.

segunda-feira, 19 de março de 2018

DIA DO PAI






MEU PAI

Neste Dia de S. José, em que se comemora o Dia do Pai,
                 lembro aqui o meu : Agostinho Pinto de Oliveira Menéres.
Nascido a 1 de Janeiro de 1898 e falecido a 16 de Setembro de 1977,

era filho de Agostinho da Fonseca Menéres e de Maria Carolina Pinto de Oliveira.

Meu Avô foi o 5º filho de meu Bisavô Clemente Menéres, nascido na Vila da Feira, em 19 de Novembro de 1843 e que com pouco mais de quinze anos foi para o Rio de Janeiro.

Como se pode ver, o meu Pai aqui nesta fotografia ainda não tinha 17 anos,

mas tinha já a postura que sempre conservou até ao momento em que Deus o chamou.


Excelente pai, era rigoroso, como devem ser os nossos pais,
mas não severo, na disciplina em que fomos (quatro filhos) educados.

Conversador nato, era uma pessoa desejada e querida por todos.

*****
Este post foi editado aqui no GRIFO PLANANTE
em 19 de Março de 2009 e
em 19 de Março de 2016.
Daí para cá, muitos novos seguidores deram-me 
o prazer da sua amizade e, por isso,
achei que não seria impertinente
repetir esta postagem.



30 comentários:

  1. Nunca é demais relembrar e deixo-te um enorme abraço a ti que és Pai e avô:) e que tenhas um dia feliz!

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. FATYLY

    Muito obrigado pelas tuas palavras.

    Um beijo muito amigo.

    ResponderEliminar
  3. bom dia
    desculpe este meu comentário , mas gostei de saber que tem origem na Vila da Feira do qual eu sou natural e tive um tio que esteve muitos anos no Brasil e aí está enterrado que foi muito conhecido também . Chamava-se Albertino Ribeiro . se calhar também o seu pai o deveria conhecer .
    Joaquim Rosário

    ResponderEliminar
  4. ROAQUIM ROSA

    Conhece a casa do meu tio FORTUNATO, no lugar da Cruz ?
    Agora é um colégio, penso.
    Agradeço a sua intervenção por muito oportuna.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Lindo,João! Deixo meu abração pra ti que és pai e avô e desejo um lindo dia pra todos papais de Portugal! chica

    ResponderEliminar
  6. Como ainda não conhecia ... gostei de saber um pouco mais!
    A foto é linda!!!
    ...
    Meu pai ... alfaiate de profissão e deficiente físico ... nasceu em 1925 e faleceu em 2016! Tinha a elegância da época e o fato e gravata faziam parte do seu charme bem como a simpatia e bom humor!!!
    ...
    Jamais deixarão de ser amados e recordados e para si ... um dia em que como PAI sinta orgulho em tão nobre estatuto!!!
    bj

    ResponderEliminar
  7. Sem dúvida importante. Gostei de conhecer um pouco das suas raízes.
    Espero que sábado tudo tenha corrido pelo melhor. Não me foi de todo possível deslocar ao Porto. Fica para uma próxima e é garantido mais lá para a frente visitar a exposição.
    Uma boa semana.
    Abraço
    Rui

    Olhar d'Ouro - bLoG
    Olhar d'Ouro - fAcEbOOk

    ResponderEliminar
  8. CHICA

    Obrigado pelo teu amigo comentário.

    Um beijo, CHICA !

    ResponderEliminar
  9. GRACINHA

    Eu já pelos meus 15 anos usava gravata e já ia ao alfaiate.
    Agora, no dia a dia, ando mais à vontade.
    Mas sou doido por gravatas como as do MRS !

    Muito obrigado por essas confidências e restantes palavras.

    Um beijo amigo.

    ResponderEliminar
  10. RUI PIRES

    Agradeço o seu comentário.

    No sábado foi uma enchente e tudo correu muito bem, mas três horas depois saí verdadeiramente esgotado !
    Veremos quando ganho coragem para lá voltar...
    O blog preenche todas as minhas horas disponíveis.
    Sabe como é, não sabe ?

