O mundialmente famoso arquitecto Philip Johnson chamou o Museu Guggenheim em Bilbao de "o prédio mais incrível da atualidade". Ele é "um milagre", disse o "The New York Times". Com certeza poucos prédios na história foram tão elogiados ou mudaram tanto uma cidade como o museu de Frank Gehry na margem industrial do rio de Bilbao.




Uma vez conhecida pela construção de navios, Bilbao agora
é famosa por seu museu de arte - o Guggenheim, visão futurística que
quase transformou essa cidade comercial num centro cultural.

A cidade, uma vez centro comercial artisticamente morimbundo da região basca da Espanha, foi revitalizada em 1997, com a abertura desse museu radicalmente fora do comum - uma fusão irregular de pedra calcária, vidro e uma cobertura de milhares de folhas lustrosas de titânio.
Os admiradores comparam o museu a um barco com as velas enfunadas (lembrando a antiga vocação de construção de navios de Bilbao) e a uma nave espacial de Alfa Centauro (destacando a aparência futurística do museu, o que é apropriado para suas coleções de arte contemporânea). Para um escritor espanhol, o brilho e a luz do titânio fazem dele um "meteorito".
Os críticos, entretanto, descrevem o museu como uma couve-flor ou um grande suflê. Seja qual for o caso, poucos são os visitantes que ficam indiferentes depois de ter visitado o átrio de 46 metros de altura do museu, de onde elevadores de vidro e passagens de metal levam a 19 salas de exibição - incluindo a maior galeria do mundo, com 130 metros de comprimento e 30 metros de largura. As galerias do andar térreo abrigam trabalhos artesanais e instalações de larga escala e algumas peças foram feitas especialmente para caber em suas salas de exibição, entre elas a Serpente, de Richard Serra.
Trabalhos de arte exibidos em "El Guggy" vêm do Museu Solomon R. Guggenheim de Nova York e do governo basco. As peças variam do abstracto expressionista ao cubista e geométrico, e incluem muitos nomes famosos da arte do século 20: Kandinsky, Picasso, Pollock, De Kooning.
Mesmo assim, o museu em si continua sendo a atracção principal. Os visitantes observam através das enormes janelas, correndo seus olhos pelas ondas de titânio do museu. Eles nunca tinham visto algo assim antes!