Muito bela esta foto, onde as figuras geométricas e as tonalidades de cores formadas pelas sombras enriquecem o grafismo. Parabéns e um ótimo fim de semana para você. Um abração.
Grafismo ou Urbanismo? Um bloco amarelo, com limites bracos! Uma varandas para fora, outras para dentro! Umas com vasos, outras vazias! Umas janelas abertas, outras fechadas! A que tem a cadeira, não tem crianças em casa! Uns elementos vendidos, outros à venda!
Em todos o sol entra, como que mimando quem está preso neste grafismo urbano!
É fácil saber que a Geometria está inserida por onde olhamos, ela pode ser encontrada na natureza, tapeçarias, artesanatos... Este conhecimento geométrico é artigo para construir as pirâmides, os egípcios usaram alto grau de conhecimento geométrico. Vivemos em um mundo geométrico e tridimensional. Nós pisamos geometria a todo instante. Até a chuva é geométrica. Nossa pele é formada de pura geometria, Linhas retas, horizontais, verticais, transversais, volume e profundidade, claro, escuro... sombras, geometricamente calculado cm por cm. Maravilhosa foto tirada numa hora certa para conter o registro dos seus ângulos ampliados, e formados com cruzamento de linhas pelo efeito do sol. Bjs
Na próxima quarta-feira, dia 13 de Maio, a partir das 00:01, entrevista com Murilo Hildebrand de Abreu, dos blogues «Palavra de Osho» e «Os nascimentos das palavras» no meu blog «Cova do Urso»
http://cova-do-urso.blogspot.com/
O dia 13 de Maio tem um significado especial para Portugal e Brasil. No nosso país ocorreram as aparições marianas em Fátima e no Brasil, a escravatura foi abolida. Osho, Murilo e eu não poderíamos estar mais sintonizados com uma data tão especial.
Estando você na lista de blogs do Palavras de Osho, talvez queira conhecer o homem que edita um dos blogs mais interessantes da actualidade. Apareça para dar um alô ao Murilo.
Quarta-feira, dia 13 de Maio, a partir das 00:01
Grato
António Rosa
(Apesar de estar a promover a entrevista do editor do Palavras de Osho, fiquei gratamente surpreendiso e apreciei o seu blog, que não conhecia. Parabéns.)
Na verdade é isso mesmo: entre o grafismo e o urbanismo. A imagem foi realizada pelo grafismo que, neste momento, a iluminação proporcionou num edifício novo. Tudo o que apontaste está aí. O que não criou um grafismo estático.
Há um pormenor que eu ainda não entendi bem: A construção de blocos de apartamentos continua a crescer ao mesmo ritmo de há 10 anos. Resultado: Os antigos que estão à venda, à venda continuam até cairem de podre. Os novosbtêm um coeficiente de oferta muito superior ao da procura. Resultado: Dá ideia que todo o país está à venda.
Irás perdoar-me, mas discordo. Eu poderia ter arranjado um troço idêntico sem placa de VENDE. Foi propositada a sua inclusão. Dá uma dinâmica à imagem que passou a ter um ponto forte, ganhou vida. Estou a imaginar as pessoas a anotarem o nº do telefone para marcarem uma visita e por aí fora (as negociações, os insucessos e, num momento , a concretização). Só esta vida toda a placa permite...
A tua análise ao raio X desta imagem é um grande elogio que me prestas.
As geometrias obviamente não me passaram. Mas, essas pirâmides agora são evidentes.Havia aí algo que eu não sabia definir. Mas tu chegaste e logo me esclareceste: Pirâmides, João, pirâmides !!!
João, me referí as formas geométricas e é obvio que as pirâmides tem a forma geométria do triângulo, assim como a terra, os planetas, as estrelas possuem a forma do círculo, como também a linha do horizonte. E... o enquadramento de uma foto. A sua lembrou-me a importante pintora portuguesa Maluda, com suas lindas fachadas: "Portel", "Janela XXII (Évora)" Essa foi a minha linha de observação. Um bom domingo.
Só uma vez tive a oportunidade de estar uns minutos com a Maluda. Uma das obras que jamais esquecerei dela é exactamente aquela rua ascendente em Portel com as fachadas, de um lado e do outro da rua, encavalitadas umas nas outras e, simultaneamente, com uma grande pureza. Enamorei-me deste trabalho e tentei adquirir o original. Não foi possível. Tentei uma serigrafia com uma dedicatória. Também a oportunidade se escapou. Mas Portel da Maluda está sempre a dançar diante dos meus olhos!
