.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

MEME - VOLTA DE MARÉ

 A minha Amiga da VOLTA DE MARÉ passou-me
um desafio :
*Agarrar o livro mais próximo
*Abrir na página 161
*Procurar a quinta frase completa
*Colocar essa frase no meu blog
*Passar para CINCO pessoas, à escolha.

Primeiro, tive que fazer umas reflexões:
O que é o livro mais próximo?
-Em termos físicos, tenho uma quantidade deles que obedecem a essa condição. 
Da mão esquerda ou da mão direita?
-Mantém-se a mesma questão.
Optei por um livro que É MUITO PRÓXIMO DE MIM.
Exactamente aquele que acima apresento.
Porquê?
-A capa é de minha autoria
-Na capa, vê-se no mar uma prova de barcos à vela.
Disputavam o Troféu Manuel Menéres, por mim instituído, para homenagear
o meu irmão a quem a Vela no Norte de Portugal muito ficou a dever.
O autor do livro, Miguel Veiga, foi meu condiscípulo no Liceu e
mantemos essa Amizade.
O livro, para além da imagem da capa, tem outras que fiz ao Miguel 
e ao Timmy e outras em que mostro locais ou sítios do Porto que
dizem algo ao autor.

Depois fui à procura da dita página 161.
Como as últimas páginas deste livro não estão numeradas,
 levei um banho de água fria...
Fui ao índice. E a página 161 tem texto, sim senhor!
-Então, a missão era possível cumprir !

5ª frase completa da página 161 :

"Contigo e só contigo sinto-me orgulhosamente só e bem acompanhado."

 Explicação : Esta frase consta de uma carta para a Belicha que o Timmy 
(cão muito gentleman, mas que por isso mesmo, sabe escrever, mas não escreve)
 ditou ao Miguel, vírgula a vírgula, ponto a ponto (sic).

Finalmente a tarefa mais árdua. A da escolha das cinco pessoas
a quem enviar o MEME.
Aqui estão (podiam ser outras, claro está):


ALICE SALLES
ERUPÇÃO do SER
L.REIS
MILOUSKA
MARCO ANTÓNIO GUEDES






15 comentários:

Alice Salles disse...

Mas que livro lindo!
Palavras e capa (adoro me meter a ver as capas), deu vontade de ler!

Menina do mar disse...

(: Perfeito!

Ana disse...

Lindo! :)
Parabéns

João Menéres disse...

ALICE

Tens razão, o livro é uma gostusura de se ler.
Delicio-me com a forma como o Miguel Veiga escreve as suas coisas. E como as lê, igualmente.
Ele tem um prazer infinito e transmite-o como ninguém. Delicia-se e delicia-nos.
Verás, daqui a uns pouco mais de dez dias mais umas palavrinhas.

Bom, obrigado pelo elogio à sobrecapa. É uma imagem que abraça por completo o livro, isto é, capa, lombada e contracapa.
Naquela manhã , até os "meus" barquinhos quiseram ficar na fotografia para a capa...

João Menéres disse...

MENINA do mar

Se estás contente com a minha participação na brincadeira, já fico muito contente.

Um beijo para ti.

João Menéres disse...

ANA M. B.

Apareça mais vezes e comente sempre que lhe aprouver.

Obrigado pela visita.

Beijo.

erupção_do_ser disse...

um livro, um amigo... ambos andam juntos, em boa verdade, encontrei esse dois amigos, em ti joão... como um livro que se folheia a todo o momento, e está aqui tão perto para nos louvar com pequenas frases, que transportam algo mais, algo muito maior.
À amiga que nos presenteou... um abraço, querido... a intenção é genial.
O meu Bem querer....

João Menéres disse...

ERUPÇÃO_do_ser

Estás enganada, minha querida.
Eu nunca te louvei.
Apenas (e tão só) tenho escrito o que sinto quando tu mo proporcionas com algumas das tuas poesias.

Tenho recebido tanto e tanto destes relacionamentos virtuais que, por mais que me esforce e procure, nunca darei uma pequena parte do bem que já recebi.
Aprendi com duas pessoas extraordinárias (mas bem diferentes). A primeira foi o Cláudio Versiani, do PICTURAPIXEL/BLOCO DE NOTAS.
A outra, foi o Eduardo P.L. do VARAL DE IDÉIAS.
Graças a eles e com as ajudas que me deram quando, que nem um cego, me atirei para este universo virtual, é que fui avançando.
O EDUARDO é que me entusiasmou a ter o meu canto. Sempre me deu guarida enquanto não adquiri este espaço por onde voo planando...
Claro que houve (e há!!!) muitas outras pessoas que contribuiram e contribuem para aquilo que o GRIFO PLANANTE vai sendo capaz de fazer.
Não preciso de as referir em particular.
Sabem quem são. Quem ler os meus comentários (aqui ou nos blogs dos próprios) também fica a saber.

Isto tudo, minha Amiga, para te lembrar que é uma partilha, apenas uma partilha.

Mas, foi bom ler palavras que não mereço.
Dorme bem com um beijo que te deixo aqui.

Marco Antonio disse...

Bom dia, vim aqui agradecer a indicação do meme que irei responder com imenso prazer em meu blog. Abraços
Marco Antonio

Marco Antonio disse...

Desculpe-me, esqueci eu de dizer que a página 161 do livro por ti citado levou-me a querer desfrutar das demais páginas.

João Menéres disse...

MARCO ANTÓNIO

É uma revelação que, tanto ao Miguel Veiga, como a mim próprio, muito nos satisfaz. Não sei se através da amazon isso será possível.
Esperemos que sim.

Como viste, a ALICE SALLES, de Denver, no Colorado, também ficou muito interessada em ler o livro.

Alegra-me o coração ter escolhido esse belo livro.

Maria Augusta disse...

Foi uma escolha muito feliz, o livro deve ser magnífico como indicam a imagem da capa e a frase ilustrativa.

João Menéres disse...

MARIA AUGUSTA

O livro com tudo que o Miguel Veiga conta e da forma brilhante como o faz é magnífico, não tenha dúvida.

L.Reis disse...

A capa de um livro é um chamariz para o olhar...em quantos livros não pegamos nós, só para ver aquela capa que veste palavras e páginas?! Já percebi pelos teus comentários a delícia de livro que ela encerra e por isso,, merece certamente esta capa onde, também, queremos entrar...
Obrigada por fazer parte da lista do "desafio"...

João Menéres disse...

L.REIS

Obrigado pela visita e pelas palavras sempre tão bonitas que sabes deixar.

Um beijo.