.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

PIC NIC FAMILIAR


© João Menéres

25 comentários:

Remus disse...

Lembro-me que antigamente na minha família, a qualquer lado que fossemos, era obrigatório levar farnel. Não se almoçava em restaurantes. Os almoços eram sempre assim.
As minhas avós passavam horas, nos dias anteriores, a preparar coisas para levar no farnel.
Esta fotografia recordou-me esses momentos únicos, e que ficaram para sempre na minha memória.

Isabel disse...

Hoje em dia já não se fazem piqueniques como antigamente!

Simpática foto de família. Fiquei para aqui a cobiçar o cesto da merenda. Já quase não se vêem essas alcofas e custam os olhos da cara!

Um beijinho e bom fim-de-semana:)

Presépio no Canal disse...

Gosto muito de piqueniques. Na Holanda, são muito comuns, assim que o sol aparece, nos jardins principais das cidades.
Beijinho!

Georgia Aegerter disse...

Joao, me fez lembrar os pic nics quando meus pais faziam quand éramos criancas. Esses tempos foram mágicos...
Essa é a verdadeira mensagem sobre o nascimento de Jesus:

"E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados."
Mateus 1:21

Boas festas

ana disse...

João,
Fez-me sorrir.
Nunca fiz pic nics na praia, como o que apresenta na foto, mas sim à Serra da Estrela.
Foi bom recordar.
Havia uma alcofa dessas lá em casa e tinha uma pequena de brincar com as bonecas.
Tudo harmonioso.
Beijinho e parabéns.:))

Jorge Pinheiro disse...

Quem é quem?

Fatyly disse...

Tenho saudades destes tempos e a minha mãe embrulhava o tacho fumegante em jornais:):)

Gosto muito desta foto

Beijos

Maria Manuela disse...

Há imagens que acordam em nós bons momentos da infância...
Transportam-nos a outras paragens, desenham outras personagens, risos, amor, cumplicidades...
E até cheiros antigos nos percorrem e amenizam a alma...
Muito bem apanhada e enquadrada esta foto, João !
Beijinhos.:))

João Menéres disse...

REMUS

Na verdade, não havia muitas famílias que ao fim de semana fossem a restaurantes.
Claro que a excepção era ao fim de semana, quando tal sucedia.
Lembro-me muito bem de em Famalicão irmos ao Arco-Íris, onde a comida era excelente e as empregadas atendiam a vasta clientela devidamente ataviadas de avental engomado, touca e punhos tudo por cima de um vestido preto sob o olhar sempre vigilante da proprietária.

.


Um abraço.

João Menéres disse...

ISABEL

Um primo meu ia todos os sábados comer a pescada do Alameda, em Vigo..

Um beijo.

João Menéres disse...

SANDRA

Bom hábito !...


Um beijo.

João Menéres disse...

GEORGIA

Gostei imenso do teu comentário !

Um beijo e BOM NATAL.

João Menéres disse...

ANA

Em Leça, onde tínhamos barraca ( estilo suite ), muitas vezes, chegava a empregada com o almoço ( morávamos a 150m da praia...) para não se perder pitada nos três meses das férias !

Um beijo.

João Menéres disse...

JORGE

Quem é quem ?

Somente uma família...

João Menéres disse...

FATYLY

O nosso almoço também chegava embrulhado em jornais !...

Obrigado por me recordares esse importante pormenor.

Um beijo.

João Menéres disse...

MARIA MANUELA

E este é certamente um deles...

Este pic nic foi junto ao areal da praia de Miramar.
À tarde haveria a procissão no areal e eles foram prevenindo o lugar e o estômago...

Um beijo.

mariam [Maria Martins] disse...

Maravilha de registo! Lembrei a minha infância e do meu mano em Castelo Branco, e os 'picnics' à beira dos rios Ponsul e Ocreza... a frescura da relva, os lanche da minha mãe, os jogos de cartas e as pescarias com o meu pai ... que bom recordar. Obrigada.. Bjs :)

João Menéres disse...

MARIAM

Que bom fazer com que trouxesses à memória todas essas tuas boas recordações !

Os picnics que fiz ( entre os 5 e os 10 anos ) sempre foram nos extensos pinheirais a norte da Boa Nova e eu era o puto que os meus irmãos levavam.
Também me lembro de um ou outro junto às margens do Rio Leça. O Rio Leça e as lavadeiras que o Agostinho Salgado tão bem pintou nos seus esplêndidos óleos.


Um beijo amigo e grato.

Ana Freire disse...

Um pouco fora de horas, só agora consegui passar por aqui...
Uma imagem que me fez recordar as antigas reuniões de família... quando a família ainda se lembrava do que era ser família... depois... esqueceram-se uns dos outros... também há famílias assim...
Uma imagem que representa bem o espírito de família... impossível não gostar...
Beijinho, João!
Ana

Eduardo P.L. disse...

Aqui no Brasil chamam a isso de : " FAROFEIROS"...

GL disse...

Mais do que uma lindíssima foto estamos perante um pedaço de história.
Tenho reminiscências da infância em que estes pic nics eram obrigatórios. :))´

Beijinho.

João Menéres disse...

EDUARDO

Não conhecia o termo.
Sabe a origem ?

João Menéres disse...

GL

No verão eram quase obrigatórios !...
Como não havia a maldita TV, a vida era muito mais salutar e os convívios mais frequentes.

Luísa disse...

não gosto tanto...Eu escolheria a de cima!
Beijokas

Agostinho disse...

Esta fotografia tem o encanto da autenticidade, de ter gente dentro. Um momento "bem português" que, infelizmente, tem vindo a ser abandonado: o convívio de gente em harmonia com a natureza.