foto, João !!! Uma janela ou uma porta janela, vista de fora, num vôo rasante de Grifo... E no vidro translúcido e granulado reflectem-se as sombras... e cores esvaídas por entre o brilho da luz... Será uma ponte sobre um rio em dia de nevoeiro intenso ? E dará para passar ? Mas a etiqueta diz "Porto meu" e eu não conheço aí nenhuma ponte assim... Por isso não é... Será uma janela dupla, cujos vidros transformaram o cortinado em névoa misteriosa ? Que será esta foto genial ? Adorei ! Beijinho.:)
... olhei e pensei, se a fotografia tivesse sido obtida na assembleia da república ... se olhasse com mais persistência deveria ver o Centeno especado a tentar decifrar o seu próprio orçamento espreitando do lado de lá da dita ... noutra perspectiva e caso esta foto me tivesse sido apresentada quando ainda estudava ... retrataria aquela porta nebulosa da sala de exames ... agora por vezes pergunto-me se ela não será como D. Sebastião voltará a abrir-se após este denso nevoeiro ?!...
Uma vidraça translúcida. Criou uma bela atmosfera. Faz lembrar uma vidraça de um hotel Art Déco à beira mar plantado. Talvez seja Serralves... [ou eu gostaria que fosse].
Só te agradeço a sinceridade da explicação do teu comentário. Só dessa forma saberei que quando elogiares alguma é porque a apreciaste mesmo ! Para mim, vale muito mais do que um ensosso "Excelente " !
Realmente trata-se de uma porta entreaberta enquanto a outra folha está fechada. Ao fundo, outros vidros coloridos e o foscado e a forma da caixilharia do 1º plano, me permitiram obter uma imagem gráfica de que muito gosto. Deparei-me com esta oportunidade numa visita que fiz ao BdP, aqui no Porto.
ANA FREIRE ( Obrigado )
LUÍSA VILAÇA ( Não tenho a menor dúvida que esta imagem te tocou e te agitou agradavelmente. Tanto que até te levou a continuar a exprimir após o jantar ! Muito obrigado ! Até merecias um mimo, quem sabe...)
ISABEL ( Certo ! )
GRAÇA ( Estava, pois estava, mas intermitente ! Ora vinha, ora ia...)
REMUS ( O jacaré, dispensava. Já uma dança de ventre...Obrigado pela sua leitura cuja interpretação me deixou feliz )
MARIA MANUELA ( Uma porta e tudo num interior...)
JORGE ( Transparências e opacidades )
RASURAS ( Só a referência oportuna ao Centeno merecia um Euromilhões ! )
ANA R.A. ( Andaste tão perto !...Acima esclareço que é aqui no BdP. Muito obrigado )
MYRA LANDAU ( Só por esta tua visita e elogioso comentário ganhei o dia, talvez bem mais do que isso ! Muito obrigado, querida PAROLES
A todos ( não é preciso, por estar implícito, escrever todas> ) o meu MUITO OBRIGADO com abraços e beijos consoante...
Eu ia aventurar-me a conjecturar sobre o verbo passar mas, ao verificar que o enigma está resolvido, meto a viola no saco e ... ala que se faz tarde. Antes, porém, digo que é uma fotografia e "pêras". Das melhores que tenho visto aqui. Parabéns, João Menéres.
Esse beijo da 01:29 não se perdeu no voo descendente, mas não evitou que eu passasse a noite a imaginar que só me restaria comprar o último modelo Mac... Se este é uma elegância o novo, embora semelhante, tem uma espessura ainda bem menor !... É um sonho !
Sempre se dá um jeito, João.
ResponderEliminarEDUARDO
ResponderEliminarDepois de uma caminhada aí na Lagoa acredito !
Esses pormenores gráficos, na imagem... certamente que não passaram... despercebidos!
ResponderEliminarExcelente o aproveitamento da luz, sombras e o efeito da opacidade do vidro...
Uma imagem que tanto nos prende a atenção... e sobre ela, nos faz demorar o olhar... não passa... de todo despercebida!...
Beijinhos, João!
Continuação de boa semana!
Ana
Gostaria de perceber o que encosta à parede, se um portão de ferro a preto pintado, ou uma janela com vidro embaciado!
ResponderEliminarGostaria de ver de perto, com clareza e evidência, em vez de desconfiar desfocada!
Talvez tivesse melhor opinião, se tocasse esse portão, lhe sentisse a liberdade para dele poder falar!
Esta foto é enigmática! Tem luz e sombra. Tem promessas de ilusão entre o ferro e o pau preto, entre uma parede caiada ou um vidro suado de luz e cor!
Não sei o que vejo. Não vejo nada!
Sei apenas que li numa invulgar imagem um texto atrapalhado!
Mil beijinhos, senhor das mil e uma belas fotos!
Não chegava uma foto aberta à imaginação,
ResponderEliminarE poisa um grifo em voo-provocação!?
Que mais esperas que se diga?
Que para lá da imagem há um olhar sequioso de escrita,
que entre grades de olhares se redimiu e poisou a pena?
Mas que pena!Mas que falta faz a imagem!
Esta trouxe a coragem, a vontade de pisar o risco e...
...recomeçar!
Assim, nesta abertura de leitura numa porta ajanelada
Numa janela empedrada de luz!
Bem haja o teu olhar,
que pela lente nos empurra e nos faz continuar!
Mais mil beijinhos, grifoplanante!
Esteticamente é uma foto muito bonita!
ResponderEliminarO meu palpite é... uma porta!
Um beijinho
Uma foto bonita-mistério...
ResponderEliminarEstará verde o semáforo?
