.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

JOGOS

Photobucket
© João Menéres


METÁFORAS

                             As metáforas devoram as metáforas
                             mas nunca ninguém dirá
                             aqui
                             ou
                             ali.
                             Porque o teu reino é no adverso e no inverso
                             e só aí
                             o vento o verbo um verso.


( Manuel Alegre, nascido em 1936, in Livro do Português Errante)


ManuelAlegreCarGr.jpg

38 comentários:

Menina do mar disse...

Adoro!

Gisa disse...

Opa, esse eu não conhecia. Adoreia a metáfora do verso, digo, o verso do verbo ? hehehe muito boa.

Eduardo P.L disse...

João, texto e imagens combinam! A caricatura é ótima!

Chica disse...

Lindo,João!Boa semana!abração,chica

myra disse...

como diz o Eduardo, combinam muito bem, as duas !
beijos,

Georgia disse...

Gostei da metáfora, Joaoa.

Bom dia !!!

ellen disse...

Bela imagem completa de sábias palavras!

Beijinho

angela disse...

O poema é lindo, perfeito nas palavras poucas e precisas.
Agora sua foto e o titulo formam um poema perfeito e lindo também.
beijos

Selena Sartorelo disse...

Olá João...

Um verectido! Preciso e consciso.
Muito bom João!
Equilibrio desequilibrado na incerteza do ver e o que se entende ler.

beijos,

tonhOliveira disse...



Não entendi a imagem...

Foi usado um super Zoom?

Não soube jogar o teu jogo.

São reflexos na água?

Desculpe hoje estou lento... Ahahah!

Abraços!

Silenciosamente ouvindo... disse...

Gosto mais do poeta do que do politico.Um abraço

Luísa disse...

Estou eu do avesso
Nesta imagem com verso!
Quisera eu entendê-lo
E marcar o meu regresso!

Senhor de mil imagens
Quem escolheis para o verbo
É outro senhor das letras
Com o qual politicamente me enervo!

Casaste imagem e poema
No teu post do dia
Há lá falta de fonema
Mas não lhe falta alegria!


Beijinoh terno!

Elaine Barnes disse...

Gostei da metáfora.A caricatura está legal tb. Sumiu em meu amigo, assim me deixa com saudades! bjão

João Menéres disse...

MENINA

A sério?

Um beijo.

João Menéres disse...

GISA

E não uma palavrita para a imagem?

Um beijo.

João Menéres disse...

EDUARDO

Obrigado pela sua tripla aprovação.

Ab.

João Menéres disse...

CHICA

Gosto em ver-te cá sempre!

Obrigado e um beijo.

João Menéres disse...

MYRA

Um beijo para ti, com todo o meu carinho e muita admiração.
Estou hiper atraso nos comentários a agradecer de sexta e de sábado.
Não sei como fazer...

João Menéres disse...

GEORGIA

Obrigado pela viosita comentada.
Estou em dívida!

Um beijo.

João Menéres disse...

ELLEN

Obrigado pela leitura completa do post.

Um beijo.

João Menéres disse...

ANGELA

Muito te agradeço a atenção que te mereceu esta postagem.

Um beijo.

João Menéres disse...

SELENA

Que falta fazes quando não vens comentar!

>Equilibrio desequilibrado na incerteza do ver e o que se entende ler.<

Entendimento perfeito de uma e de outra!
Que satisfação !

Um beijão.

mario nelson disse...

há primeiro uma claridade como
e indeciso acontecer do dia,
e depois uma luz que se faz pomo
do desejo que nunca se sacia.


seja bem "regressado" sr. eng. Meneres.


abraço amigo
mario nelson

João Menéres disse...

TONHO

E, por acaso, entendes todas as pinturas?
E, no entanto, poderás gostar...

Não usei zoom nenhuma, além da normalíssima 18~55 das digitais.

Eu te digo, no entanto, que percebeste muito bem a imagem!

Grande abraço, TONHO!

João Menéres disse...

