QUERIDO JOÃO, NUNCA FOI A ESTA FESTAS... AS RUAS FICAM MARAVILHOSAS DE TANTA FLOR COLORIDA... OBRIGADA PELKA POSRTAGEM... ADOREI!!! UM GRANDE ABRAÇO DE CARINHO E TERNURA, FERNANDINHA
Este costume tem origem no culto do Espírito Santo, introduzido e Portugal pela Rainha Santa Isabel, mas tem origens pagãs mais remotas, reportando-se ao tempo do rei das Astúrias Mauregato e mesmo à leda cretense do Minotauro. Belas fotos, João.
Maravilhoso... aqui em Peniche na altura da festa da N. Sra da Boa Viagem, Padroeira dos Pescadores faz-se algo parecido, mas não com esse impacto nem grandiosidade... talvez um dia.. beijos
João sou apaixonada por flores...muitas de minhas coleções de jóias são inspiradas em suas cores e formas...Coisa mais linda estes 'tapetes' floridos...Nunca estive em um destes lugares mas há uma cidade do interior paulista, Araras, onde no dia da procissão da Padroeira tapetes bem mais simples mas muito coloridos são feitos com flores locais...na minha infância fui algumas vezes.Ficou gravado por sua beleza. Imagino estas pessoalmente o que devem ser.Linda postagem. Seu Varal Já ganhou!!
Ao olhar para todas estas ruas, dei-me conta do absurdo de nunca ter estado em Tomar por esta ocasião...Uma falha a corrigir numa próxima ocasião, porque o resultado é, verdadeiramente, fantástico.
Maravilhosas ruas floridas e muito bem fotografadas, deve ser uma sensação inesquecível caminhar por elas. Grata pela sua passagem hoje em meu mais novo espaço. Não vai ser um blog com postagens diárias e nem terá dia determinado para elas. Vou aguardar um intervalo, pois será um blog de consultas e informações sobre a história do inicio dos movimentos modernos da arte e tenho ainda muito material pronto para ir postando aos poucos. E digo que sou uma aprendiz no caminho da arte, pois vejo que ela é inesgotável. Mas, farei o que posso com carinho. Não sou uma expert, mas uma apaixonada, e mergulho como posso nesse universo porém com minhas limitações. Volte mesmo lá... vou aguardar e será um prazer. Beijos
Mais uma mostra da cultura tradicional portuguesa. No Redondo também se realiza uma actividade muito parecida, aliás chamada mesmo "Ruas Floridas", da qual produzi um vídeo. Um beijo e parabéns pela divulgação.
A minha intenção ao postar esta série de ruas floridas foi exactamente mostrar uma festa muito bonita, embora aqui só através das ornamentações das ruas. Parece que alcancei o objectivo. Basta ler outros comentários que estão à frente. Obrigado aos três.
Um, sempre pedagógico, transmitindo com facilidade os seus múltiplos saberes, outra, a falar na festa da N.Srª. da Boa Viagem. Não importa se a grandiosidade é maior ou menor. Importa, sim, o sentimento e a preocupação de manter as tradições tão genuínas quanto possível. Já se vê muito plástico nas ornamentações,muito esferovite... É uma pena. Necessário se torna apelar às comissões de festas para limitarem o uso desses materiais. E que, sobretudo, não sejam visíveis.
Obrigado pelos comentários, sempre tão bem recebidos aqui neste ninho.
Que bom ter gostado! Tenho outras imagens de outras tradições. Oportunamente serão postadas. Não tem uma fotografia dos tapetes de Araras? Era interessante podermos ver.
Não podes imaginar, na verdade, a felicidade dos moradores. É tão grande quanto o árduo trabalho que tiveram com gosto. A tarefa de ornamentar as ruas pertence aos seus moradores. E nas localidades onde tal tradição tem uso. Nunca vivi em sítios desses. Caso contrário, minha amiga, não tenhas dúvidas, eu estaria na linha da frente, feito maestro (ou ajudante de aspirante,,,).
Bonita e florida série!
ResponderEliminarLindíssima! quero visitar sim, e olha lá as flores verdes e amarelas me lembrando do Brasil!
ResponderEliminarBeijinhos
QUERIDO JOÃO, NUNCA FOI A ESTA FESTAS... AS RUAS FICAM MARAVILHOSAS DE TANTA FLOR COLORIDA... OBRIGADA PELKA POSRTAGEM... ADOREI!!!
ResponderEliminarUM GRANDE ABRAÇO DE CARINHO E TERNURA,
FERNANDINHA
Este costume tem origem no culto do Espírito Santo, introduzido e Portugal pela Rainha Santa Isabel, mas tem origens pagãs mais remotas, reportando-se ao tempo do rei das Astúrias Mauregato e mesmo à leda cretense do Minotauro.
ResponderEliminarBelas fotos, João.
Maravilhoso... aqui em Peniche na altura da festa da N. Sra da Boa Viagem, Padroeira dos Pescadores faz-se algo parecido, mas não com esse impacto nem grandiosidade... talvez um dia..
