.

sábado, 17 de março de 2012

HOMENS COM GRIPE.




 Poema aos homens constipados - Lobo Antunes
Pachos na testa, terço na mão,
Uma botija, chá de limão,
Zaragatoas, vinho com mel,
Três aspirinas, creme na pele
Grito de medo, chamo a mulher.
Ai Lurdes que vou morrer.
Mede-me a febre, olha-me a goela,
Cala os miúdos, fecha a janela,
Não quero canja, nem a salada,
Ai Lurdes, Lurdes, não vales nada.
Se tu sonhasses como me sinto,
Já vejo a morte nunca te minto,
Já vejo o inferno, chamas, diabos,
Anjos estranhos, cornos e rabos,
Vejo demónios nas suas danças
Tigres sem listras, bodes sem tranças

Choros de coruja, risos de grilo
Ai Lurdes, Lurdes fica comigo
Não é o pingo de uma torneira,
Põe-me a Santinha à cabeceira,
Compõe-me a colcha,
Fala ao prior,
Pousa o Jesus no cobertor.

Chama o Doutor, passa a chamada,
Ai Lurdes, Lurdes nem dás por nada.
Faz-me tisana e pão de ló,
Não te levantes que fico só,
Aqui sozinho a apodrecer,
Ai Lurdes, Lurdes que vou morrer

     
António Lobo Antunes - (Sátira aos HOMENS quando estão com gripe)
 

30 comentários:

  1. Meu caro mestre,
    Peço desculpas por ter "sujado" com a repetição de tantos comentários lá no desafio.
    Ando com o sistema de rede também com gripe.
    Não consegui nem avaliar como ficou, pois não pude mais abrir nos comentários.
    Mais uma vez, desculpas. Não foi voluntário.

    Espero que a inspiração do ótimo post não seja autobiografico. Que estejas gozando de boa saúde.
    beijos,

    ResponderEliminar
  2. Por alguma razão Deus escolheu a Mulher para conceber os filhos.
    Ele sabia como era a Obra que tinha criado...ahahah!
    Abraço
    Maria

    ResponderEliminar
  3. Aaaaaaaaaaaaaaaaa.....atchim!
    Solta-se o espirro que sai livremente, enquanto de libertam as mãos da prisão das algibeiras!
    -"Santinho!", "Deus te salve!", "Viva!" - ouvem-se as vozes cordiais da boa educação popular! Não vá o vírus alojado, levar a boa alma para o diabo!
    E repete-se o ritual, sempre que o céu da boca tem formigueiro e motiva novo espirro...
    Que gripe antipática, veio testar a virilidade do homem que se apresenta fragilizado...

    Bendito Lobo Antunes que identifica tão bem o vírus no homem!Olhar poeticamente clínico!!!

    Beijinhos mil, SENHOR, por nos apresentares tão eloquente poesia. Uma ode à gripe que baixou à cama tantos seres intocáveis.

    ResponderEliminar
  4. espero que nao esteja, VOCE, com gripe!!!!!
    beijossssssssssssssssssss

    ResponderEliminar
  5. Há tempos dei-o a ler à minha mãe. Disse-me: - "Se em vez de Lurdes fosse Maria, era o retrato do teu pai." :)

    ResponderEliminar
  6. E não é que é mesmo assim?!

    Um abraço, João.

    ResponderEliminar
  7. pelo que me é dado conhecer, é mais ou menos isso :-)

    um beijo e um fim de semana cheio de saúde ;-)

    ResponderEliminar
  8. Totalmente falso. Eu não me queixo à Lurdes.

    ResponderEliminar
  9. Uma vez, no final de uma entrevista a este Senhor, pediram-lhe que lê-se, para finalizar o programa, estes seus versos. E foi com um sorriso nos lábios que o fez naquele seu timbre inconfundível...Gostei de os voltar a 'ouvir', desta vez por escrito.

    * Diz que sim, que os homens são uns piegas com qualquer constipaçãozita...;)

    1 beijo:)))

    ResponderEliminar
  10. Sem tirar nem pôr.
    Cá em casa até prefiro ter eu a gripe. Se não, a desgraça é muito maior.
    Não sei se é o seu caso, mas na generalidade os homens são cá uns piegas... Bem diz o PM. Ah! Ah!.
    Beijos muitos

    ResponderEliminar
  11. (Viva, João...
    O Povo vai aparecer... também fotografei os espigueiros no Lindoso, como não podia deixar de ser! Nos próximos dias...
    Um abraço amigo)

    ResponderEliminar


  12. Um homem gripado é triste,
    caído,
    choroso,
    fraco...

    "Tenho pena de mim, quando gripo..."

