.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

BlogGincana



REGULAMENTO:

Colar o banner, em seu post, para identificar sua participação.
Colar no sidebar o banner com o link do seu post/tarefa.
Cumprir as seguintes tarefas:

1º TAREFA - Escolha, entre os inscritos, os dois ou três blogs que mais te agradaram, e diga:

a) O por que?

b) Se já os conhecia, ou se esta visitando-os pela primeira vez?

c) Escolha uma imagem postada nesses blogs, que os represente, copie e poste junto com suas respostas.
Lembrem, sempre, de fornecer o nome e link dos blogs citados.

Até aqui, todos reconheceram quanto a tarefa de escolher 3 blogues é extremamente difícil e delicada. Tinha MAIS 6 blogues que, sem favores de simpatia ou de qualquer outra índole,
QUERIA AQUI DESTACAR. Não o faço para cumprir o Regulamento.
Faço uma ressalva a dois blogues do grande latifundiário blogueiro (e faço-o porque o EDUARDO está cansado de dizer para os dele não elegerem!). Refiro-me ao VARAL DE IDÉIAS (por acaso conhecem???...) e À VÍTIMA DA QUINTA (este já todo o mundo conhece!!!). Ou será o contrário?

a) - Visitei TODOS os inscritos, durante três semanas. Nesta listagem, tive pena de não ver inscritos MAIS QUATRO BLOGUES (que visito diàriamente por 3 ou 4 vezes...) e MAIS DOIS BLOGUES (que visito menos vezes, por humanamente me ser IMPOSSÍVEL)...
b) - Acabei por me decidir por três blogues já conhecidos, mas tomei nota de mais dois que não conhecia...
c) - Os três escolhidos são bem diferentes entre si. Comungam de um design arejado e moderno, de uma qualidade de conteúdo muito acima da média (para não dizer que estão no topo) e os seus editores são muito inter-activos).

OS BLOGUES SÃO (a ordem não os diferencia) :


Razões da escolha:
Por ser um blogue 100% cultural, no qual a MARIA AUGUSTA revela toda a sua enorme bagagem científica e cu ltural, qualquer que seja o tema tratado, normalmente acompanhado por um vídeo de rara qualidade e (quantas vezes!) de fotografias de que ela própria é autora.

@ Maria Augusta
(in Côté cour, Côté jardin, 24.08.2009)


_______





Razões da escolha:
Conheço alguns designers criativos internacionais. Nenhum constantemente tão espontâneo quanto o Tonho. Nenhum tão constantemente inspirado quanto o Tonho.
Nenhum tão constantemente
generoso quanto o Tonho.
Nenhum tão constantemente simples quanto o Tonho.

@ tonho

_____

@ Jorge Pinheiro


Razões da escolha:

É de uma irreverência nunca vista. É uma pessoa de sete instrumentos, brilhante no desempenho de cada um. Seja História, seja Artesanato, seja na sua Banda ou na Fotografia. É um contador de estórias nato. É um imaginativo. É uma pessoa que sabe fazer humor, seja negro ou noutra côr que prefiram.

"O significado da língua portuguesa varia de continente e pode ser muito traiçoeiro. O que é uma chávena, perguntarão os brasileiros. Pois é uma xícara. Mas isto são questões semânticas menores. Há casos verdadeiramente preocupantes. Palavras que não permitem utilização aleatória, nem descontraída.
Estar na bicha em Portugal é perfeitamente banal. De facto é uma modalidade diária de condução nas cidades. Uma espera absolutamente normal na Repartição de Finanças. Uma certeza absoluta nas urgências do hospital. Uma angústia nos centros de emprego. Estamos na bicha até morremos. A vida é uma bicha!
Já no Brasil, como bicho não tem feminino, bicha é um paneleiro. Um panisga, se quiserem ser suaves. Em todo o caso atraca de popa…Pega de empurrão.
Rapariga é outro problema. É obviamente o feminino de rapaz. No entanto, por razões ignotas, no Brasil quer dizer prostituta. Moça é a rapariga brasileira. Prostituta é o mesmo em qualquer lado.
Finalmente, temos o caso mais patológico: boceta! Em Portugal diz-se de muitas maneiras. Boceta, nunca. Nem ninguém entende. Boceta vem de “Boceta de Pandora”, a que libertou todos os males, as sete pragas, as pestes, as tempestades… A analogia com o sexo feminino não pode deixar de nos confirmar uma pesada herança mitológica que o catolicismo aproveitou para tentar evitar o “pecado a sul do Equador”. Uma palavra a rever com urgência.
Ou seja, uma bicha de raparigas com boceta em Portugal quererá dizer muitas moças em fila com as suas mochilas. No Brasil nem quero adivinhar…"
jp
@ J.P. , do EXPRESSO DA LINHA, in 18/6/2009.