ResponderEliminarbeijos
João sou apaixonada por flores...muitas de minhas coleções de jóias são inspiradas em suas cores e formas...Coisa mais linda estes 'tapetes' floridos...Nunca estive em um destes lugares mas há uma cidade do interior paulista, Araras, onde no dia da procissão da Padroeira tapetes bem mais simples mas muito coloridos são feitos com flores locais...na minha infância fui algumas vezes.Ficou gravado por sua beleza. Imagino estas pessoalmente o que devem ser.Linda postagem.
ResponderEliminarSeu Varal Já ganhou!!
Ao olhar para todas estas ruas, dei-me conta do absurdo de nunca ter estado em Tomar por esta ocasião...Uma falha a corrigir numa próxima ocasião, porque o resultado é, verdadeiramente, fantástico.
ResponderEliminarLindo Joao, deve dar um trabalho tremendo montar tudo isso, mas acredito que o povo fica na maior alegria e festividade.
ResponderEliminarVc montou a sua rua também?
Boa noite
Maravilhosas ruas floridas e muito bem fotografadas, deve ser uma sensação inesquecível caminhar por elas.
ResponderEliminarGrata pela sua passagem hoje em meu mais novo espaço.
Não vai ser um blog com postagens diárias e nem terá dia determinado para elas. Vou aguardar um intervalo, pois será um blog de consultas e informações sobre a história do inicio dos movimentos modernos da arte e tenho ainda muito material pronto para ir postando aos poucos.
E digo que sou uma aprendiz no caminho da arte, pois vejo que ela é inesgotável. Mas, farei o que posso com carinho. Não sou uma expert, mas uma apaixonada, e mergulho como posso nesse universo porém com minhas limitações.
Volte mesmo lá... vou aguardar e será um prazer.
Beijos
João,
ResponderEliminarMais uma mostra da cultura tradicional portuguesa.
No Redondo também se realiza uma actividade muito parecida, aliás chamada mesmo "Ruas Floridas", da qual produzi um vídeo.
Um beijo e parabéns pela divulgação.
Milouska
...E em Campo Maior também.
ResponderEliminarMaravilhoso o povo que faz esse trabalho com tanto carinho;maravilhosas as ruas;maravilhosas as fotos!!!
ResponderEliminarAdoro vir aquei,beijo,Sonia Regina.
EDUARDO
ResponderEliminarALICE
FERNANDA
A minha intenção ao postar esta série de ruas floridas foi exactamente mostrar uma festa muito bonita, embora aqui só através das ornamentações das ruas.
Parece que alcancei o objectivo. Basta ler outros comentários que estão à frente.
Obrigado aos três.
EXPRESSODALINHA
ResponderEliminarMENINA do MAR
Um, sempre pedagógico, transmitindo com facilidade os seus múltiplos saberes,
outra, a falar na festa da N.Srª. da Boa Viagem.
Não importa se a grandiosidade é maior ou menor. Importa, sim, o sentimento e a preocupação de manter as tradições tão genuínas quanto possível.
Já se vê muito plástico nas ornamentações,muito esferovite...
É uma pena.
Necessário se torna apelar às comissões de festas para limitarem o uso desses materiais. E que, sobretudo, não sejam visíveis.
Obrigado pelos comentários, sempre tão bem recebidos aqui neste ninho.
VI
ResponderEliminarQue bom ter gostado!
Tenho outras imagens de outras tradições.
Oportunamente serão postadas.
Não tem uma fotografia dos tapetes de Araras?
Era interessante podermos ver.
Um beijo e obrigado, VI.
L.REIS
ResponderEliminarJá falámos acerca disso.
Grato, como sempre.
GEORGIA
ResponderEliminarNão podes imaginar, na verdade, a felicidade dos moradores.
É tão grande quanto o árduo trabalho que tiveram com gosto.
A tarefa de ornamentar as ruas pertence aos seus moradores. E nas localidades onde tal tradição tem uso.
Nunca vivi em sítios desses. Caso contrário, minha amiga, não tenhas dúvidas, eu estaria na linha da frente, feito maestro (ou ajudante de aspirante,,,).
Um beijo e obrigado.
ELMA
ResponderEliminarObrigado pela visita e pelas palavras.
Fico de olho em cima do seu novo blog das Artes.
Tenho a certeza que tocarei à porta muitas vezes!
Bj.
MILOUSKA
ResponderEliminarEsse vídeo de Redondo já foi postado?
De Redondo, tenho alguns (não muitos) slides.
Ainda tenho que os digitalizar...
EXPRESSODALINHA
De Campo Maior, também tenho. Um ano, no regresso do Algarve, vim por lá.
Também têm que ser digitalizados.
Obrigado aos dois por intervirem e por alertarem outros navegadores destas naus que, tanto navegam por céus, como por mares imensos.
SONIA
ResponderEliminarPalavras que contêm sons tão lindos...
Obrigado e um Bj.
Que bela série de fotos nos traz...
ResponderEliminarUm mundo de cores...
Parabéns.
Abraço.
JORGE MONTEIRO
ResponderEliminarAgradeço esta sua nova visita.
Abç,