Beijinho
Peço desculpa, mas não acho grande coisa. O translúcido dá jeito em casas de banho e assim; lugares privados e de esconder, a que a luz não falta - e nesse aspecto, aquilo a que o meu pai chama "vidro fosco", é invenção óptima. A bem falar, não somos próximos. Já sou meia atrapalhada em nitidez, sempre a ver o que não está. Ora o translúcido é o mundo do desfoque e nem ao sonho me puxa. Talvez seja salutar para almas distraídas, veda-se-lhes o exterior, pode que trabalhem melhor.
ResponderEliminarExistem várias coisas que tenho a certeza. Por exemplo, na fotografia não está retratado um jacaré nem alguém a fazer dança do ventre.
ResponderEliminarMas se me perguntar se é uma porta, janela, parede, casa de banho, marquise... isso já não sei responder.
Mas sei que adorei o efeito gráfico. Onde o enquadramento, em que concentrou todos os elemento num só lado, foi muito bem pensado.
Lindíssima foto, João !!!
ResponderEliminarUma janela ou uma porta janela, vista de fora, num vôo rasante de Grifo...
E no vidro translúcido e granulado reflectem-se as sombras... e cores esvaídas por entre o brilho da luz...
Será uma ponte sobre um rio em dia de nevoeiro intenso ? E dará para passar ?
Mas a etiqueta diz "Porto meu" e eu não conheço aí nenhuma ponte assim... Por isso não é...
Será uma janela dupla, cujos vidros transformaram o cortinado em névoa misteriosa ?
Que será esta foto genial ?
Adorei !
Beijinho.:)
Transparências.
ResponderEliminar... olhei e pensei, se a fotografia tivesse sido obtida na assembleia da república ... se olhasse com mais persistência deveria ver o Centeno especado a tentar decifrar o seu próprio orçamento espreitando do lado de lá da dita ... noutra perspectiva e caso esta foto me tivesse sido apresentada quando ainda estudava ... retrataria aquela porta nebulosa da sala de exames ... agora por vezes pergunto-me se ela não será como D. Sebastião voltará a abrir-se após este denso nevoeiro ?!...
ResponderEliminarUma vidraça translúcida.
ResponderEliminarCriou uma bela atmosfera. Faz lembrar uma vidraça de um hotel Art Déco à beira mar plantado. Talvez seja Serralves... [ou eu gostaria que fosse].
Beijinhos.:))
ResponderEliminarVOU DEIXAR QUE DIVAGUEM...
aqui estou vendo esta linda porta corrediza ( acho ) com ums transpariencias magnificas!!!!!!! voce e um grandissimo fotografopintor!!!!!!
ResponderEliminarEntão vamos lá...
ResponderEliminarPara não tornar as respostas a cada comentarista muito semelhantes, só vou diferenciar e personalizar uma.
Verão porquê.
BEA
ResponderEliminarSó te agradeço a sinceridade da explicação do teu comentário.
Só dessa forma saberei que quando elogiares alguma é porque a apreciaste mesmo !
Para mim, vale muito mais do que um ensosso "Excelente " !
Um beijo muito agradecido.
AOS RESTANTES :
ResponderEliminarRealmente trata-se de uma porta entreaberta enquanto a outra folha está fechada.
Ao fundo, outros vidros coloridos e o foscado e a forma da caixilharia do 1º plano, me permitiram obter uma imagem gráfica de que muito gosto.
Deparei-me com esta oportunidade numa visita que fiz ao BdP, aqui no Porto.
ANA FREIRE ( Obrigado )
LUÍSA VILAÇA ( Não tenho a menor dúvida que esta imagem te tocou e te agitou agradavelmente. Tanto que até te levou a continuar a exprimir após o jantar ! Muito obrigado ! Até merecias um mimo, quem sabe...)
ISABEL ( Certo ! )
GRAÇA ( Estava, pois estava, mas intermitente ! Ora vinha, ora ia...)
REMUS ( O jacaré, dispensava. Já uma dança de ventre...Obrigado pela sua leitura cuja interpretação me deixou feliz )
MARIA MANUELA ( Uma porta e tudo num interior...)
JORGE ( Transparências e opacidades )
RASURAS ( Só a referência oportuna ao Centeno merecia um Euromilhões ! )
ANA R.A. ( Andaste tão perto !...Acima esclareço que é aqui no BdP. Muito obrigado )
MYRA LANDAU ( Só por esta tua visita e elogioso comentário ganhei o dia, talvez bem mais do que isso ! Muito obrigado, querida PAROLES
A todos ( não é preciso, por estar implícito, escrever todas> ) o meu MUITO OBRIGADO com abraços e beijos consoante...
Eu ia aventurar-me a conjecturar sobre o verbo passar mas, ao verificar que o enigma está resolvido, meto a viola no saco e ... ala que se faz tarde.
ResponderEliminarAntes, porém, digo que é uma fotografia e "pêras". Das melhores que tenho visto aqui.
Parabéns, João Menéres.
Beijinho atirado do parapeito!
ResponderEliminar;-)
AGOSTINHO
ResponderEliminarMuito obrigado pela intenção de "adivinha".
E agradeço imenso a sua apreciação à imagem, visto ser também essa a minha opinião.
Grande abraço.
LUÍSA
ResponderEliminarEsse beijo da 01:29 não se perdeu no voo descendente, mas não evitou que eu passasse a noite a imaginar que só me restaria comprar o último modelo Mac...
Se este é uma elegância o novo, embora semelhante, tem uma espessura ainda bem menor !...
É um sonho !
Um beijo muito grato e até amanhã, pelas 07:30 !