23 comentários:

  1. Foi justo João, muito justo a sua escolha! Ainda bem que as selecções são distribuídas por todos nós, para evitar que alguém fique de fora injustamente... muitos e muitos o merecem e não vão poder ser aqui apresentados! Eles que nos desculpem...

    Parabéns aos anfitriões e

    Beijinho para si

    ResponderEliminar
  2. Eu também não devia contar, por ser organizador. Fico, no entanto, muito lisonjeado, pela sua escolha e por emparelhar com dois grandes blogues que muito admiro. Um grande abraço.
    Jorge

    ResponderEliminar
  3. Muito legais tuas escolhas e bem fundamentadas.abração,chica

    ResponderEliminar
  4. Ulala, quanta honra! Fico muito feliz e emocionada por entrar nesta sua seleção de 3 blogs, conhecendo teu rigor na escolha e teu bom gosto. E ao lado desses gigantes da blogosfera que são o Jorge e o Tonho...muito obrigada.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  5. Esse texto de 18/06 do Expresso da Linha , estou rindo muito!! muito bom , e como brsileira, meu Deus ! palavrão que nem ousamos falar por aqui , quanto ao artista TonhOliveira , maravilhoso mesmo, ele sabe que sou fã , a Maria Augusta dá um show! vou visitá-la mais vezes. Enfim , adorei suas escolhas,João.

    ResponderEliminar
  6. Fantásticos blogs escolhidos! O texto do Jorge um primor, sempre! Muito humor, e história se misturam na ficção e na realidade de forma única e brilhante! Muito bem escolhido!
    O Tonho, como disse é impar num universo muito concorrido de gênios e artistas. Ele é o melhor!
    E quanto à minha amiga Maria Augusta, como disse, e mais uma vez, com total acerto, é um dos melhores e mais sérios blogs que conhecemos!
    Sua participação foi, como de hábito, brilhante.
    Contamos com sua inscrição para as próximas!
    Abçs

    ResponderEliminar
  7. Quanto aos blogues
    (da Maria Augusta e do Jorge Pinheiro)
    exelentes escolhas...

    PARABÉNS aos dois!

    E quanto a parte que me cabe,
    meu muito obrigado pelo reconhecimento, fico honrado e emociado por estar entre os seus escolhidos e também pelos comentários acima.

    Muito OBRIGADO JOÃO e aos demais!

    Abraços!

    ResponderEliminar
  8. A TODOS QUE JÁ COMENTARAM:

    Importantes os nomes dos que manifestaram o seu acordo quanto aos meus citados. Isso me conforta, pois procurei ser o mais justo possível (excluindo o latifundiário maior dos blogues. Mas, percebi quanto ele estava a ser sincero, quando referiu que não votassem nele. E um desejo do EDUARDO, é uma ORDEM PARA SER CUMPRIDA por mim).

    Não vou referir o enorme trabalho que tive em visitar todos os blogues inscritos. Em todos, abri duas ou três páginas. Casos houve, em que folheei mais páginas, pois queria CERTEZAS nas minhas opções. Assumir com toda a consciência o meu critério. Critério esse que levou em conta todos os factores em que me baseei, que começava no cabeçalho (por isso os incluí na postagem), no lay-out da página e no conteúdo. Atendi também à frequência das postagens. Se eram constantes (não obrigava a que fossem pròpriamente diárias) ou esporádicas, sem previsibilidade de nova postagem.

    E, depois desse prazer, que é procurar ajuizar subordinado a uma coerência de critério, tive (para mim) a cereja em cima do bolo:
    Procurar em cada um dos três blogues a postagem que representasse significativamente o autor, isto é, que o conseguisse retratar o mais fielmente possível.

    No Tonho, escolhi o BRASIL - ILHA, pela multiplicidade das suas regiões e das suas gentes, onde aquele ícon da gota (imagem de marca do Tonho) não deixou de pesar.

    No J.P., como nas postagens mais recentes "não havia" o verdadeiro JORGE na sua identidade total, tive que recuar um pouco mais...Queria o autêntico, aquele que escreveu sobre a Aldeia para um determinado "concurso". Queria aquele da postagem aquando do falecimento de seu Pai.
    Encontrei-o n' O SIGNIFICADO DA LÍNGUA PORTUGUESA !

    No caso da MARIA AUGUSTA, tudo era fácil.
    Difícil era (e foi-me impossível !) incluir um vídeo ou um slide-show.
    Perante essa barreira que se me tornou inultrapassável, decidi colocar a imagem dos Balões, resultado de uma feliz viagem em boa companhia.

