Bergen é na Noruega, não longe do Círculo Polar Ártico. Eu também achei muito interessantes os desenhos decorativos que a fachada aprsenta. A porta também é interessante, mas não a fotografei . Tenho pena de o não ter feito para a mostrar bem.
Arquitectura que tão bem sabe defender-se do quase constante mau humor das nuvens... ...E tão bem sabe receber, em cores sorridentes, o amigo sol que escassamente a visita... Uma arquitectura "sustentável", sempre pronta para o que der e vier, seja um cinzento cor de chumbo, seja um azul cor de céu!...
... o quente visual da casa contrasta com o clima do local onde está inserida ... mas é bastante engraçada a forma como preencheram espaços que normalmente seriam janelas e os decoraram ... T
Tenho um amigo que até hoje recebe pedidos de projetos com essa característica de construção. Lá e naquele tempo, tudo bem, mas no Brasil e no século 21, verdadeiro absurdo arquitetônico.
Olho para a casa e automaticamente lembro-me de duas coisas. A primeira, é que poderia ser uma casa feita de legos. A segunda, é que a fachada parece um jogo de Tetris. :-)
Patchwork de requinte na arquitetura nordica! Um tijolinho aqui tem que ter outro simétrico ali! Nada choca aos olhos de quem chega e vê a singela, mas caraterística, construção. Há gostos para tudo...
Mil beijinhos, com o frio tipo o dos amigos europeus noruegueses!
Gosto das casa nordicas. Gosto, mais a baixo de Bruges na Bégica. Gostp das casas que na Holanda se encontram jubto aos canais, que nos dão uma enorme sensação de alegria. Detesto as "caixas de sapatos" onde nas cidades vivemos, impessoais, embora já tentem dar um pouco de cor em algumas que construiram gá relativamente recentes. Tenho saudades da minha antiga casa branca de Barras Azuis. Estae amigo João, yransmitem-nos calor e alegria... oxalá não me engane!!!!!
Talvez o quente da fachada se transmita para o interior e permita uma economia no consumo energético, digo eu... Sei que é uma fachada como antes nunca vira e que é mesmo divertida. Bem podia ter fotografado a lateral, não era ?...
Por isso é que cada coisa no seu lugar... Também os nossos emigrantes construiam ( digo construiam, porque agora é mais raro ) casas estilo maison e chegávamos ao cúmulo do ridículo de ter telhados inclinadíssimos em locais onde nunca nevou. Influência , sobretudo, dos que tinham ido para a Suiça.
Mas os portugueses de torna viagem, regressados abastados, construiram aqui no Norte a denominada CASA DO BRASILEIRO que fugindo, naturalmente, ao estilo da Região (Minho, Douro Litoral e Beira Litoral, especialmente ) se vieram a revelar como ícones a preservar pela sua qualidade, beleza e, até, imponência.
nao sei one e mas gostei!!!!
ResponderEliminarbjo
MYRA
ResponderEliminarBergen é na Noruega, não longe do Círculo Polar Ártico.
Eu também achei muito interessantes os desenhos decorativos que a fachada aprsenta.
A porta também é interessante, mas não a fotografei .
Tenho pena de o não ter feito para a mostrar bem.
Um beijoooooooooooooooooooooooooooooooooo
Simétrica e divertida.
ResponderEliminarJORGE
ResponderEliminarE tem um ar airoso !
Particolare e creativa questa architettura!
ResponderEliminarComplimenti, ciao e buona giornata! Cri : )
CRISTINA
ResponderEliminarBENVENUTO !
Que alegria ter a tua 1ª visita como comentarista !
Moras perto dos Alpes !
Aí, estão agora 5º !
Muito te agradeço as palavras.
Um beijo.
Arquitectura que tão bem sabe defender-se do quase constante mau humor das nuvens...
ResponderEliminar...E tão bem sabe receber, em cores sorridentes, o amigo sol que escassamente a visita...
Uma arquitectura "sustentável", sempre pronta para o que der e vier, seja um cinzento cor de chumbo, seja um azul cor de céu!...
Uma imagem bem bonita, caro João!
Um beijo
MARIA MANUELA
ResponderEliminarObrigado por tão sentido comentário !Uma autêntica radiografia. Ou será uma TAC ?
Um beijo.
... o quente visual da casa contrasta com o clima do local onde está inserida ... mas é bastante engraçada a forma como preencheram espaços que normalmente seriam janelas e os decoraram ...
ResponderEliminarT
Tenho um amigo que até hoje recebe pedidos de projetos com essa característica de construção. Lá e naquele tempo, tudo bem, mas no Brasil e no século 21, verdadeiro absurdo arquitetônico.
ResponderEliminarOlho para a casa e automaticamente lembro-me de duas coisas. A primeira, é que poderia ser uma casa feita de legos. A segunda, é que a fachada parece um jogo de Tetris.
ResponderEliminar:-)
Patchwork de requinte na arquitetura nordica!
ResponderEliminarUm tijolinho aqui tem que ter outro simétrico ali!
Nada choca aos olhos de quem chega e vê a singela, mas caraterística, construção.
Há gostos para tudo...
Mil beijinhos, com o frio tipo o dos amigos europeus noruegueses!
Gosto das casa nordicas.
ResponderEliminarGosto, mais a baixo de Bruges na Bégica.
Gostp das casas que na Holanda se encontram jubto aos canais, que nos dão uma enorme sensação de alegria.
Detesto as "caixas de sapatos" onde nas cidades vivemos, impessoais, embora já tentem dar um pouco de cor em algumas que construiram gá relativamente recentes.
Tenho saudades da minha antiga casa branca de Barras Azuis.
Estae amigo João, yransmitem-nos calor e alegria... oxalá não me engane!!!!!
> T <
ResponderEliminarTalvez o quente da fachada se transmita para o interior e permita uma economia no consumo energético, digo eu...
Sei que é uma fachada como antes nunca vira e que é mesmo divertida.
Bem podia ter fotografado a lateral, não era ?...
Um abraço.
EDUARDO
ResponderEliminarPor isso é que cada coisa no seu lugar...
Também os nossos emigrantes construiam ( digo construiam, porque agora é mais raro ) casas estilo maison e chegávamos ao cúmulo do ridículo de ter telhados inclinadíssimos em locais onde nunca nevou. Influência , sobretudo, dos que tinham ido para a Suiça.
Mas os portugueses de torna viagem, regressados abastados, construiram aqui no Norte a denominada CASA DO BRASILEIRO que fugindo, naturalmente, ao estilo da Região (Minho, Douro Litoral e Beira Litoral, especialmente ) se vieram a revelar como ícones a preservar pela sua qualidade, beleza e, até, imponência.
Um abraço fraterno.
Gostei da casa, tem um ar quente e acolhedor.
ResponderEliminarBonita foto.
Beijinho. :)
REMUS
ResponderEliminarDe legos ?
Talvez nem tanto...
Quanto a poder ser um jogo de Tetris, só se fosse o de Elite !
Um abraço.
LUÍSA
ResponderEliminarEssa do Patchwork foi bem vista !
Pena aquelas duas caixas sobre o banco. Deram cabo da simetria que tão bem acentuaste...
Um beijo.
MARIA
ResponderEliminarEstou de acordo contigo plenamente quando referes as casas da Bélgica e da Holanda ( estas as que estão junto de canais ou no Markermeer !
A casa branca de riscas azuis onde era ?
Que me recorde, não moravas na Costa Nova, pois
não ?
Um beijo e as melhoras.
ANA
ResponderEliminarPor essas duas razões a fotografei.
Um beijo e descansa, Ana !