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  11. Linda foto. Bonito texto. Justa homenagem.

    ResponderEliminar
  12. conheço perfeitamente o lugar da cruz , mas o prédio propriamente dito não conheço até porque essa zona está hoje muito modificada .
    até á próxima
    Abraço
    JAFR

    ResponderEliminar
  13. João

    Muito bonito esta homenagem ao seu pai no dia do pai.
    Gostei da foto e do texto.
    Boa semana!
    Beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
  14. EDUARDO

    Muito obrigado, Eduardo.
    Já partiu há mais de 40 anos, mas faz-me falta...mesmo tendo eu 83 anos.

    ResponderEliminar
  15. ROAQUIM ROSA

    A casa não está MUITO modificada, asseguro-lhe.
    É a casa estilo "brasileiro"...
    Quem vai do Porto para a Vila da Feira é à esquerda.

    Um abraço agradecido.

    ResponderEliminar
  16. PIEDADE

    Tenho sempre presentes no meu espírito quem me deu o ser !
    Muitas, mas mesmo muitas saudades que o tempo não dissipa.
    Muito obrigado pelas tuas palavras, Piedade.

    Um beijo muito amigo.

    ResponderEliminar

  17. Linda homenagem !

    Sensibiliza qualquer um que já não tem o seu próprio Pai.

    Beijinho, JOÃO, e bom final de Dia do Pai.

    ResponderEliminar
  18. MARIA MANUELA

    Nos velhos tempos da semana inglesa ( em que muitas empresas não trabalhavam na tarde de sábado ), depois do almoço o meu Pai ia deitar-se na cama para dormir e descansar umas horitas.
    Eu tinha 6~8 anos e sempre me perguntava se lhe fazia companhia.
    E eu ia, é claro.



    Um beijo muito grato.

    ResponderEliminar
  19. Um verdadeiro gentleman, pelo menos tem esse porte.
    Gostei de conhecer e de conhecer as suas raízes.
    Infelizmente o meu já partiu há uns anos, mas era um homem rigoroso, mas simultaneamente tolerante e muito amigo dos filhos.

    Embora o dia esteja quase no fim, nunca é tarde para lhe desejar um Feliz Dia do Pai.

    Beijos João

    ResponderEliminar
  20. MANU

    Sim, Manu, era mesmo um SENHOR !

    Muito obrigado por teres comentado.

    Um beijo amigo.

    ResponderEliminar
  21. BEA

    Foi, felizmente.

    Um beijo agradecido e amigo.

    ResponderEliminar
  22. Um post de homenagem a alguém que o marcou e lhe deixou saudade.
    As melhores provas que se tratou de um bom pai.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  23. PEDRO COIMBRA

    Muito obrigado !

    Um abraço de retorno.

    ResponderEliminar
  24. E que garboso jovem, cheio de classe e elegância...o filho tem bema a quem sair!

    :):)

    ResponderEliminar
  25. L. REIS

    O elogio é só para o meu saudoso Pai.
    O filho mais novo foi assim durante décadas mas depois ( lá pelos anos oitenta ) lembrou-se que Aristóleles tinha dito que a sabedoria é um adorno na prosperidade e um refúgio na adversidade.
    É o que vale numa e noutra situação !...

    BjKa.

    ResponderEliminar
  26. É uma foto interessante, que eu, como leitora do seu blogue de há anos, já conheço:)

    beijinhos:)

    ResponderEliminar
  27. ISABEL

    Optei este ano por não referir os SEGUIDORES que há dois anos mencionei.

    Claro que já conhecias ( mas desta vez, tratei um tanto a fotografia ).


    Um beijo amigo.

    ResponderEliminar
  28. ... ser recordado é estar vivo mantendo as qualidades intactas nas vivências por outros herdadas ...

    ResponderEliminar
  29. RASURAS

    Agradeço imensamente a sua tirada !

    Curvo-me, portanto.

    ResponderEliminar