Já a Janela XXII (Évora) confesso que não tenho presente, embora tenha livros com a grande maioria do trabalho da Maluda.
Como admiro muito esse trabalho da Maluda é natural que inconscientemmente eu mentalmente, no momento do enquadramento e da composição da imagem, eu "sinta" a Maluda. Olha, tenho uma imagem de Castelo de Vide, feita há mais de 20 anos que poderão dizer que é A LA MALUDA. Posso garantir que, nessa altura, eu ainda não conhecia nada dela.
Bom, então, agora , depois de Renoir, Turner e outros que já foram referidos aqui no blogue, vem a Maluda... Fico muito orgulhoso, crê.
Os poucos momentos livres que eu tive neste fim de semana foram suficientemente longos para que eu sentisse a falta daquelas postagens tão especiais com que nos brindas.
Espreitei várias vezes, confesso, mesmo prevenido que estava...
Aponta defeitos ou imperfeições, por favor.Eu só posso melhorar se me apontarem os erros.
É interessante vir aqui e perceber - ao ler os comentários - que eu nada entendo da arte da fotografia. Sou completamente leiga! Mas é aí que reside a importância do verdadeiro artista: ser capaz de emocionar (quem nada entende) de deixar em êxtase, de provocar no corpo - arrepio - o que a alma já sentiu. E é isso que sinto quando venho aqui.Obrigada! E que a Beatriz lhe seja herdeira de igual talento.
O GRIFO PLANANTE é muito variado nas postagens e nos conceitos fotográficos, como já pudeste seguramente observar. Aqui, TODOS OS COMENTÁRIOS são super bem vindos, sejam de navegantes especialistas noutras áreas, sejam mais ligados às artes plásticas. É um blogue não elitista e não pretencioso. E fico muito contente quando pessoas como tu se mostram da maneira como tu o fizeste. Muito agradecido te fico.
ehehehe...boa aposta João :) então peça uma comissão pela venda dessa casa ehehehe (brincando) ...visto por esse prisma, aceito a sua justificação e é claro que não fico nada aborrecida. Há que aceitar opiniões mesmo sendo elas divergentes...só assim aprendemos a olhar com outros olhos o mundo.
muy buena toma fotografica,buen encuadre,logrando una imagen abstracta,un abrazoooooooooo
ResponderEliminarMuito bela esta foto, onde as figuras geométricas e as tonalidades de cores formadas pelas sombras enriquecem o grafismo.
ResponderEliminarParabéns e um ótimo fim de semana para você.
Um abração.
Grafismo ou Urbanismo?
ResponderEliminarUm bloco amarelo, com limites bracos!
Uma varandas para fora, outras para dentro!
Umas com vasos, outras vazias!
Umas janelas abertas, outras fechadas!
A que tem a cadeira, não tem crianças em casa!
Uns elementos vendidos, outros à venda!
Em todos o sol entra, como que mimando quem está preso neste grafismo urbano!
Bela foto!
UAU!!!
ResponderEliminarQue composição
que linhas
que amarelos
que luz e sombra!
Belíssima foto!
Parabéns!
Li
E mostra da crise imobiliária na Europa! Portugal, menos, mas Espanha na pior desde a segunda guerra!
ResponderEliminarJoão, o sol e o gradil.
ResponderEliminarQue trio!
bj. e bom fim de semana!
Lina
Não Edu,
ResponderEliminara crise está para os pequenos.
Os outros safam-se sempre.
e essa placa Jão, estraga a fotografia....rssssssssss
bjinhos
Hachuras
ResponderEliminargradis-persianas
peitoris
______
||||||
janelas e portas estreitas
amarelo e branco
Quando desenhava arquiteturas eram muitas as hachuras!
Bela imagem
Abrços
...e há quem queira venser um pedaço do grafismo...:):)
ResponderEliminarÉ fácil saber que a Geometria está inserida por onde olhamos, ela pode ser encontrada na natureza, tapeçarias, artesanatos... Este conhecimento geométrico é artigo para construir as pirâmides, os egípcios usaram alto grau de conhecimento geométrico.
ResponderEliminarVivemos em um mundo geométrico e tridimensional. Nós pisamos geometria a todo instante.
Até a chuva é geométrica. Nossa pele é formada de pura geometria,
Linhas retas, horizontais, verticais, transversais, volume e profundidade, claro, escuro... sombras, geometricamente calculado cm por cm.
Maravilhosa foto tirada numa hora certa para conter o registro dos seus ângulos ampliados, e formados com cruzamento de linhas pelo efeito do sol.
Bjs
Bom dia,
ResponderEliminarInformação:
Na próxima quarta-feira, dia 13 de Maio, a partir das 00:01, entrevista com Murilo Hildebrand de Abreu, dos blogues «Palavra de Osho» e «Os nascimentos das palavras» no meu blog «Cova do Urso»
http://cova-do-urso.blogspot.com/
O dia 13 de Maio tem um significado especial para Portugal e Brasil. No nosso país ocorreram as aparições marianas em Fátima e no Brasil, a escravatura foi abolida. Osho, Murilo e eu não poderíamos estar mais sintonizados com uma data tão especial.
Estando você na lista de blogs do Palavras de Osho, talvez queira conhecer o homem que edita um dos blogs mais interessantes da actualidade. Apareça para dar um alô ao Murilo.
Quarta-feira, dia 13 de Maio, a partir das 00:01
Grato
António Rosa
(Apesar de estar a promover a entrevista do editor do Palavras de Osho, fiquei gratamente surpreendiso e apreciei o seu blog, que não conhecia. Parabéns.)
RAUL GAGLIERO
ResponderEliminarAgradeço as palavras elogiosas e a visita que muito prazer me deu.
Um abraço.
MARIA AUGUSTA
ResponderEliminarPalavras que me orgulham.
Olhos que leram.
Um beijo.
LUÍSA
ResponderEliminarNa verdade é isso mesmo: entre o grafismo e o urbanismo.
A imagem foi realizada pelo grafismo que, neste momento, a iluminação proporcionou num edifício novo.
Tudo o que apontaste está aí.
O que não criou um grafismo estático.
Um beijo.
QUASE BLOG DA LI
ResponderEliminarReceber elogios assim de alguém ligado às artes é uma satisfação bem grande.
Também fiquei muito feliz por uma comentarista que se estreou no grifoplanante.
Um beijo.
EDUARDO P.L.
ResponderEliminarHá um pormenor que eu ainda não entendi bem:
A construção de blocos de apartamentos continua a crescer ao mesmo ritmo de há 10 anos.
Resultado: Os antigos que estão à venda, à venda continuam até cairem de podre.
Os novosbtêm um coeficiente de oferta muito superior ao da procura.
Resultado: Dá ideia que todo o país está à venda.
Um abraço.
LINA FARIA
ResponderEliminarNa mouche o teu comentário !
Um beijo.
ELLEN
ResponderEliminarIrás perdoar-me, mas discordo.
Eu poderia ter arranjado um troço idêntico sem placa de VENDE.
Foi propositada a sua inclusão. Dá uma dinâmica à imagem que passou a ter um ponto forte, ganhou vida.
Estou a imaginar as pessoas a anotarem o nº do telefone para marcarem uma visita e por aí fora (as negociações, os insucessos e, num momento , a concretização).
Só esta vida toda a placa permite...
Um beijo.
tonholiveira
ResponderEliminarComo artista gráfico de alto gabarito, as suas palavras para mim são elogios.
Um abraço.
L.REIS
ResponderEliminarPara mim foi uma sorte, pelas razões que mais acima expliquei à ELLEN.
Um beijo.
ELMA CARNEIRO
ResponderEliminarA tua análise ao raio X desta imagem é um grande elogio que me prestas.
As geometrias obviamente não me passaram.
Mas, essas pirâmides agora são evidentes.Havia aí algo que eu não sabia definir.
Mas tu chegaste e logo me esclareceste:
Pirâmides, João, pirâmides !!!
Um beijo agradecido.
João, me referí as formas geométricas e é obvio que as pirâmides tem a forma geométria do triângulo, assim como a terra, os planetas, as estrelas possuem a forma do círculo, como também a linha do horizonte.
