.

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

FOGO NA FLORESTA

© João Menéres


AO FIM DA TARDE DO DIA 15,
A CHEGAR A CELORICO DE BASTO,
À DISTÂNCIA VI UMA ENORME COLUNA DE FUMO.
ERA MAIS UM INCÊNDIO
A FUSTIGAR AS NOSSAS FLORESTAS.
COMO NUNCA FOTOGRAFARA
UMA SITUAÇÃO DESTAS,
DIRIGI-ME PARA O LOCAL.
A MINHA PRINCIPAL ATENÇÃO
CONCENTROU-SE NO HELICÓPTERO
QUE IA LARGANDO ÁGUA 
A CADA PASSAGEM.
PARA TAL, COLOQUEI-ME BEM PERTO
DE UM DOS LIMITES DA ÁREA DO INCÊNDIO,
COM A INTENÇÃO DE CAPTAR ESTE
MEIO AÉREO EM PLENA ACÇÃO.
JÁ TINHA AS LENTES DOS ÓCULOS
TODAS COM PINGOS DE ÁGUA O
QUE ME DIFICULTOU MELHOR DESEMPENHO.



© João Menéres

COMO SE PODERÁ ADIVINHAR,
INSTANTES DEPOIS,
FIQUEI COMPLETAMENTE ENCHARCADO !

17 comentários:


  1. Que Fotos !!!

    Incêndio em pleno Azul !...
    E que Azul...

    Tanta originalidade e ousadia é mesmo próprio de si, JOÃO !

    E nem à beira do Outono, Florestas e Homens descansam...

    Beijinho grande e não se engripe...

    Maria Manuela

    ResponderEliminar
  2. Tiveste coragem e ficou bem visível o enorme trabalho destes guerreiros contra um inferno que todos os anos assola Portugal. Este ano tem sido por demais e na minha modéstia forma de ver, para além de mão criminosa há imensos interesses por detrás de tudo isto. Quem mais sofre? os mesmos de sempre!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Uma boa experiência que valeu bem a pena, afinal, são nestes momentos que se captam fotos destas e são estes mesmos momentos que mais tarde recordamos com um sorriso no rosto pela molha!
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Ambas são boas.
    Para além da realidade, o roçar do belo num estado medonho, caótico, infernal o dos incêndios florestais.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. MARIA MANUELA

    Ousadia ?
    - Não exageremos...

    Pena foi ter ficado com as lentes dos óculos cheias de pingos e não querer perder tempo para não perder pitada...
    O abastecimento de água era no Tãmega, ali ao lado.

    Um beijo muito grato.

    ResponderEliminar
  6. FATYLY

    Eu acho que o piloto não calcula bem a força e a direcção do vento.
    Quantas vezes, pouca água chegou ao destino !
    Os bombeiros com as mangueiras eram mais eficazes.

    Um beijo agradecido.

    ResponderEliminar
  7. RUI PIRES

    O pior é que acabei por escorregar e raspei a cabeça ao longo de uma parede !
    Nem me conseguia levantar...
    Três bombeiros prontamente me auxiliaram e analisaram o ferimento.
    Um galão e um pouco de sangue.
    Em casa, coloquei gelo durante duas horas.
    Inicialmente, fiquei muito atordoado e nem conseguia andar bem...
    Mal me senti recuperado do nervoso ( detesto cair ! ), peguei no carro e fiz os km que me separavam de casa.
    No dia seguinte, já estava recuperado !

    Um abraço amigo.

    ResponderEliminar
  8. AGOSTINHO

    Como o caso sucedeu ao fim da tarde, subi o ASA.
    Daí, talvez, notar-se um pouco de grão ( à mistura com o fumo e com a água que vinha ).

    Enquanto o Código Penal for brando e as investigações conhecerem muito insucesso, esta praga não terá fim.

    Um abraço amigo e agradecido.

    ResponderEliminar
  9. Um cenário aliciantemente fotográfico, absolutamente lamentável o seu motivo de fundo _ relativamente ao que não me vou expandir aqui, até porque já escrevi tanto ao respeito que de momento e para o caso fico-me pelo absolutamente lamentável!
    Pelo que passando às fotos em concreto, da minha perspectiva não vejo que o grão, actual ruído digital, nem as gotas de água, nem o fumo as afecte, bem pelo contrário, confere-lhes uma atmosfera, para caso muito atractivamente interessante _ mesmo no caso da segunda foto (de baixo) em que o fumo afectou mais, mas o fumo faz parte do fogo!
    Quanto à queda do amigo João, apraz-me que não tenha passado dum susto, com consequências físicas superficiais, além do nervoso e de todo inconveniente da situação claro.
    Votos de excelente semana
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. ...aliciantemente fotográfico, mas absolutamente...

    ResponderEliminar
  11. VICTOR BARÃO ( I e II )

    Agradeço a sua atenção, tanto relativamente às imagens, como às consequências !
    Ainda sinto alguma coisa na nuca e se lhe tocar ainda me dói um tanto.
    Mas isto é consequência natural...

    Um grande abraço, estimado amigo.

    ResponderEliminar
  12. ... bela perspectiva em ambas as fotos ... não sei se tal valerá a queda ... mas fico contente pela rápida recuperação ... abraço

    ResponderEliminar
  13. RASURAS
    No momento ( após a queda ), achei que sim.
    E hoje continuo a ter a mesma opinião...
    Ao tempo que eu desejava ter imagens destas...

    Isto vai indo bem, muito obrigado !

    Um abraço amigo.

    ResponderEliminar
  14. Pela tua saúde e segurança: sem comentários!

    ResponderEliminar
  15. LUÍSA

    Coisas que sucedem.
    Sabes bem como é.

    Muito Obrigado !

    Beijo amigo.

    ResponderEliminar
  16. Sei como é...mas não posso abençoar a aventura!
    ;-(

    ResponderEliminar
  17. Espero que não tenha ficado de molho, com uma constipação... na sequência da molha...
    Mas ficaram dois excelentes registos!
    Por aqui... incêndios não faltaram praticamente todas as noites, aqui na zona, na passada semana!... O sol da meia noite... a fazer das suas... na zona, em que falta plantar com eucaliptos, pois claro... certamente de bastante conveniência, para alguém... aliás... como tem acontecido de norte a sul este ano... há que substituir o pinheiro... pelo eucalipto... e se Portugal se dedicar à criação de cangurus... talvez também seja rentável... e se arranje uma alternativa para os bifes de peru, avestruz...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar