.

quinta-feira, 1 de março de 2018

O CHOCOLATE DO 1856.

© João Menéres


A ENTRADA DO ATENEO.




© João Menéres


JÁ NO INTERIOR
UMAS ESCADAS ROLANTES
LEVAM-NOS À CAVE
( SECTOR INFANTIL E JUVENIL )
E UM ASCENSOR AO
PISO SUPERIOR.


© João Menéres


SOBRE O ANTIGO PALCO, FUNCIONA AGORA 
UM BAR COM MESAS E UM PIANO.
UM SÍTIO MUITO AGRADÁVEL.




© João Menéres


NA ENORME CÚPULA, UMA CLARABÓIA
CENTRO DE UMA PINTURA COM VÁRIAS ALEGORIAS.





© João Menéres


JUNTO DA ENTRADA A REFERÊNCIA
A LIVRARIAS DESTACADAS.
EM 2008, EL ATENEO FOI CONSIDERADA 
A 2ª MAIS BELA.
E A NOSSA PORTUENSE LELLO FOI A 3ª.
E ACTUALMENTE COMO SERÁ ?




© João Menéres



DO PASSEIO FRONTAL, VÊ-SE
TODA A GRANDIOSIDADE DE EL ATENEO.

16 comentários:

  1. Que lindo,João! Bem mostrado! abração,chica e tudo de bom!

    ResponderEliminar
  2. Estas Fotos são um saborosíssimo chocolate a todos, quer ou não pesquisassem !
    Uma maravilha esta adaptação do Teatro à Livraria !!!
    Gostei muito de ver o painel das referências às Livrarias destacadas em 2oo8 !

    Afinal, a Av de Córdoba 1856 (por onde andei no mapa...) fica praticamente paralela à Av. Santa Fé... Tão perto e tão longe !...
    Gostei muito da ideia da desafio.
    Uma verdadeira interacção... já que nos tem proporcionado acompanhá-lo nesta maravilhosa VIAGEM !
    Beijinhos. :))

    ResponderEliminar
  3. Pronto, está desvelado o mistério:). Foi bem lembrado fazer-se uma viagem mistério à volta de uma livraria que foi teatro. E o Ateneu, mantém o seu garbo mesmo sendo livraria. Obrigada pelo doce. Cumpriu.

    ResponderEliminar
  4. Pois ... andei lá perto.
    Aquele abraço, bfds

    ResponderEliminar
  5. Por mais pesquisas que fizesse, eu nunca lá chegaria... Até esta data, era um sitio totalmente desconhecido por mim.

    ResponderEliminar
  6. CHICA

    MARIA MANUELA

    EDUARDO

    GRACINHA

    CARIN

    BEA

    ISABEL

    PEDRO COIMBRA

    RUI PIRES

    REMUS



    O MEU MUITO OBRIGADO A TODOS OS QUE TENTARAM ( OU SIMPLESMENTE DEIXARAM UMAS PALAVRAS ) MERECER O CHOCOLATE.

    PROMETO QUE NUMA OPORTUNIDADE FUTURA, LANÇAREI NOVO JOGO ( DE CERTEZA MAIS FÁCIL DO QUE ESTE ).

    UM BOM FIM DE SEMANA PARA TODOS!

    BEIJOS / ABRAÇOS.

    ResponderEliminar
  7. ... Não pensaria no El Ateneo mas só posso agradecer toda a extensa reportagem fotográfica que me permitiu admirar a beleza interior e exterior de tal livraria

    ResponderEliminar
  8. Um apoteótico edifício, com um não menos majestoso interior!...
    Adorei conhecer esta extraordinária biblioteca, através das suas belíssimas imagens, João!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  9. RASURAS

    Mas alguém ligado a papeis que delira maltratar e que aqui tinha por onde escolher devia adivinhar sem o menor custo, digo eu...

    Nada tem que agradecer, obviamente.
    Nosso encontro na Ericeira foi breve mas cimentou a Amizade.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Eu adivinhei, eu adivinhei, mas não disse nada para não estragar o jogo (acabei de dizer uma mentira tão grande que até estou com cara de Pinóquio :):))
    Adoro livrarias!! Este espaço parece-me lindíssimo, mas digo-te já que prefiro a Lello com o seu interior aconchegante e com cheiro a coisas escritas. Também gostava muito das livrarias da zona do Chiado, todas elas casa de histórias e com histórias para contar. Aqui há uns meses entrei na Bertrand e até me caiu a alma aos pés: está uma coisa vazia e sem graça...espelho dos tempos em que vivemos. Mas também , como é que se podem incentivar hábitos de leitura com os livros aos preços a que estão? Basta comparar os nossos preços com os preços de edições estrangeira, para perceber que há alguma coisa errada neste nosso Portugal.

    ResponderEliminar
  11. L. REIS

    Isso sabia eu !
    Ai era mentira !...
    - Agora é que me tramaste.

    Sim, indiscutivelmente a LELLO é outra louça !
    Por isso lhe chamam a CATEDRAL !

    Tens que conhecer a Livraria Académica, aqui no Porto !!!
    O Mário Soares era ferrinho e passava lá horas ...
    O dono é meu amigo.

    Os livros estão baratíssimos, poça !
    Nós é que ganhamos poucochinho...

    BjKa.

    ResponderEliminar