ResponderEliminarE... o enquadramento de uma foto. A sua lembrou-me a importante pintora portuguesa Maluda, com suas lindas fachadas: "Portel", "Janela XXII (Évora)"
Essa foi a minha linha de observação.
Um bom domingo.
Gosto de grafismos. Dos jogos das formas. Da luz e da sombra.
ResponderEliminarGosto sempre das tuas fotografias.
Voltei hoje depois de dias muito cheios de trabalho. De muitas outras coisas também [luzes e sombras, formas e cores muito diversas das pessoas.]
Beijo grande.
ELMA CARNEIRO:
ResponderEliminarSó uma vez tive a oportunidade de estar uns minutos com a Maluda.
Uma das obras que jamais esquecerei dela é exactamente aquela rua ascendente em Portel com as fachadas, de um lado e do outro da rua, encavalitadas umas nas outras e, simultaneamente, com uma grande pureza.
Enamorei-me deste trabalho e tentei adquirir o original. Não foi possível. Tentei uma serigrafia com uma dedicatória. Também a oportunidade se escapou.
Mas Portel da Maluda está sempre a dançar diante dos meus olhos!
Já a Janela XXII (Évora) confesso que não tenho presente, embora tenha livros com a grande maioria do trabalho da Maluda.
Como admiro muito esse trabalho da Maluda é natural que inconscientemmente eu mentalmente, no momento do enquadramento e da composição da imagem, eu "sinta" a Maluda.
Olha, tenho uma imagem de Castelo de Vide, feita há mais de 20 anos que poderão dizer que é A LA MALUDA. Posso garantir que, nessa altura, eu ainda não conhecia nada dela.
Bom, então, agora , depois de Renoir, Turner e outros que já foram referidos aqui no blogue, vem a Maluda...
Fico muito orgulhoso, crê.
Um beijo.
TINTA AZUL
ResponderEliminarOs poucos momentos livres que eu tive neste fim de semana foram suficientemente longos para que eu sentisse a falta daquelas postagens tão especiais com que nos brindas.
Espreitei várias vezes, confesso, mesmo prevenido que estava...
Aponta defeitos ou imperfeições, por favor.Eu só posso melhorar se me apontarem os erros.
Um beijo e boa semana.
João, que maravilha, este que está a venda, bem que eu compraria...srrsrsrs Lindo lindo!
ResponderEliminarBjs CON
João,
ResponderEliminarÉ interessante vir aqui e perceber - ao ler os comentários - que eu nada entendo da arte da fotografia. Sou completamente leiga! Mas é aí que reside a importância do verdadeiro artista: ser capaz de emocionar (quem nada entende) de deixar em êxtase, de provocar no corpo - arrepio - o que a alma já sentiu. E é isso que sinto quando venho aqui.Obrigada! E que a Beatriz lhe seja herdeira de igual talento.
JULIETA BARBOSA
ResponderEliminarO GRIFO PLANANTE é muito variado nas postagens e nos conceitos fotográficos, como já pudeste seguramente observar.
Aqui, TODOS OS COMENTÁRIOS são super bem vindos,
sejam de navegantes especialistas noutras áreas, sejam mais ligados às artes plásticas.
É um blogue não elitista e não pretencioso.
E fico muito contente quando pessoas como tu se mostram da maneira como tu o fizeste.
Muito agradecido te fico.
Um beijo.
ehehehe...boa aposta João :)
ResponderEliminarentão peça uma comissão pela venda dessa casa ehehehe (brincando)
...visto por esse prisma, aceito a sua justificação e é claro que não fico nada aborrecida. Há que aceitar opiniões mesmo sendo elas divergentes...só assim aprendemos a olhar com outros olhos o mundo.
Beijinho até si.
ELLEN
ResponderEliminarAgradeço todas as opiniões, desde que sejam francas.
Só dessa forma, poderei apresentar o meu ponto de vista.
Um beijo.
Só um olho sensível para captar essa luz e sombras.
ResponderEliminarLindo, perfeito!
L'EXCESSIVE
ResponderEliminarPalavras tão simpáticas saídas de uma boca com um sorriso valem muito mais que uma medalha!
Um beijo.
Gostei bastante deste grafismo, até das cores e todo o resto!
ResponderEliminarMISSIXTY
ResponderEliminarO cartaz é que mereceu um ou outro reparo, que eu procurei justificar.
Um beijo.