SILENCIOSAMENTE...
Como aqui não há política, ficamo-nos pelo Poeta.

Obrigado ( mas não falaste da imagem...).

Um beijo.

João Menéres disse...

LUÍSA

Tratas-me sempre com tanto carinho...
Esta imagem esteve para ser a do DESAFIO deste mês!
Como pedi à A.S. a opinião entre três, esta ficou para a postagem...
Penso que a deveria ter guardado para outro mês...
A deste Dezembro também vai motivar!

"Dá-se o nome de fonema ao menor elemento sonoro capaz de estabelecer uma distinção de significado entre as palavras".

AQUI/ALI/AÍ
VENTO/VERBO/VERSO

São fonemas autenticados.
Porque dizes haver falta de fonemas?
Se te referes à imagem, ESTOU TOTALMENTE DE ACORDO !

Como sabes, o GRIFO não se mete na política.
Anda abaixo de cão e o grifo aprecia planar...

Obrigado por tudo, LUÍSA:

UM BEIJO.

Fernanda disse...

Amigo João Menéres,

Não posso dizer que sou apaixonada pela poesia de Manuel Alegre. Gosto!

Há muito tempo que não o visitava.
Fica um beijinho,

missixty disse...

Os jogos fazem parte da vida! Todo o tipo de jogos que podemos imaginar!
Há quem jogue e há quem veja jogar!
A que grupo pertences?
Acho que percebi o Manuel, as pessoas falam sempre por meias palavras, principalmente os políticos! Não afirmar nada, deixa sempre a hipótese ao jogador de poder jogar nos dois campos...

João Menéres disse...

MÁRIO NELSON

Muito lhe agradeço a forma como comentou.
Fez-me pensar. Melhor, OBRIGOU-me a pensar!

A imagem, creio, traduz as suas palavras.

Regressado...mas com dias de atraso nos agradecimentos e em tudo.
Daqui para a frente (até aos Reis), vai ser muito pior!!!

Um abraço com toda a estima.

João Menéres disse...



Também estive ausente e estou em dívida com muitos amigos...
Não conta só a presença.
A relação é mais importante.

Um beijo.

João Menéres disse...

MISSIXTY

Eu jogo a qualquer lugar.
Quem manda é o mister.
Ele é que sabe...


Um beijo.

tossan® disse...

João, você é fantástico e sinto muito orgulho em visita-lo. Abraço

João Menéres disse...

TOSSAN

Fantástico?
Em quê, meu amigo?
Faço o que gosto em cada momento.
E todos os momentos são diferentes.
Sempre assim fui ao longo da vida.
Os interesses foram variando consoante a idade e o sonho.
A idade foi avançando e o SONHO também.
Perfeita sintonia.
Sempre.


Muito grato pela consideração.

Um abraço.

João Menéres disse...

ELLEN

Ao verificar o nº ípar, fui rever tudo.
Falta o teu !

Desculpa. No entanto, tenho a certeza ABSOLUTA que te agradeci!
Devo ter clicado fora, sei lá...
Fui interrompido muitas vezes enquanto agradecia.

Como já disse atrás, esta imagem esteve para ser o DESAFIO de Dezembro...
Muito gostava de ver as sugestões para o título!

Um beijo e, uma vez mais, as minhas desculpas.

Luísa disse...

Amigo,

"falta de fonema" foi apenas a rima mais apropriada.
Pois na riqueza do poema nada lhe faltava.

Beijinho terno

João Menéres disse...

LUÍSA

Também me palpitou...mas podia ter-me escapado o teu sentido!
Por isso, me atrevi a perguntar.
Gentil e delicada, és tu sempre.

Um beijo amigo.

Alice Salles disse...

Incrível imagem e poesia... como sempre.

João Menéres disse...

OLÁ, querida ALICE!

Ainda não fui ler a tua OBRA...
Obrigado por estas tuas palavras tão entusiasmantes!
Como é bom saber que gostaste da postagem!

Muitas beijocas.