    Há dois dias, estava com uma dificuldade inesperada: Depois de tentativas já sem número, não conseguia colar os cabeçalhos!
    Tinha tudo pronto no blogger, MENOS OS CABEÇALHOS!
    Então, tive que recorrer, UMA VEZ MAIS, aquela princesa que está em L.A., com uma distância de 8 fusos horários, a ALICE!!!
    Em minutos, resolveu esse osso final !

    E, EDUARDO, posso confessá-lo, participar nesta etapa, deu-me UM PRAZER QUE NEM SEI DESCREVER COM PALAVRAS. FOI EMOCIONANTE. APRENDI MUITO, SABE?

    UM BEM HAJA aos promotores, pelas horas felizes que me proporcionaram.

    ResponderEliminar
  9. Clap! Clap! Clap!

    Parabéns João!

    Obrigado de novo!

    Abraços!

    ResponderEliminar
  10. Caro João, se TODOS fossem iguais a você!!!!!! srsr
    Obrigado pelos detalhes da sua GINCANA!
    Ficamos felizes de poder contribuir com alguma coisa, com essa nova brincadeira, que tem além dos objetivos, da antiga Tertúlia, outras intenções, muito mais objetivas e diretas, fazendo com que os participantes pensem sobre os outros blogs e compare com os seus, fazendo dessas análises um crescimento e melhora constante.
    Forte abraço

    ResponderEliminar
  11. Vivo a aprender!
    E confesso que é muito enriquecedor aprender com quem realmente sabe!
    As escolhas foram as tuas, Senhor!Por isso não vou comentar.
    Posso só comentar que dos três, tenho um gostinho especial pelo 6vqcoisa!Há no AO um gosto requintado em satirizar com o óbvio!Aprecio imenso. E quando não percebo o que ele satiriza, ele faz o favor de me explicar por mail (sou um bocadinho desligada das marcas).
    Para mim, ele é fantástico!
    Parabéns aos escolhidos e muitos parabéns pela graciosidade com que publicaste!
    Beijinho terno!

    ResponderEliminar
  12. LUÍSA
    e
    EDUARDO

    Muito obrigado pelas palavras tão amigas de DOIS AMIGOS.
    Vou dormir um niquinho. Daqui a pouco tenho
    A VÍTIMA DA QUINTA
    Contava deitar-me hoje mais cedo. Uma vez mais não deu...

    ResponderEliminar
  13. Oi João!

    Suas escolhas foram realmente muito boas. Adorei. Parabéns!

    Beijos.

    ResponderEliminar
  14. João, esta explicação sobre como você fez suas escolhas comprova como você as levou a sério e as valoriza ainda mais...como um dos teus blogs eleitos te garanto que tuas palavras e a dos amigos que aqui comentaram são um incentivo para que eu cuide com ainda mais carinho do "Côté cour, côté jardin" e de seus visitantes.
    Sou grande fã tanto do Jorge quanto do Tonho, e estes posts que você escolheu para representar os blogs deles são verdadeiras delícias, parabéns!
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  15. FÁTIMA CRISTINA

    Obrigado por me dizeres que os blogues indicados por mim merecem o teu aplauso.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  16. MARIA AUGUSTA

    Bem sabes quanto valor dou ao CÔTÉ COUR, CÔTÉ JARDIN, lugar de muitos canteiros bem cuidados, bem tratados e, por isso, um sítio onde os variados aromas perfumam e inspiram quem os visita.
    Estas tuas palavras são um bouquet que dele me trazes logo de manhã e que muito prazer tenho em receber.

    Um beijo cheio de admiração, MARIA AUGUSTA.

    ResponderEliminar
  17. João,
    magnífica e inteligente escolha!
    Homem de bom gosto, você!
    beijo
    li

    ResponderEliminar
  18. O João andou a fazer pesquisa arqueológica blogal. Sacou um texto de que já nem me lembrava. Pelos vistos interpretou o desafio melhor que a encomenda. De novo, obrigado.

    ResponderEliminar
  19. LI

    Obrigado pela sintonia transmitida.

    Um beijo pata ti, LI.

    ResponderEliminar
  20. EXPRESSO DA LINHA

    Pesquisar, seleccionar e escolher. Era, ou não era, esse o desejado na Gincana?

    Nem sabe quantos textos tenho consciência que escreveu!
    Do ano passado, p.e.: a história do guarda-sol, a bola de Berlim e por aí fora.
    Quando digo que sou fã, sou mesmo a sério.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  21. GEORGIA

    Tu é que meteste água em duas escolhas...
    O submarino que foi ao fundo era comandado por ti.
    São coisas que acontecem.
    Naturalmente.
    Às vezes, é a pressa com que desejamos cumprir uma determinada tarefa.
    Outras, é não se ler o regulamento com os olhinhos bem abertos...
    Nada de grave, Georgia.

    Beijo para ti (e obrigado por validares as minhas escolhas).

    ResponderEliminar