    Atchim tchê!

    :o)

    ResponderEliminar
  13. LINA FARIA

    Não te preocupes, pois já retirei as repetições.
    Quando há DESAFIO, peço aoscomentadores que limitem a escrever as suas sugestões para não complicar a tarefa do Júri.
    Este mês, vou deixar intacto o que não tem ver a ver com as SUGESTÕES.

    Não, podes estar descansada, não estou com gripe !
    Ao Domingo, por norma, não edito nada.
    Mas, no Sábado resolvi colocar esta poesia do
    Lobo Antunes.
    Anda tanta gente com gripe por cá...
    Deve ser por causa da terrível seca com que nos estamos a debater !...

    Um beijo, minha amiga ( a propósito, não me chames de mestre...).

    ResponderEliminar
  14. MARIA

    Se há ( e há ! ) homens assim, pergunto :
    Quem os gerou ?
    Não foi a mulher ?

    LOL

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  15. LUÍSA

    Já somos dois a rir !
    Eu achei imensa graça ao teu :
    > sempre que o céu da boca tem formigueiro e motiva novo espirro... <

    Eu tenho algumas alergias que me fazem dar 17 espirros seguidinhos. Pode ser ( é o mais frequente ) uma ligeira corrente de ar. Depois, ACABAM-SE !
    E como tenho o meu termostato avariado, sou muito sensível, tanto ao frio, como ao mais ligeiro calor.

    Um beijo ( sem espirros ! ).

    ResponderEliminar
  16. MYRA

    Atempadamente, vacinei-me !
    Não, não estou com gripe, felizmente.


    Um beijooooooo ( sem vírus ! ).

    ResponderEliminar
  17. MENA

    Achei imensa graça ao que a tua Mãe disse !
    Coitado do teu Pai, aqui retratado...


    Um beijo.

    ResponderEliminar
  18. MFC

    POR ACASO, COMIGO, NÃO É MESMO !!!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  19. IRIS

    Sei de muitos a quem se aplica da cabeça aos pés !...

    Um beijo e obrigado por teres vindo dar o parecer do teu relativo conhecimento ( também é válido para as estatísticas ! ).

    ResponderEliminar
  20. JORGE

    Pois não !

    Consigo é :
    > Ai Fernanda, Fernanda que vou morrer <

    Confesse lá...

    O remédio é não engripar. Não descuide a mudança do óleo !

    Um ab.

    ResponderEliminar
  21. RUTE

    Como disse anteriormente, não é o meu caso.
    Pelo menos, com uma gripezeca...

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  22. TÉTÉ

    Co'os diabos, não leste já que comigo não é assim ???
    ( Não podias saber, porque só agora estou a agradecer os comentário...).

    És uma auto-voluntária ?
    Imagino o que deves aturar nessa situação...

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  23. MFC

    Mas junta os três poderes ?

    Espero que sim...


    Obrigado pelo pré-aviso e um abraço.

    ResponderEliminar
  24. RUI PIRES

    Um excelente poema e muito pertinente.
    Além disso, com muita graça !

    Coitada da Lurdes !...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  25. TONHO

    E, além do que dizes, um homem gripadp, é homem com péssima disposição .
    Pelo menos, eu fico difícil de aturar.
    Mas, piegas, por causa de uma qq gripe, decididamente, NÃO !

    Um abraço ( tchê! ).

    ResponderEliminar
  26. Um poema a todas as Lurdes!
    Cheio de graça!
    :D
    Gostei muito João e fico feliz em saber que estas bem!
    Um beijo querido

    ResponderEliminar
  27. Li

    A todas as Lurdes, chamem-se elas como se chamarem, não é ?

    Um beijo bem retribuído.

    ResponderEliminar
  28. Desconhecia este poema, mas tem muita verdade.
    Sem ofensa, pela minha experiência, os homens são muito piegas quando estão doentes, acredito que haja excepções, mas tanto quanto sei, é mesmo isto :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. ANA

    Acredita que há algumas excepções.
    Falo por mim.

    Um beijo.

    ResponderEliminar